Phytomer: A marca que nasceu no mar

Criada pela mente visionária de Jean Gédouin, Phytomer é a história de três gerações movidas pelo mesmo sonho: oferecer à pele os benefícios mais incríveis do mar. São 50 anos a transformar os ingredientes naturais do mar em produtos e terapias de cuidados de pele para revelar uma beleza natural, autêntica e vibrante. Uma jornada de sucesso, marcada pela inovação e pelo respeito pela natureza, de uma marca pensada exclusivamente para spas e institutos de beleza.

Corria o ano de 1972 quando Jean Gédouin depois de experimentar os benefícios dos banhos de mar através da balneoterapia se propôs trazer o mar para a cidade, com o objetivo de transformar a água salgada num produto de cuidados de pele. E, assim, nasceu a Phytomer.

Jean começou a trabalhar na sua garagem, em Saint-Malo, uma pequena cidade pitoresca na Normandia, no litoral da costa francesa. Com a ajuda da sua família produziu os primeiros produtos de cuidados corporais com algas marinhas e OLIGOMER® – o icónico concentrado de água do mar. Poucos anos se passaram até instalar o primeiro laboratório, na quinta dos seus avós, em 1978.

Mesmo depois de conquistarem o mundo, há algo que não mudou: o pequeno laboratório onde tudo começou mantém-se no mesmo local, na Baía do Mont-Saint-Michel. Mas, hoje, ocupa cerca de 10.000 metros quadrados e conta com um centro de inovação e produção na vanguarda dos cosméticos naturais: um centro de cultura celular e análise genética, estufas bioclimáticas de plantas marinhas orgânicas e laboratórios de biotecnologia.

Cultura de algas no centro de inovação Phytomer

 

Uma história de família

Em 1981, Antoine Gédouin, filho do fundador, juntou-se ao negócio de família e iniciou uma impressionante expansão internacional que rapidamente fez da Phytomer uma das principais marcas de spa do mundo. Depois, em 1991, com o seu contributo na criação do ISPA (Associação Internacional de Spa), na Flórida, a Phytomer expandiu-se à escala global, não deixando dúvidas do seu sucesso, estando hoje presente em mais de 80 países e em cerca de 10.000 spas.

Em 1997, Jean entregou a presidência da marca ao seu filho Antoine e a saga familiar continua a ser escrita, “agora, mais do que nunca, centrada em torno de uma paixão pelo mar, bem-estar e inovação”, partilha Mathilde-Gédouin-Lagarde, neta do fundador, filha do presidente, e actual vice-directora da Phytomer, que acrescenta ainda que o intuito é o de “continuar a produzir cosméticos ecológicos com ingredientes de origem local”. A marca acredita em cuidados de pele sustentáveis, utilizando processos de produção que têm um impacto ambiental limitado. O laboratório é totalmente dedicado à biotecnologia marinha, como é o caso das algas, plâncton e água do mar. “Cultivamos as nossas plantas e algas orgânicas e apoiamo-nos em soluções ecológicas para produtos de beleza que oferecem o máximo desempenho, mas respeitando a pele e a natureza.”, explica.

Spa Emeraude, St Malo

 

Bem-estar pelas mãos das esteticistas

Desde a sua criação que a Phytomer se assumiu uma marca que  cria tratamentos excepcionais baseados em produtos naturais e na experiência manual das esteticistas e terapeutas. Todos os tratamentos faciais e corporais são projectados para proporcionar aos clientes uma experiência única e holística com ênfase específica no bem-estar. As terapias com assinatura Phytomer oferecem os tesouros mais extraordinários do mar, dando à pele um brilho único e uma sensação de revitalização inestimável.

 

Lançamentos icónicos

Durante este meio século que assinala, são vários os lançamentos que se tornaram icónicos. Desde logo, o Rosée Visage, lançado em 1979, quando a Phytomer dava os primeiros passos. O desmaquilhante e tónico que contém plantas costeiras, é desde essa altura uma história de sucesso real. A cada quatro minutos, em todo o mundo, é vendido um destes tónicos. Em 1989 desenvolveram “Champanhe do Mar“, uma lama que ajuda a libertar tensão e remineraliza intensamente o corpo durante um tratamento de rosto. “É um sucesso inigualável”, afirma Mathilda. Os anos 90 deram origem a uma abordagem visionária de estilo de vida com a linha facial antipoluição Citylife e a massagem Sea Holistic com as pindas inspiradas na tradição tailandesa.

Rosée Visage Ambiance

 

A sua visão de futuro

Pioneira no campo da beleza e do bem-estar, a Phytomer há 50 anos já previa o mundo que hoje conhecemos. Um mundo em que procuramos reconectarmo-nos com o que é essencial: a natureza e o bem-estar físico e emocional, mas também dominado pelo digital. E se por um lado, o digital permitiu à marca aproximar os consumidores dos spas onde poderão experimentar todo o universo Phytomer, também é nesta realidade altamente digitalizada, que elege o toque humano como o factor X, que não consegue ser substituído pelas transacções  online. É por isso convicção da Phytomer que mais do que nunca, a empatia pelos clientes, gentileza e qualidade de serviço serão a garantia do sucesso de amanhã dos Spas e dos Institutos de Beleza.

Spa Emeraude, St Malo