Matis Paris: Beleza Sensorial

Símbolo mundial do requinte parisiense e da tradição cosmética francesa, a Matis Paris distingue-se pela sua abordagem holística dos cuidados da pele ao combinar os ingredientes activos das suas fórmulas com a sensorialidade, proporcionando experiências únicas e personalizadas que reflectem a beleza e as emoções de cada mulher.

 

É preciso recuar aos anos 1930 para conhecer as origens da Matis Paris, indissociáveis da história dos seus fundadores, a família Mavromati, pai e filho, que aliaram o talento criativo à audácia de viver muito à frente do seu tempo para lançarem as bases de uma marca pioneira e absolutamente revolucionária para a época.

Tudo começou em 1936, quando o Dr. Mavromati formulava, nas traseiras do seu dispensário na Rue Fontaine do 9.º bairro de Paris, produtos para o cuidado da pele que partilhava com as mulheres da vizinhança. Dez anos mais tarde, a gestão do negócio é assumida pelo filho, que concilia o dom de seu pai com a enorme paixão pela cosmética. Nas décadas que se seguiram, o laboratório do Dr. Mavromati fervilhou de novas ideias para criar uma série de produtos inovadores que se tornaram lendários para a marca, precursores de tendências e clássicos de culto ainda nos dias de hoje.

Especialista em ingredientes activos, cedo descobriu que as suas formulações ganhavam maior eficácia quando combinadas com uma abordagem holística dos cuidados da pele, valorizando aspectos sensoriais e emocionais para tornar mais eficaz a acção dos produtos. Passados mais de 85 anos, este continua a ser o segredo desta marca de beleza profissional presente em todo o mundo e que, em Portugal, é agora representada pela SORISA.

“A aquisição da marca Matis Paris veio enriquecer e acrescentar ainda mais valor ao nosso portefólio de marcas de cosmética exclusivas, fortalecendo e solidificando a oferta da Sorisa no mercado da estética. Pioneira no desenvolvimento de fórmulas e know-how cosmético profissional, a MATIS Paris cruza tendências e épocas, sendo uma parceira sólida das esteticistas há mais de 85 anos, representando uma experiência de cosmética profissional com Formação qualitativa. Um saber fazer e uma mestria que resiste ao tempo, às modas e às tendências, valores com os quais nos identificamos. Como a elegância que nunca sai de moda, a arte do cuidado francês da MATIS é intemporal”, afirma Miguel Charneca, Administrador da SORISA.

Orgulhosa do seu percurso, a Matis Paris permanece fiel aos seus valores originais para se manter na vanguarda da cosmetologia. Parisiense “parexcellence” e com produção 100% francesa, o seu saber-fazer subsiste à passagem do tempo, desenvolvendo fórmulas cada vez mais aperfeiçoadas e eficazes para proporcionar protocolos personalizados e uma experiência sensorial incomparável. Focada na escuta activa das suas clientes, a marca oferece a cada uma delas um ritual e uma solução diferente, com produtos adaptados a todas as idades, tipos e estados de pele.

“Factor determinante na nossa decisão foi também o facto da  Matis Paris ser uma marca muito completa, com uma vasta oferta de produtos e destaca-se nos tratamentos profissionais de beleza de corpo e rosto, dirigindo-se a vários tipos de pele de acordo com as suas necessidades como correcção de rídulas e rugas, reparação intensiva anti-rugas, prevenção anti-idade, revitalização e regeneração celular.”

Cada “Réponse” (nome das suas linhas) assume-se única e exclusiva e os cuidados profissionais nos Institutos e Spas podem ser prolongados em casa, tornando os resultados ainda mais visíveis. As soluções “réponses spéciques” são inspiradas nos mais recentes avanços científicos, na medicina e na biologia molecular e celular para criar fórmulas altamente concentradas que combinam os ingredientes activos mais potentes (como ácido hialurónico, vitamina C e AHAs – Alta-hidroxiácidos) com os mais preciosos (como o caviar). Cada protocolo é um equilíbrio perfeito entre técnica e sensorialidade, entre as texturas voluptuosas e a arte manual das terapeutas de beleza.

“A sua vertente inovadora também se materializa na aposta no Diagnóstico digital como uma ferramenta que reforça a confiança junto do cliente e aumenta a eficácia do desempenho do Profissional associando às suas linhas de produto o SKINANALYZER – que permite realizar diagnósticos em menos de 5 minutos, recorrendo  a uma poderosa tecnologia com microscópio com uma lente com 30x de zoom, criar uma ficha de cliente e um diagrama específico da pele para uma prescrição personalizada e um para a cliente por e-mail”

No ADN da Matis continua bem presente a filosofia do seu fundador: a pele reflecte a beleza e as emoções de cada mulher. Na verdade, o rebranding da marca fez questão de reafirmar a sua identidade através do conceito “Expressive Beauty” (Beleza Expressiva), indo ao encontro da procura por uma beleza mais natural, sem artifícios, que vive, que ri e que não se identifica com rostos fixos ou estereotipados. No fundo, uma beleza activa, que expressa e realça a personalidade de cada mulher.

Os princípios do fundador estão igualmente reflectidos na sua nova carta de formulação, que pretende responder às expectativas das consumidoras com preocupações ambientais. Ainda que a Matis tenha desenvolvido, já na década de 1990, uma solução amiga do ambiente – recargas para cremes – foi em 2020 que a marca assumiu novos compromissos de sustentabilidade. Sem prescindir das qualidades que distinguem os seus produtos – eficácia, textura e fragrância – criou formulações com ingredientes activos mais naturais.

“Produtos sóbrios, eficientes, ecológicos e inovadores, dedicados ao tecnicismo profissional e em sintonia com as exigências da mulher de hoje e do mercado competitivo e em constante inovação que é o da estética, onde uma marca para se destacar, tem que saber como criar uma história, uma ligação com a cliente, oferecer uma experiência. Temos de surpreender, oferecer precisão, tecnicidade, transparência e acompanhamento e a Matis Paris cria essa diferenciação e confiança.”

Além das fórmulas, apostou ainda no design ecológico das suas embalagens, que são desenvolvidas o mais perto possível da sua fábrica no coração do Cosmetic Valley, nos arredores de Paris. De igual modo, a produção dos seus packs privilegia os componentes recicláveis e reduz as embalagens desnecessárias para continuar a propiciar produtos saudáveis para a pele e para o planeta.

“Por tudo isto, Matis Paris é uma marca que se enquadra perfeitamente na estratégia de solidificação e liderança do grupo Sorisa no mercado nacional com uma oferta de fabricantes e fornecedores mundialmente reconhecidos pela sua qualidade inigualável e produtos de excelência, há mais de 40 anos.” conclui Miguel Charneca.