O poder da maquilhagem
A crescente preocupação com a imagem ditada pela exposição nas redes sociais “abanou” a indústria da beleza. Para valorizar qualquer look, do mais natural ao mais festivo, a maquilhagem assume-se, actualmente, como o complemento chave que finaliza o outfit.
Intensificar o olhar, iluminar o rosto ou ter as mãos cuidadas deixou de ser exclusivo de ocasiões especiais e passou a integrar a rotina diária da mulher. Um “plus” que, mais do que realçar beleza, lhe confere confiança, poder e segurança.
Segundo o estudo “Advanced Make-up Social Lab”, promovido recentemente pela L’Oréal Portugal em parceria com a NOVA Information Management School da Universidade Nova de Lisboa, o acto de maquilhar suscita um sentimento de prazer e fomenta uma melhoria no humor da mulher. Uma conclusão bem actual, especialmente no que diz respeito à mulher mais jovem, a quem a maquilhagem desperta um forte factor emocional, fruto do contributo para o aumento da sua auto-estima.
A maquilhagem é, pois, para as participantes mais jovens do estudo, com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos (que tratam a internet por “tu” e que têm os tutoriais do Youtube e as amigas como referência), um elemento importante para se sentirem bonitas, contrariando a opinião das mulheres mais velhas, que entendem a beleza interior como um aspecto mais relevante. Desta forma, as mulheres mais jovens, representam 60% do valor da categoria de make-up em Portugal e surgem ainda como “educadoras e influenciadoras” da geração mais velha, a quem incentivam o uso de maquilhagem.
Os dados obtidos através deste estudo deixam clara a atitude positiva demonstrada por esta nova geração face à maquilhagem e reforçam o conceito de “make-up everywhere”, tão presente nos dias de hoje.
Se a procura, por parte dos consumidores, tem aumentado, as respostas do mercado profissional chegam em variadas formas e cores. Das colecções a cada estação a colecções “cápsula” ou limitadas, os novos produtos multiplicam-se e os espaços de beleza disponibilizam uma oferta mais diversificada destes serviços.
O que mudou na Formação de Maquilhagem
Inês Roque, Coordenadora Pedagógica da Make Up School, atenta ao “boom” da maquilhagem a que se tem vindo a assistir nos últimos anos confirma que “a crescente presença de tutoriais, looks e produtos de maquilhagem nas redes sociais foi dos factores que mais impactou a procura de formação nesta área”.
E acrescenta “Se antes, a Escola era procurada, em grande escala, por profissionais, que queriam ingressar na maquilhagem, vindos da Estética e da área de Cabelos, hoje, aparecem alunos cada vez mais novos, motivados pelo glamour e pelas tendências com que são bombardeados nas redes sociais. Quando aparecem alunos mais velhos, vêm de áreas completamente diferentes”. Mas, as mudanças na formação não se ficaram apenas pelas novas características dos alunos. As tendências momentâneas continuam a influenciar a procura das áreas temáticas, sendo que “alguns dos conteúdos que motivaram muita procura ao nível de formações foram a técnica do Countering, que se tornou famosa através da Kim Kardashian, a loucura da pele luminosa, com recurso a highlighters, a maquilhagem da sobrancelha e a aplicação de pestanas falsas”.
Inês Roque, sobre esta nova dinâmica do sector, deixa claro que “neste momento é importante distinguir uma verdadeira maquilhagem, com técnicas, ferramentas e produtos profissionais, da ilusão dos looks criados especificamente para funcionarem nas redes sociais”, acrescentando ainda a necessidade de “explicar e adaptar a formação às expectativas de quem vem à procura da beleza deste mundo”.
Um dinamismo que veio alavancar também o sector da formação, em particular as Escolas de Maquilhagem que vêem a sua actividade fortalecida com a crescente afluência dos profissionais, à procura de cursos intensivos, aulas e workshops para conseguirem dar a melhor resposta aos seus clientes. O design de sobrancelhas; a micropigmentação de sobrancelhas, lábios e eyeliner; a extensão, aplicação e estilismo de pestanas; e a maquilhagem profissional são algumas das áreas abrangidas pela oferta formativa das escolas.
Fonte: (2016): L’Oréal Portugal e NOVA Information Management School da Universidade Nova de Lisboa: “Advanced Make-up Social Lab”. In Marketeer. Disponível em Internet.