Pele e mente: uma nova abordagem no combate ao stress e ao envelhecimento

A nossa vida foi urbanizada! Segundo dados das Nações Unidas, a busca incessante por melhores condições de vida trouxe à cidade 54% da população mundial, um número que alcançará os 66% até 2050. As grandes metrópoles não param de crescer. O ritmo é acelerado, o stress faz parte da rotina, a poluição atinge níveis nunca antes vistos e os efeitos da vida citadina fazem-se sentir na mente, no corpo e… na pele.

 

Viver no meio urbano é aliciante. Mais ofertas, mais infraestruturas… mais vida! Mas, nem só de coisas boas se faz o quotidiano na cidade. A população urbana é confrontada diariamente com situações que propiciam o stress e o cansaço e, em não raros casos, os indivíduos seguem um estilo de vida (alimentação, exercício, vícios…) potenciador do envelhecimento das células.

Para além do corpo e da mente, as pessoas começam a sentir os efeitos da radiação UV, da poluição e dos seus hábitos literalmente “na pele”, órgão onde a passagem do tempo deixa uma marca mais visível e, apesar de não quererem desacelerar, querem sentir-se bem e evitar as imperfeições, rugas e desidratação da pele provocadas pela agitação dos tempos modernos.

A solução não passa por quebrar o ritmo, até porque, em especial, a geração Millenial já nasceu habituada ao passo acelerado e a vida moderna caracteriza-se pelo multitasking, pela permanente conexão com o mundo e pela procura constante de novas experiências. A solução passa antes por mudar de hábitos e fazer opções saudáveis que contrariem os factores externos, cujos efeitos não podemos controlar.

O mercado da beleza profissional, receptivo a este novo consumidor, que apresenta um ritmo veloz, mas que pretende atenuar os efeitos dos agentes externos, tem-se reinventado para lhe dar resposta e surge com propostas restauradoras, que actuam na manutenção do equilíbrio dos processos normais da pele.

 

 

De que forma o estilo de vida influencia a saúde da pele?

Para além do factor genético, grande parte dos factores externos com que lidamos diariamente influenciam os processos celulares da pele (nomeadamente a Metilação do ADN, a Glicação, a Oxidação e a Inflamação) que, quando em desequilíbrio, prejudicam a sua saúde. Situação que também se verifica mesmo em peles biologicamente mais jovens.

 

Desequilíbrio dos processos celulares naturais da pele

Metilação do ADN: agressões externas alteram o funcionamento celular;
Glicação: o açúcar ataca o colagénio e a elastina da pele (proteínas que lhe são benéficas);
Oxidação: os radicais livres atacam as células (daí a importância dos antioxidantes);
Inflamação: a pele reage ao stress.

Sem a protecção adequada, a pele acaba por ver a sua aparência danificada, bem como a sua saúde. Estudos recentes concluíram, inclusivamente, que este órgão não reage apenas ao stress fisiológico, sendo também capaz de produzir hormonas de stress quando exposto a agressões ambientais.

O Cortisol, por exemplo, é uma das hormonas que, em situação de stress, é produzida em excesso, causando uma série de reacções cutâneas, como sebosidade ou dilatação dos poros, que conferem uma aparência mais envelhecida.

 

 

Rotina personalizada para combater o envelhecimento da pele

Skin Regimen desenvolveu uma coleccção de produtos para serem combinados numa rotina personalizada de apenas 4 passos, clinicamente comprovada na redução dos efeitos do stress e do envelhecimento quer na pele, quer na mente.

1. PREPARAR
Antes de mais, remover a maquilhagem e as impurezas é essencial, através de uma limpeza suave.

2. RECARREGAR
Fase energizante. Restaura a hidratação máxima e melhora a vitalidade celular da pele.

3. CORRIGIR
Com ingredientes puros e concentrados, visando todas as imperfeições mais comuns da pele relacionadas com o stress.

4. RESTABELECER
Desintoxicação noturna para uma pele regenerada ao acordar.

Aconselhada a homens e mulheres, este tratamento assume-se como uma abordagem “moderna” aos cuidados da pele, pelos resultados comprovados na sua acção tanto na pele para melhorar a mente, como na mente para melhorar a pele.

Para o efeito foi realizada uma avaliação clínica piloto independente junto de 20 mulheres, entre os 25 e os 50 anos que concluiu:
– Efeitos imediatos: Estimulação positiva do componente neural, associado ao bem-estar, relaxamento e proteção contra distúrbios relacionados com o stress.
– Efeitos após 28 dias: Inibição da ativação do cortisol; Redução da perceção de ansiedade; Melhoria da resposta ao Stress.

 

Fonte: Skin Regimen, uma marca Comfort Zone – divisão de cuidados de pele do Grupo Davines