Proteger a beleza do Mar – Cosmética Responsável

Nascida dos oceanos, a Thalgo tem uma relação muito próxima com este ecossistema, que infelizmente se encontra muito poluído. Comprometida em proteger o ambiente, a Thalgo, ao lado da Associação de Yvan Bourgnon, THE SEACLEANERS, mobiliza-se para ajudar a limpar os oceanos e reduzir o desperdício de plástico. Uma iniciativa nobre da cosmética profissional, que mais do que homenageada, deve ser replicada na vida de todos!

O mar é um elemento importante para o equilíbrio, relaxamento e revigoração do ser humano. Mas, mais do que isso, devido à presença de plantas marinhas é também uma das maiores fontes de oxigénio na Terra. No entanto este ecossistema está sufocado pela poluição aquática. A cada ano, são lançados no oceano, mais de 8 milhões de toneladas de plásticos, o que equivale a carregar um camião de lixo a cada minuto.


Hoje nos oceanos há um resíduo de plástico por cada 5 peixes. Caso não se tomem medidas, daqui a 30 anos haverá mais plástico do que peixes nos oceanos!

Preocupada com a saúde dos oceanos, a Thalgo uniu forças com a Associação de Yvan Bourgnon – THE SEACLEANERS – para limpar os oceanos e reduzir o desperdício de plástico, que depois vai parar aos oceanos, agindo a 3 níveis:

1 – DESPOLUIÇÃO DOS OCEANOS: O PROJECTO MANTA – Yvan Bourgnon, um navegador que se apaixonou pelo mar ainda em criança e desenvolveu “Le Manta”, um barco enorme, colector e reciclador dos macro-resíduos plásticos, que percorrerá os mares e oceanos mais poluídos do mundo. Este gigante dos mares desafia os limites da física com 300 dias de recolha previstos por ano, uma meta de 3 toneladas/hora de plástico recolhido e uma capacidade de armazenamento de 200m3. Premiado várias vezes, este projecto tem também um outro objectivo igualmente importante: a recolha de dados importantes para aumentar o conhecimento sobre a contaminação dos oceanos. Graças ao apoio de vários mecenas, entre os quais a Thalgo, a construção do barco terá início em 2022 e o seu lançamento em busca de resíduos plásticos está previsto para 2024. Nessa altura prevê-se que irá navegar para as zonas do planeta onde a densidade de resíduos é maior.


A cada minuto, 15 toneladas de resíduos plásticos chegam aos oceanos, 70% dos quais afundam e não são mais recolhidos e 90% da poluição dos oceanos é plástico.

2 – LIMPEZA COSTEIRA –Para conter a poluição marinha, que vai sufocando o planeta, as equipas THALGO e voluntários da associação SeaCleaners organizam operações de recolha de resíduos em grande escala nas costas marítimas e fluviais, nas praias e nas margens dos rios. Agindo a montante, recolhendo macro-resíduos plásticos antes que eles cheguem aos rios, mar e oceanos e que se desintegrem em micro-resíduos e poluam as águas.

3 – REDUZINDO O CONSUMO DE PLÁSTICO – A THALGO e a Associação The SeaCleaners estão determinados em estimular a mudança de hábitos diários, através de práticas simples e de fácil implementação, que irão impedir a libertação de plástico nos oceanos. De forma divertida e educativa, querem consciencializar e tornar a poluição do plástico num problema de todos, bem como generalizar a utilização de materiais amigos do ambiente (recipientes de vidro, garrafas reutilizáveis, sacos de tecido, canudos de bambu, cotonetes vegetais, algodões para remoção de maquilhagem reutilizáveis, alimentos a granel, formatos de recargas …) A mais pequena mudança pode realmente ter impacto na construção de um mundo melhor e no salvamento dos oceanos!

Sabia que:

São preciso 450 anos para os oceanos conseguirem digerir uma garrafa de plástico?

E que uma simples beata de cigarra polui cerca de 500 (!) litros de água?

OS COMPROMISSOS THALGO

Para oferecer uma beleza segura e responsável, a Thalgo compromete-se a propor fórmulas cada vez mais naturais e a proteger o mar e a sua biodiversidade.

OS COMPROMISSOS CLEAN BEAUTY THALGO

  • Limitar activos controversos
  • Maximizar os ingredientes activos marinhos de origem natural
OS COMPROMISSOS GREEN PACK – EMBALAGEM VERDE THALGO

A Thalgo definiu 3 principais áreas de trabalho nos próximos 5 anos:

  • Reduzir e reutilizar;
  • Usar materiais recicláveis e reciclados;
  • Diminuir o impacto ambiental;
OS COMPROMISSOS GREENFACTORY – PRODUÇÃO VERDE THALGO

Impulsionada pelo desejo de minimizar a sua pegada de carbono, a Thalgo acaba de investir numa nova unidade de produção mais natural de cosméticos, em França. Atendendo às normas de Boas Práticas de Fabricação este local de alta tecnologia foi projectado para limitar o consumo de energia e a descarga de partículas poluentes.

OS COMPROMISSOS CORPORATIVOS RESPONSABILIDADE SOCIAL THALGO

A Thalgo e os seus colaboradores estão comprometidos com uma política de responsabilidade social corporativa para minimizar o impacto ambiental e a poluição marinha.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Artigos Relacionados