Objectivo para 2019: Formar

E porque só a educação pode distinguir os melhores, e as ofertas de formação são cada vez mais diversificadas, neste post damos-lhe a conhecer a versão integral dos testemunhos das marcas de beleza profissional que colaboraram na edição nº 76 da revista Tom sobre Tom, no âmbito da importância da formação. Aqui são também reveladas algumas das novidades que vão marcar a oferta formativa em 2019.

 

Formadoras Ana Costa, Carla Domingues, Anabela Silva e Virgínia Correia

Thalgo | Formação enquanto factor de mudança

As formações mais requisitadas da marca Thalgo são a preparação para a execução de cuidados faciais e corporais, bem como a sua combinação com técnicas manuais, aconselhamento e atendimento ao grande público. Seguem-se as formações especializadas, como é o caso da Drenagem Linfática método Vodder, Reflexologia, Dermocosmética, etc. Segundo a formadora Anabela Silva, “muitas das necessidades que levam à procura de formação suplementar prendem-se com dificuldades na comunicação ligadas ao aconselhamento do consumidor final”. De acordo com a análise de questionários pós-formação da Thalgo, conclui-se que os formandos beneficiam de mais-valias a nível dos conhecimentos teóricos e práticos, e consideram de elevada utilidade a formação adquirida para o desempenho da actividade profissional, tendo em alguns casos contribuído para a mudança ou inserção profissional.

 

 

AML Cosméticos | Win-win situation

A educação e formação são pedras basilares da estratégia da marca, “já que quanto melhor for o trabalho desenvolvido pelas nossas parceiras, maior a probabilidade de sucesso das nossas marcas”, garantem Alice Alves e Mercedes Alves, responsáveis da Dermoder em Portugal. As formações que dinamizam são normalmente acompanhadas pela apresentação de novos produtos e, por vezes, são as próprias clientes que desafiam a marca a promover este tipo de eventos! No entanto, nem sempre esse entusiasmo é acompanhado de 100% presenças. Há, portanto, espaço de melhoria para uma maior sensibilização sobre a importância destes eventos, garantem.

 

Mesoestetic | Rigor e profissionalismo na formação
A formadora da Mesoestetic Andrea Hollaender partilha a sua preocupação com o impacto da desregulamentação da profissão: “Gerou um ‘facilitismo’ que não deveria existir e menor exigência no cumprimento das habilitações específicas da área”, partilha. Assim, o perfil do formando tem vindo a alterar-se, verificando-se pouca dedicação e estudo: “’Sigo este caminho porque dá mais dinheiro’ ou ‘porque tenho que cumprir com a escolaridade obrigatória’ é muitas vezes o que escuto. Obviamente que, com este panorama, não poderemos ter profissionais motivados e, consequentemente, um serviço de excelência.”, afirma.
Deste modo, a Mesoestetic dispõe de dois centros técnicos, um em Barcelona (casa mãe) e outro em Lisboa para satisfazer as necessidades formativas dos profissionais “muito carentes de formações/reciclagens de excelência, com rigor e profissionalismo. Que não envolvam apenas o comercializar produtos”, partilha Andrea Hollaender, sendo o departamento de educação da marca composto por cinco formadoras e três médicos. O calendário para 2019 já está definido e irá manter as suas formações mensais a nível nacional e internacional. Os três formatos em que a sua oferta irá incidir serão os workshops, open days e congressos, no entanto os catálogos digitais e todo o apoio técnico encontra-se disponível online mediante solicitação prévia.

 

Conheça o caminho para o sucesso na edição 76 da revista Tom sobre Tom e descubra a importância da formação para alcançar a excelência.