Eduarda Abbondanza – O Rosto do projecto que impulsionou a moda em Portugal

Eduarda Abbondazza

A ModaLisboa está de volta nos dias 7 a 11 de Outubro nos Jardins do Parque Eduardo VII. Num formato totalmente diferente, o evento transporta-se para o digital e vai ser possível assistir aos desfiles nas plataformas online da associação (app mobile, app TV e micro-site). Já nos bastidores o cabelo e a make up continuam a ser essenciais na definição de um look, como nos conta Eduarda Abbondazza, directora da ModaLisboa, com quem estivemos à conversa numa das últimas edições da Tom Sobre Tom.

 

 

“Os hairstylists e os maquilhadores são criativos que trabalham em conjunto com os designers de moda.”

 

 

Descobriu a paixão pela moda quando foi morar para Milão. O que a fez apaixonar e o que mudou no regresso a Portugal?

Quando me mudei para Milão tive acesso a muitas coisas que não existiam em Portugal. Foi assim que me deparei com um universo completamente diferente. Tudo era deslumbrante, senti que tinha muito para aprender e foi nesse contexto que descobri que a moda era uma das minhas grandes paixões.

Repartindo a minha vida entre Itália e Portugal, comecei a estudar design de moda no CITEM, na altura a única escola de moda em Portugal. Terminada a minha formação, em 1984, comecei a trabalhar com a Ana Salazar em Lisboa e em 1986, em Milão, colaborei com Rafaella Curiel (designer de alta costura).

Depois destas experiências voltei para Lisboa e criei a minha própria marca e passado pouco tempo iniciei uma parceria com o Mário Matos Ribeiro criando a marca Abbondanza/Matos Ribeiro.

Foi dessa parceria que resultou anos depois o projecto Modalisboa? Qual foi a vossa motivação?

A ideia inicial partiu do Vereador com o Pelouro do Turismo da Câmara de Lisboa, o Dr. Vítor Costa em 1990 que nos convidou para realizar um evento de moda no âmbito das Festas da Cidade. O convite era bastante apelativo. Além disso, sentíamos que era necessário criar uma plataforma profissional onde fosse possível mostrar o nosso trabalho. Essa foi a edição zero da ModaLisboa, no Jardim do Tabaco, uma espécie de “edição piloto”. Depois apresentámos o nosso projecto para aprovação e foi assim que surgiu a ModaLisboa em 1991.

Como foi criar um projecto destes em Portugal num período pós 25 de Abril?

Confesso que foi um desafio enorme. Tivemos de criar tudo de raiz, não havia praticamente nada. Até então, em Portugal, as colecções eram apresentadas na mesma estação, não se trabalhava com seis meses de antecedência. Infelizmente, existia apenas uma agência de modelos e profissões como stylists, maquilhadores, hairsylists, fotógrafos de moda ou jornalistas de moda eram quase inexistentes.

E actualmente, que desafios apresenta a coordenação de um projecto como a ModaLisboa?

A ModaLisboa, desde a  sua origem até ao presente, foi sempre um projecto muito ambicioso. Mas a verdade é que tudo dá muito trabalho para atingir os   objectivos a que nos propomos e a nós nada nos “cai no colo”. Actualmente, a ModaLisboa ganhou uma  dimensão que vai muito para além dos desfiles apresentando uma programação paralela, aberta ao público, cada vez mais forte e diversificada. Conferências sobre moda, exposições de fotografia e ilustração, pop-up stores, masterclasses, workshops, happenings com artistas e músicos são alguns dos conteúdos que integram a programação de cada edição.

“Paixão, criatividade e trabalho duro. A fórmula indispensável para o sucesso.”

Que papel tem a ModaLisboa actualmente na divulgação dos trabalhos da moda portuguesa em geral e dos jovens profissionais em particular?

A ModaLisboa/Lisboa Fashion Week é um dos eventos com maior notoriedade e retorno mediático em Portugal. É uma plataforma de comunicação e marketing das marcas dos nossos designers, assim como da cidade de Lisboa. Temos como missão a promoção e divulgação do trabalho dos criadores que integram o calendário da Lisboa fashion week e ao mesmo tempo a descoberta de novos talentos. Em cada edição do Sangue Novo damos palco a um conjunto de 10 novos designers. Durante este processo os designers são acompanhados em sessões de mentoring por especialistas que os ajudam no desenvolvimento das suas colecções e das suas marcas.

Olhando agora para os bastidores dos desfiles: como descreve o trabalho dos profissionais de cabeleireiro e da maquilhagem?

O cabelo e a makeup são essenciais na definição de um look. Só com os vários elementos em coordenação se consegue transmitir uma mensagem. Os hairstylists e os maquilhadores são criativos que trabalham em conjunto com os designers de moda.

Foi sempre assim? O que mais mudou ao longo destes anos da ModaLisboa?

Trabalhamos com algumas equipas há muitos anos e sempre houve esta colaboração e esta troca de ideias. Só com trabalho de equipa é possível alcançar bons resultados.

Que características/skills deverão ter estes profissionais para integrarem a equipa da ModaLisboa?

A ModaLisboa é um evento exigente. São muitas horas de trabalho e muitas pessoas diferentes para lidar durante 4 dias. É preciso ser criativo, receptivo a novas ideias, mas, sobretudo, conseguir trabalhar sob pressão e gostar de trabalhar em equipa. Boa disposição também ajuda! (risos!)