Cuidados de Rosto: The time is now

Com os dias frios, é tempo de se reverem os cuidados básicos de rosto e de se recuperar e proteger a pele. A desidratação e os poros dilatados, as rugas e a flacidez, e sobretudo as manchas causadas pela exposição solar excessiva são as principais preocupações que levam, neste período, a cliente ao seu espaço de beleza à procura da melhor resposta.

 

Os cuidados de rosto devem ser parte da rotina ao longo de todo o ano. Esta premissa é inquestionável. Mas, como afirma Ana Rita Palma, proprietária do gabinete de estética Nails First em Albufeira, “após o Verão a pele ressente-se e surge uma necessidade acrescida de a cuidar”. A exposição solar, o sal e o cloro são, efectivamente, factores que influenciam o estado da pele, mas Mónica Pinto, cosmetologista defende também que “depois de uma época relaxante, o regresso à rotina é entendido como uma mudança emocionalmente drástica, que se reflecte, principalmente, na pele, uma vez que a renovação celular fica afectada”. Mas, os meses frios que sucedem ao Verão assumem-se como o período por excelência para a realização de tratamentos de rosto, também porque “nesta altura, irão sentir-se os resultados devidos, já que a menor incidência directa dos raios solares e o menor risco da cliente não cumprir as recomendações proporcionam uma maior eficácia aos procedimentos”, remata Mónica Pinto.

Os tratamentos mais procurados no período pós-Verão, para além dos procedimentos de hidratação profunda, são “os peelings químicos, os tratamentos anti-idade e rejuvenescedores, e os despigmentantes”, por garantirem resposta às principais preocupações da cliente “desidratação, poros dilatados, rugas, flacidez, perda de elasticidade e, acima de tudo, intensificação de manchas”, esclarece Andréa Hollaender, formadora internacional da Mesoestetic.

Apesar de existir um grande número de pessoas sensibilizadas para a importância de recorrerem a aconselhamento estético profissional quando o Inverno se aproxima, muitas há também que lhe desconhecem os benefícios associados. Assim, surge a necessidade de dinamizar e de activar estes tratamentos nos espaços de beleza e nos gabinetes de estética. Andréa Hollaender aponta os “open days” como uma estratégia que funciona bem, por serem dias dedicados ao “diagnóstico facial personalizado, que suscipta curiosidade para experimentar o tratamento”. As promoções também são, para Andrea, uma boa opção. E, Ana Rita Palma elege como dinâmicas preferenciais “a apresentação e explicação de novos tratamentos à cliente, quer no espaço de beleza, quer nas redes sociais, bem como a realização de eventos para dar a testar novos produtos e protocolos”.

Feito o diagnóstico, o mais importante mesmo é, como nos diz Andréa Hollaender, alertar a cliente para o papel que ela própria ocupa no decorrer dos tratamentos. O comprometimento, a disciplina, a orientação para os resultados e a consciência de que a manutenção desses resultados não é sazonal são factores importantíssimos para o sucesso de qualquer tratamento.

 

 

 

 

 

 

Power C Booster Concentrado – Revitalia Vitamina C

Dermoder representada por AML Cosméticos

Complexo activo de vitamina C, péptidos e extractos vegetais tensores e iluminadores que, quando usado em conjunto com o creme diário, promete uma pele 12 anos mais nova, efeitos imediatos sobre as diferenças cromáticas da pele, atenuando as olheiras, elasticidade e firmeza e ainda a diminuição das linhas de expressão.

 

 

ha densimatrix

Mesoestetic

Um concentrado que combina ácido hialurónico em várias formas moleculares para assegurar a sua presença nas principais camadas da pele, potenciar a firmeza e elasticidade da pele e proporcionar uma acção hidratante, rejuvenescedora e redensificante.

 

 

 

Peeling Enzimático

Anadia representada por Pluricosmética

Formulado com enzimas de mamão e abacaxi, este produto de base oleosa tem como objetivo abrir os poros antes da limpeza facial e amolecer os comedons, comumente “pontos negros”, facilitando a sua extracção. Peeling Enzimático promete ainda acelerar a renovação do extracto córneo, atenuar a manchas da pele e reduzir as linhas finas de expressão.

 

 

 

Timexpert SRNS Repair Night Progress

Germaine de Capuccini representada por SLYOU

Assumindo-se como o poder regenerador com efeito multiplicador que rejuvenesce a pele em sete dias Timexpert SRNS Repair Night Progress, de noite, promete reparar os danos, reactivar a regeneração celular e rejuvenescer a pele. De dia, aumentar a resistência das células ao stress oxidativo e proteger a pele, defendendo-a contra agressões externas.

