Epilação: Para um negócio de sucesso
Atendimento, técnica de execução, qualidade dos produtos e segurança. Esta é a premissa que garante não apenas fidelização mas também transformar o seu espaço num destino de beleza global quando o tema é epilação. Para isso há três serviços que entram na equação: fotodepilação, electrodepilação e epilação com cera.
Desde sempre que as mulheres (e agora também os homens) se preocupam com o seu aspecto físico e, apesar dos ideais de beleza mudarem ao longo dos anos, há algo que nunca muda: o desejo de uma pele lisa e livre de pelos indesejados.
Porém, hoje, já não se procuram apenas resultados. A cliente, cada vez mais exigente e informada, procura um atendimento técnico de excelência num ambiente seguro e de exclusividade. Mas não só. Mais do que nunca e devido ao dia-a-dia agitado, procura serviços rápidos e com efeitos duradouros.
Esta é a premissa que os clientes actuais levam para qualquer cuidado de beleza, mas sobretudo quando se trata de epilação. Seja Verão, ou Inverno, a ampliação do portfólio deste serviço vai garantir uma agenda mais preenchida e um negócio mais rentável. Até porque é assumido que “a epilação é uma das principais fontes de entrada de novos clientes, que permite uma alta taxa de conversão em consumidores de outros serviços e um índice elevado de fidelização”, garante Elena Berke, Responsável pelo Departamento Comercial e de Marketing da Sorisa. Mas há aspectos a ter em conta.
Primeiro: o leque de possibilidades. Actualmente este serviço desdobra-se em três grandes alternativas: epilação com cera, fotodepilação e electrodepilação.
EPILAÇÃO COM CERA
Até há um par de anos o método mais utilizado em gabinete era o da epilação com cera. Quente, fria, com ou sem bandas, é um serviço que continua a surpreender pela evolução que tem conhecido e com as novidades que tem trazido ao mercado, desde produtos com benefícios cosmecêuticos, que respeitam a pele mas também o ambiente, à expansão de linhas para produtos para cuidados pré e pós epilação, para resultados mais duradouros.
A oferta ainda vai mais longe e hoje as zonas íntimas e mais sensíveis merecem igualmente soluções específicas.
Os homens também não foram esquecidos e têm surgido cuidados de epilação que “descomplicam” os cuidados masculinos.
Apesar de todos os benefícios que lhe estão associados, exige uma gestão de agenda que influencia a rentabilidade geral do negócio. A este facto, junta-se a procura crescente dos clientes por métodos mais definitivos o que faz repensar a oferta de serviços de epilação no espaço.
ELECTRODEPILAÇÃO E FOTODEPILAÇÃO
No campo dos métodos de duração mais prolongada, há dois recursos a considerar: electrodepilação e fotodepilação. E quais são as diferenças? A primeira elimina definitivamente o folículo através de eletrólise, enquanto a segunda o faz através de fototermólise selectiva com recurso a diferentes tipos de laser e luz pulsada. A fisiologia do pelo, a influencia hormonal e a selecção correcta do método e técnicas de epilação determinam o sucesso da epilação.
O efeito da fototermólise baseia-se na absorção da luz pelos cromóforos (átomos da molécula responsável pela cor) da pele, causando a sua coagulação e necrose por aquecimento. O principal cromóforo dos pelos é a melanina e é ela que conduzirá a energia através da haste do pelo até o folículo, destruindo-o.
Este método pode ser realizado através do Alexandrite, Díodo e ND Yag. Entre eles diferem pelas áreas de abrangência, pelo custo do disparo, segurança, dor e resultados.
A epilação definitiva com eletrólise, por outro lado, é realizada com agulhas finíssimas e uma corrente eléctrica de baixa intensidade. Este método garante resultados visíveis na primeira sessão e a eliminação da maioria dos folículos em três.
Seja qual for o método, apostar em serviços de epilação é uma decisão segura para o negócio. Estar atenta às novidades do mercado confere aos profissionais um estatuto mais reconhecido e sustentado, o que consequentemente influencia a visita de novos clientes e a fidelização de antigos.
A estes factores somam-se os elevados índices de competência e conhecimento adquiridos ao longo de largos anos de experiência com este tipo de tecnologia em cuidados de estética de rosto, corpo e bem-estar, sendo por isso determinante a escolha certa do parceiro de negócio.
Fonte: Depilève, TecniDepil, Sorisa.