Isabel Salgueiro Valença: “O mais importante é saber ouvir”

Apaixonada pela profissão, Isabel Salgueiro abriu o seu instituto de beleza há 26 anos e, desde então, apresenta a agenda preenchida de manhã até à noite. A Tom sobre Tom foi conhecer a sua história e partilha consigo a razão do seu sucesso.

 

Porque optou pela estética?

Sempre gostei de estética, talvez porque para mim significa arte, coração. Também gostava de cabelos mas considero que  a estética é uma área mais vasta, mais envolvente. Hoje estou satisfeitíssima com a minha escolha e, apesar de trabalhar inúmeras horas, nunca estou cansada. Estou sempre à procura de novidades e em constante observação do que se passa no mercado.

 

Que papel a formação representa no seu percurso?

No percurso que escolhi, a formação é a base essencial do sucesso. Abri o meu próprio espaço 2/3 anos após ter realizado um curso de estética, mas fui sempre frequentando cursos direccionados para a necessidade do cliente. Assumindo que a Formação é um investimento, procurei sempre Escolas que me garantiam a melhor Formação em qualquer das áreas: Drenagem Linfatica, Maquilhagem, etc.Ter confiança, uma formação sólida e dar resposta ao que o cliente realmente nos pede é crucial.

 

 

O Instituto Isabel Salgueiro celebra este ano 26 anos. O que sente que mais evoluiu ao longo destes anos?

Este foi o primeiro espaço que abri, mas não com a dimensão que hoje apresenta. A afluência aumentou e, com a solicitação de serviços específicos, precisei de alargar o espaço e aumentar a equipa de colaboradoras. Hoje, o cliente percebeu que a estética não passa apenas pelo trabalho básico de higienização e limpeza de pele, neste momento já está mais próxima da cirurgia estética.

 

O que é que diferencia o seu instituto de beleza?

A paixão e o gosto pela profissão é o que nos diferencia. Nós temos que ser o primeiro cartão de visita: nunca aplicamos nada ao nosso cliente que não tenhamos experimentado em nós mesmas, porque, quando dominamos um tratamento, realizamo-lo com maior segurança. As pessoas vêm porquê? Porque viram os resultados, por isso faço sempre o registo fotográfico de todos os trabalhos para que esta confiança seja transferida para o cliente. Mas o nosso sucesso também se deve a todo o apoio de empresas de excelência com as quias optei trabalhar.  Isto porque há marcas que têm produtos muito bons, mas é preciso mais: estarem sempre actualizadas, garantirem uma formação de excelência,  estarem  sempre disponíveis para responder às nossas dúvidas. Isto não tem preço e acaba por fazer toda a diferença nos nossos serviços.

 

 

Como é constituída a sua equipa?

Todas as minhas colaboradoras são profissionais de estética. O curso base é igual, sendo depois  as direcciono para  equipamentos e patologias consoante a oferta de serviços que apresentamos e o volume  de procura que estes têm.   Porque quero garantir o mesmo nivel de serviço, independentemente de quem o presta,  invisto imenso na sua formação e, se sinto necessidade de ter uma profissional especializada numa área, por exemplo maquilhagem,  patrocino  a formação em questão.

 

Quais as características que mais valoriza quando procura colaboradores?

As colaboradoras têm que passar por um curso de excepção que inclua a parte de anatomia e marketing. Esta profissão necessita de uma grande proximidade com o cliente: ser sensível e flexível, e, principalmente, saber ouvir, até porque a meio do tratamento pode ser necessário mudar a orientação do percurso que estava inicialmente delineado. O importante nesta profissão é: saber ouvir, realizar um bom serviço, não julgar, estar atento, e, por vezes, conseguimos muito mais do que um resultado de estética: as clientes transformam-se nas nossas melhores amigas.

 

Qual o maior desafio quando se chefia uma equipa?

O maior desafio é sermos todas só um. Todos os anos, levo as minhas quatro colaboradoras a frequentarem cursos de coaching para reforçar essa união.

 

 

Quais os serviços mais procurados no seu instituto?

Os mais procurados são os tratamentos de corpo, tudo o que envolve a parte estética para diminuir volume: drenagem linfática e reafirmação. A electroestimulação também é um serviço muito procurado.

 

De acordo com esta oferta, quais as marcas com que trabalha? Porquê?

Trabalho com a Thalgo, uma marca extraordinária e vanguardista nos produtos para corpo pela segurança e qualidade que transmitem. Têm atenção em tudo: princípios activos, estudos pormenorizados, problemas de alergias… E depois apresentam, para além dos produtos para cabine, produtos específicos para dar seguimento ao tratamento em casa. A linha Aqua Marine é a minha favorita. Ainda a nível de corpo, adoro os produtos de origem natural da Alqvimia, é uma marca de eleição a nível terapêutico e de relaxamento. Trabalho ainda com a Biopeptix e com a Esthederm, que tem uns solares extraordinários.

 

Complementa a sua oferta recorrendo a parcerias com empresas externas?

Sim, trabalho com prestação de serviços nas áreas do laser, electroestimulação e unhas de gel, que vêm completar o nosso serviço e ajudar-nos a atingir o resultado final. Realizo ainda parcerias com a nutricionista Dra. Isabel Seabra, que representa a marca de nutrição Secret Fitness, e com a homeopata Dra. Vânia Teixeira que dão orientações e realizam diagnósticos aos clientes. Estas  profissionais de saúde integram na perfeição os nossos serviços porque em casos por exemplo de adelgaçamento, porque não analisar e ver quais as intolerâncias e o porquê do mau funcionamento do organismo com profissionais especializados?

 

 

Quais são os segredos do seu sucesso?

Embora o  nosso cliente seja unissexo,   80% é feminio, e a mulher hoje em dia tendo em conta o seu estilo de vida tem muita dificuldade em agendar tratamentos. Primeiro, um dos nossos segredos é a qualidade, depois é “alargarmos a agenda”: apresentar serviços antes das 9h e depois das 22h. Para isso é preciso ter paixão pela profissão, perceber o mercado e estar atenta: ao que dizem, ao que querem fazer mas não conseguem, no fundo, somos todos diferentes mas todos iguais. Depois, a chave é gerar confiança ao criar um ambiente familiar.

 

O que é que a revenda representa no seu negócio?

No meu negócio, a revenda representa uns 60%, e o que contribui para este valor é a confiança. O cliente tem que sentir que é aquilo que necessita, e, depois, ao ver o resultado repete e vai aumentando a aquisição do produto.

 

De que forma promove e comunica o seu espaço?

A minha maior divulgação é através do ‘palavra passa palavra’. A amiga diz à amiga que gostou do resultado e traz mais duas ou três amigas. A publicidade é fundamental, como é óbvio, só que hoje o mercado é bombardeado por marcas maravilhosas, ilustrações espectaculares e modelos extraordinários e as clientes ficam um pouco perdidas. Portanto, têm que sentir segurança no serviço e depois acaba, com certeza, por ser conversa de jantar de natal, do jantar de fim de semana, da despedida de solteira… A melhor publicidade é realmente verem os resultados nas nossas clientes.