 

 

 

Anti-Pollution

Toskani representada por SLYOU

Toskani Cosmetics desenvolveu uma linha que, através da sua fórmula, pretende combater eficazmente os efeitos nocivos da poluição e proteger a pele da contaminação ambiental. O Cocktail Anti-Poluição e a Máscara Anti-Poluição juntam-se às Ampolas Anti-Poluição, destinadas à pele atacada e desvitalizada, e ao Creme de Defesa Total Anti-Poluição, que garante à pele hidratação, nutrição e protecção contra os raios UVA, UVB, IR e luz azul.

 

Crème Lift Summum

Guinot Institut representada por Sorisa

Com longevitine e espinheiro marítimo, Créme Lift Summum promete restaurar a densidade da pele de dentro para fora, aumentar a síntese de colagénio e elastina e estimular a síntese de ácido hialurónico, assumindo-se como uma alternativa à medicina estética, que devolve o aspecto firme e jovem ao rosto.

 

Roselift Collagène

Payot Paris representada por Sorisa

Uma linha, constituída por sérum, creme, óleo-creme, cuidado de efeito lifting e tratamento expresso anti-fadiga, que pretende abrandar e sublimar o envelhecimento, em vez de o combater, para que a mulher se sinta em harmonia com a sua idade. Uma atitude positiva que se expressa através de um péptido que potencia o colagénio e a promessa de uma pele luminosa e com mais volume.

 

 

Peeling Marin

Thalgo

Esfoliação facial marinha com fermentos ácidos de algas micro-fragmentadas que promete um efeito “pele nova”, a partir da primeira sessão, tornando menos marcadas até as rugas mais profundas, devolvendo luminosidade e deixando a pele do rosto mais uniforme, tonificada e firme.

 

 

 

 

 

 

Re-Lift Frax

ITS representada por Micromil

É um equipamento com certificação médica, não invasivo que recorre ao princípio capacitivo e resistivo pela transferência de energia, que provoca um incremento de temperatura, cuja acção produz um efeito lifting no rosto e decote. Assumindo-se como um sistema de emissão fraccionada, com uma tecnologia revolucionária capaz de tratar a flacidez do rosto.

 

 

 

 

 

Face Palp

Thalgo

Apresenta-se como um protocolo simples e eficaz para profissional e cliente, através de um instrumento com três ventosas, que associa o conhecimento do BodyPalp aos cuidados anti-idade faciais, prometendo um rosto mais novo, com diminuição de rugas e efeitos plump, liftante e ovalizante.

 

 

Despigmentação – Uniformizar o rosto

“A cor da pele é determinada por um pigmento – a Melanina – produzido por células especializadas da pele – os Melanócitos”. É desta forma que Mónica Pinto começa por explicar o processo de despigmentação. E prossegue… “A Melanina é responsável por conferir cor à pele, ao cabelo e à iris, e os níveis de Melanina dependem em grande escala da exposição à luz solar, já que esta aumenta a sua produção, como mecanismo de protecção contra a radiação ultravioleta. A verdade é que existem tratamentos para equilibrar a produção de Melanina e até mesmo para eliminar as manchas, porém importa primeiramente perceber a sua origem (hormonal, exposição solar…), para adequar a resposta”.

“Despigmentar a pele é corrigir o processo de produção de Melanina, de forma a que as manchas possam ser diminuídas”, afirma Andréa Hollaender. O que, como explica Ana Rita Palma, se deve ao facto de “a despigmentação da mancha consistir na atenuação da sua coloração mais escura relativamente à cor natural do rosto, para que se obtenha uma tonalidade uniforme”.

Os procedimentos despigmentantes variam de acordo com a marca e com os produtos utilizados, mas todos “têm como objectivo o controlo da produção de Melanina e são, por norma, peelings químicos específicos, com princípios activos que vão despigmentando a pele progressivamente”, refere Andréa Hollaender.

No que diz respeito aos cuidados fora do gabinete de estética, Andréa Hollaender é peremptória “Os clientes deverão evitar a exposição solar directa e usar frequentemente protecção solar alta. Para além disso, deverão realizar a manutenção dos resultados obtidos, por forma a que as manchas não regressem”.

 

Conheça os produtos-estrela de Andréa Hollaender, Ana Rita Palma e Mónica Pinto na Revista Tom sobre Tom.