Spas em hotéis: A beleza profissional também mora aqui

A procura por serviços Wellness tem vindo a conquistar cada vez mais seguidores, assumindo-se também como uma das grandes apostas do sector hoteleiro, através da oferta dos spas que o integram e que se apoiam em marcas de referência no universo profissional de beleza para proporcionarem verdadeiras viagens sensoriais.

 

Com o sector hoteleiro em expansão, os empreendimentos reconhecem a importância de sobressair e de apostar na diferenciação, não apenas na arte de bem receber, mas principalmente nas experiências disponibilizadas. Os spas constituem, pois, um elemento diferenciador na oferta, mas também uma oportunidade de negócio. Afinal de contas, permite responder a uma maior procura por serviços Wellness e à mudança de comportamento do consumidor, fruto de uma crescente preocupação com o bem-estar e porque está mais sensibilizado para a estética enquanto promotor de confiança e auto-estima.

 


De que se trata afinal a tendência Wellness?
Mais do que uma moda, pensa-se que a tendência wellness será parte integrante do estilo de vida nos próximos anos. No fundo, é a procura por saúde e bem-estar, por experiências que renovem a energia e restaurem a força. Uma aproximação à natureza e atmosferas serenas. Uma espécie de escape do dia-a-dia agitado.


 

Os tratamentos estéticos e de bem-estar ganham, por tudo isto, cada vez mais espaço nos hotéis, que apostam no serviço de spa para complementar a estadia, aumentando o grau de satisfação dos seus hóspedes. Esta oferta, em muitos hotéis estende-se também a quem, não estando hospedado, procura serviços de saúde e beleza, num espaço de referência. Uma realidade conhecida por “Day Spa”, comum principalmente nos grandes centros urbanos, onde aliviar o stress e retemperar energias assumem especial importância. Mas, a este serviço juntam-se ainda propostas para datas especiais – dia da mãe, dia nos namorados… – e menus para noivas, amigas e para o universo masculino, com pacotes de serviços bem convidativos.

 

O “Day Spa” é uma das acções de marketing que pode ser implementada em qualquer espaço de beleza. E como essa, há várias: packs de serviços, coffrets ou campanhas de grupo!

 

Quem se junta aos empreendimentos hoteleiros nesta jornada de saúde e bem-estar são marcas cuja identidade esteja alinhada com os desejos, a missão, a reputação e o posicionamento dos hotéis. Marcas credíveis, pelo elevado desempenho dos seus produtos, mas principalmente pelo alargado leque de serviços, que se estende a protocolos de rosto e corpo, tratamentos inovadores e de assinatura, massagens, cuidados terapêuticos e programas de beleza variados, pensados caso a caso.

A Elemis, por exemplo, reconhecida marca britânica de cuidados de pele, está presente em 92 países e oferece fórmulas inovadoras com ingredientes de origem natural e serviços pioneiros clinicamente comprovados. Os rituais de beleza Elemis desdobram-se em massagens terapêuticas, de relaxamento ou de inspiração asiática, tratamentos holísticos e de assinatura, protocolos de corpo e de rosto ou esfoliações com vários ingredientes (laranja, chocolate e ouro).

 

ELEMIS no Inspira Santa Marta Hotel & Spa – Foto: LeStudio.pt

 

Vanguardista, a Sothys dedica-se exclusivamente aos institutos e spas, onde combina tratamentos diferenciadores com produtos que respondem a todas as necessidades de pele e que se apresentam como o resultado dos últimos avanços na cosmética. A sua oferta inclui limpezas de pele, massagens modeladoras, orientais e ocidentais, cuidados adelgaçantes, refirmantes e anti-celulíticos, drenagem linfática, cuidados essenciais oxigenantes e vitamínicos para o rosto, contorno de olhos ou programas aclaradores.

 

SOTHYS no palácio Estoril Wellness – Foto: Bruno Barbosa

 

Especialista em thalassoterapia, a Thalgo vai acumulando prémios no segmento SPA, reconhecimentos que destacam a criatividade e a inovação da marca. Os tratamentos à base de algas marinhas combinam as suas virtudes terapêuticas às terapias holísticas, à hidroterapia, às massagens e aos rituais de rosto e corpo, são personalizados e adaptam-se a todas as necessidades. A Thalgo dispõe ainda do The Wellness – Spa Design, um serviço que, dependendo das necessidades dos clientes, cria e desenvolve um projecto, apoiando-o em todas as operações e oferecendo soluções de Arquitectura, Design & Engenharia.

 

THALGO no Hotel Solverde Spa & Wellness

 

A Comfort Zone também está presente em spas internacionais e cadeias de hotéis de luxo, mantendo uma relação próxima com os especialistas de estética. A marca, também ela bastante premiada, oferece produtos que combinam extractos naturais com ingredientes inovadores e uma vasta lista de tratamentos de rosto e corpo, massagens de aromaterapia ou com pedras quentes e rituais de hidroterapia.

 

Comfort zone no NAU Hotels & Resorts São Rafael – Foto: Virgilio Rodrigues

 

Comfort zone no The Space Spa – I Am Fit

 

A tudo isto junta-se o terapeuta ou o esteticista, que encontra aqui uma oportunidade de emprego e de progredir na carreira, fazendo-se valer do conhecimento e da formação que lhe permite dominar o produto e a técnica, e oferecer experiências sensoriais de beleza e bem-estar.

 

Um spa no seu próprio espaço
O conceito de spa cresce dentro e fora dos hotéis, podendo ser replicado em centros de beleza, de estética ou mesmo dentro de ginásios. Com o apoio de empresas especializadas e de marcas reconhecidas pelo seu know-how neste segmento, algumas das quais aqui referidas, tem tudo o que precisa para se aventurar nesta viagem Wellness.