Nutricosméticos: Poderosos aliados de beleza

Da união entre indústria cosmética e indústria alimentar surgiram os nutricosméticos. Um conceito cada vez mais popular junto dos consumidores e que representa, para os profissionais, um complemento aos seus serviços e uma promissora fonte de receita.

 

Um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada são factores decisivos para o bem-estar geral e reflectem-se na beleza exterior. Contudo, segundo Andrea Hollaender, formadora mesoestetic, “as pessoas estão cada vez mais consciente de que a alimentação actual não consegue suprir as necessidades diárias de nutrientes”.

Os suplementos alimentares são, por isso, um importante complemento à dieta alimentar e assumem uma nova dimensão com os nutricosméticos, que, como refere Andrea Hollaender, “mais do que uma tendência ou uma moda, são uma solução para corrigir défices vitamínicos”.

 

Mas o que são exactamente?

Muitas vezes designados por suplementos de beleza, os nutricosméticos, compostos por vitaminas, minerais, aminoácidos e substâncias naturais, surgem como um valioso complemento aos serviços cosméticos, estéticos e capilares realizados em cabine e em salão. Assim, tratamentos, rituais, massagens, cosméticos e aparatologia vêm os seus resultados “largamente potenciados”, como garante   Andrea Hollaender .

Os nutricosméticos destinam-se exclusivamente a administração por via oral e surgem sob a forma de cápsulas, pílulas, comprimidos ou líquidos de fácil ingestão que, uma vez absorvidos no intestino, passam para a corrente sanguínea, onde são difundidos para os tecidos-alvo, funcionando como aliados poderosos na promoção da beleza “de dentro para fora”.

Em termos legais, os nutricosméticos entram no mercado da União Europeia como suplementos alimentares e são distribuídos dessa forma por marcas de beleza e farmácias. Mas, apesar da sua venda ser livre, há alguns cuidados que devem ser tidos em consideração, nomeadamente “o processo de anamnese” que Andrea Hollaender considera crucial, para “conhecer as patalogias metabólicas dos clientes”.

Em alguns casos, tendo em conta a natureza do suplemento e dos seus constituintes, segundo Maria da Luz Castro, responsável da Thalgo, “o aconselhamento médico prévio e a prescrição do nutricosmético por um profissional de saúde” pode ser essencial, principalmente se em causa estiverem alergias ou problemas hormonais como os da tiróide.

Para mais informações sobre a legislação disponível para os suplementos alimentares, recomendamos a consulta do Decreto-Lei n.º 126/2005.

 

Quais os seus principais ingredientes?

Dependendo da finalidade para a qual foram produzidos, os nutricosméticos apresentam diferentes fórmulas. Contudo, as substâncias mais utilizadas são a Coenzima Q10, ómega 3 e Resveratrol que actuam no antienvelhecimento; Vitamina C e E que funcionam como antioxidamentes celulares; Picnogenol que reduz a pigmentação da pele; Ácido Hialurónico, com o seu poder revitalizante e hidratante; ou a alcachofra, pelo seu efeito diurético.

 

Quais os seus benefícios?

A acção dos nutricosméticos serve diferentes propósitos e faz-se sentir, por exemplo, na reparação, nutrição e crescimento do cabelo, no fortalecimento das unhas, na protecção solar e manutenção do bronzeado, no combate à celulite e flacidez, na redução de volume, no controlo do apetite ou no anti-envelhecimento da pele. Mas, os benefícios dos nutricosméticos vão mais longe e “reflectem-se em todo o corpo e na saúde geral do indivíduo, não apenas na pele e nos seus anexos (cabelos e unhas)”, afirma Andrea Hollaender.

Convém reforçar que estes suplementos não se apresentam como substitutos de um estilo de vida saudável ou dos tratamentos estéticos e capilares. Surgem antes como um complemento para potencializar o seu efeito. Aliás, os nutricosméticos encontram a sua máxima eficácia quando associados a estes cuidados e têm ainda a vantagem de poderem ser consumidos entre sessões de tratamento para evitar regressão nos resultados obtidos e manter a eficácia.

Por tudo isto, os nutricosméticos representam uma excelente oportunidade de potenciar o seu negócio, já que a revenda destes suplementos se afigura como uma boa fonte de receita. Ainda assim, Andrea Hollaender lembra que “será certamente uma boa oportunidade de negócio, se a qualidade e eficácia estiverem comprovadas”.

 

 

Fontes: (2016): Gonçalves, Mariana. “Nutricosméticos e Cosmecêuticos: Condicionantes Regulamentares e Posicionamento no Mercado Atual” Monografia. Coimbra.

Taeymans, Jan. “Use of Food Supplements as Nutricosmetics in Health and FitnessA Review”.

(2017): Aslanian, Naira. “Nutricosmetics – The Business of Beauty Inside Out”. Kline & Company.

Thalgo.

Slyou: Nutricosméticos

 

As marcas profissionais de beleza têm vindo a incorporar este conceito na sua oferta e trazem para o mercado cada vez mais exemplares de “beleza encapsulada”. Conheça-os!

 

LPG Express Chá Orgânico de Emagrecimento

LPG representada por SLYou

Uma suave mistura de plantas com propriedades de emagrecimento, nomeadamente ao nível da perda de peso, do bem-estar digestivo, da retenção de líquidos e de queima gordura.

 

Les Infus’ Océanes

Thalgo

Infusões 100% naturais que recorrem ao domínio das algas e da talassoterapia, para facilitar a drenagem e a perda de peso, para diminuir a sensação de pernas pesadas e fatigadas e para proporcionar momentos de serenidade.

 

Eye Revival

Arôms Natur representada por Holiclínica

Para reduzir rugas, bolsas e olheiras, este suplemento serve-se das propriedades da vitamina C e do Zinco, que combatem os danos oxidativos, permitem o funcionamento normal dos vasos sanguíneos, a formação normal de colagénio e a diminuição de cansaço e fadiga.

 

Ivy Bears

Representada por PBM

Ivy Bears é uma fórmula saborosa, vegetariana e não testada em animais, que fortalece o fio de cabelo e estimula o seu crescimento, conferindo-lhe brilho. Este suplemento vitamínico capilar produz ainda efeitos no fortalecimento das unhas.