Back to Haircolor: A importância dos serviços de coloração no regresso
A reabertura dos salões foi acompanhada de agendas preenchidas com marcações, o que veio confirmar a vontade expressa das clientes de voltarem às suas rotinas de beleza após o confinamento. A par dos cortes de cabelo, a coloração foi o serviço que mais se destacou, elevando o desafio aos profissionais, que à sua capacidade criativa e domínio da técnica, juntam agora a eficácia na “gestão do tempo” que esta nova realidade trouxe, como nos partilha Ana e Alexandre Vasconcelos, Fábio Oliveira, Feliciano Ferreira e Joana Pires.
Atentos a todos estes desafios, criámos um Giveaway, em parceria com a Redken, para premiar o talento dos profissionais nos serviços de coloração, que pode conhecer no final deste artigo.
Após dois meses de paragem, os salões voltaram a abrir com as equipas expectantes, mas ao mesmo tempo com muita vontade. Nos bastidores aconteceu toda uma preparação para receber os clientes em total segurança. Clientes com quem se mantiveram em contacto, reforçando os elos de confiança e a importância que têm na sua auto-estima.
No regresso à actividade, os clientes retribuíram, procurando acima de tudo mudanças de visual para assinalar uma “nova fase” nas suas vidas, como refere Joana Pires, para quem a coloração assumiu o papel principal. Para os menos ousados, a correcção e cobertura de brancos/raízes foram os serviços mais recorrentes. Os tons mais quentes e os loiros foram os mais procurados pelas clientes, facto que os profissionais justificam com a chegada da nova estação e a procura de um cabelo iluminado.
Os aliados na coloração: Emoção e razão
Emoção porque “muitas vezes os desejos das clientes não são expressos nas palavras, mas sim no olhar ou nas emoções que colocam nas palavras”. Quem o afirma são o Alex e a Ana, para quem a escuta activa é o primeiro passo, para definir a abordagem e o “plano de acção” para a escolha das técnicas e dos produtos. E aqui os aliados são claramente Redken Shades EQ Gloss, fundamentais “para o brilho final dos trabalhos” e os Shots da Redken, tratamento profissional de backbar, para “repor os nutrientes em falta no cabelo das clientes”.
Já no 5 Avenida Hair Studio, Fábio Oliveira revelou-nos que Redken Color Gels e Redken Shades EQ Gloss, “o match perfeito de coloração alcalina e ácida respetivamente”, foram os produtos mais utilizados no seu salão, pela “facilidade de aplicação e pela segurança e rapidez que oferecem”.
Quem partilha da mesma opinião é Feliciano Ferreira, que também escolheu os Shades EQ Gloss, a coloração semi-permanente com ph Ácido, como produto de eleição para os trabalhos de cor pela “previsibilidade, eficácia, brilho e rentabilidade”. Para os serviços específicos de aclaramento no Feliciano Ferreira Cabeleireiros, os maiores aliados foram os Flash Lift Bonder Inside, “pelo poder de aclaramento e proteção da fibra”.
Os Redken Shades EQ Gloss são os produtos estrela da Redken, escolhidos como aliados por todos estes profissionais!
Também no Retrovisor, a Joana Pires nomeia os Redken Shades Eq Gloss como o produto mais utilizado “porque permite equalizar e neutralizar os tons indesejados, condicionando e tratando o fio de cabelo em simultâneo, devolvendo o brilho e o aspecto saudável que as consumidoras tanto procuram”.
Explica-nos ainda que “foi recorrente a utilização de Color Gels na zona 1 (crescimentos) e Shades EQ nas zonas 2 e 3 (meios e pontas), para um match perfeito entre as texturas de ambas as colorações, rapidez na aplicação, e resultados finais bonitos e livres de tons indesejados. Em alguns casos, recorrendo apenas a Shades EQ, foi possível realizar um refresh em balayages, conferindo profundidade, brilho e neutralização, permitindo que o retoque do aclaramento fosse adiado por mais umas semanas”.
Os novos desafios e as soluções
Um dos grandes desafios impostos aos cabeleireiros foi a gestão de tempo: realizar os serviços requisitados com a mesma qualidade e, no final, higienizar a área e todos os materiais utilizados. Tudo num espaço de tempo limitado pela agenda.
Os profissionais adaptaram-se e encontraram algumas soluções: recorrendo a técnicas de coloração que facilitam a aplicação da cor e potenciam os resultados, realizando os diagnósticos em dias anteriores à marcação e tentando perceber o que as clientes desejam antecipadamente.
Joana Pires reconhece que as técnicas de coloração relacionadas com a correcção de cor e o domínio do “Color Mantra” têm sido fundamentais para obter resultados finais de qualidade, e neste momento são a solução para prestarem serviços mais precisos e personalizados, num menor espaço de tempo. Acrescenta ainda que outro dos seus métodos é “conseguir criar técnicas que devolvam profundidade, espaços negativos e positivos e movimento no resultado final, para evitar processos longos de aclaramento e tirar proveito dos tons já existentes”.
O que é Color Mantra? Quais são as zonas? Aconselha-se a aplicação da cor nas diferentes zonas com base na ciência do PH porque: · Cada Zona adapta-se melhor a diferentes cores, com base nas condições do cabelo. · A integridade das partes mais sensibilizadas do cabelo é uma questão fundamental na saúde do cabelo e satisfação da consumidora; · A combinação de cores alcalinas e ácidas maximiza os resultados das cores e diminui os danos no cabelo. Nota: As cores alcalinas devem ser aplicadas apenas na Zona 1e uma cor ácida nas Zonas 2 e 3.
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No 5 Avenida Hair Studio procuraram rentabilizar o tempo, sem descurar passos tão importantes como o diagnóstico, por isso optaram por fazer “um minucioso rastreio pelo telefone e caso as de clientes desejem resultados que envolvam um processo de aclaramento, executamos a madeixa teste no dia anterior à marcação” esclarece Fábio.
Para novos clientes, no Hairtz optaram por solicitar ao cliente uma fotografia actual do cabelo e perceber, no acto de marcação, qual o resultado que o cliente pretende, para assegurar um maior controlo do tempo de trabalho e o espaçamento entre clientes.
Formação: a chave do sucesso
É unânime que a formação contínua se revela fundamental para o domínio das técnicas de coloração, para uma maior precisão e consequentemente para melhores resultados. É um “never stop learning” como afirma o Fábio, que permite preparar os profissionais para os “casos reais”, ajudando-os a tirar o maior partido de cada produto e a exercitar a parte criativa que se revela na apresentação de técnicas cada vez mais personalizadas e rentáveis, criando uma “assinatura própria” como nos refere Feliciano. Mas a formação ultrapassa a componente técnica e assumiu um papel central em todo o negócio ao considerar que os cabeleireiros são também gestores, marketeers, influencers , e garantindo que são “melhores todos os dias”.
Giveaway:
Os serviços de coloração são os mais procurados pelos clientes, e reconhecendo o desafio que está a ser o regresso ao ativo, a Tom Sobre Tom, em parceria com a Redken, criou um Giveaway que vai decorrer no Instagram da Tom Sobre Tom.
O prémio? Um Super Kit de Coloração para valorizar o talento, a criatividade e o esforço dos profissionais!
Para participar:
- Seguir @revistatomsobretom e @redken;
- Fazer like no post do giveaway no feed da @revistatomsobretom
- Identificar dois colegas de profissão;
- Publicar na sua conta de Instagram até 3 looks de coloração realizados no período do regresso com a #regressoaosalao e identificar a @revistatomsobretom e a @redken
O sorteio tem início no dia 16 de Junho e decorre até às 23h59 do dia 26 de Junho. O vencedor será anunciado no dia 29 de Junho às 21h00, através dos stories e no feed da @revistatomsobretom.
Boa Sorte!