KEVIN.MURPHY x Massimo Morello: Uma dupla imbatível

Massimo Morello apaixonou-se pela profissão de hairstylist e decidiu tornar-se educador. Para o acompanhar neste percurso de mais de 27 anos, escolheu a marca KEVIN.MURPHY com a qual partilha os mesmos valores e a paixão pela moda.

 

 

Perfil

Session Stylist KEVIN.MURPHY

Especializou-se na realização de penteados para desfiles de moda e sessões fotográficas e actualmente participa nas várias Semanas da Moda onde Paris, Melbourne, Copenhaga, Estocolmo, Praga, Holanda, Londres, Madrid e Berlim servem de palco do seu trabalho. Colabora com diversas revistas de moda como Vogue, Elle, Harpers Bazaar, L’officiel e InStyle.

 

 

Quando é que tudo começou?

Eu nasci numa família de hairstylists, do meu avô ao meu pai, mãe e irmão, por isso apaixonar-me pela profissão foi algo natural. Quando era criança, lembro-me de ir com a minha bicicleta visitar o salão do meu pai. Sentava-me numa cadeira e usava os produtos no meu cabelo… Até que começei a trabalhar ali. Na altura, o meu pai tinha um salão muito grande com 15 colaboradores, por isso estive ocupado desde o primeiro dia!

 

Que papel representa a Formação e a Educação na sua carreira de mais de 27 anos?

O meu pai incentivava-me sempre a apostar na educação e disse-me que chegou longe porque investiu muito tempo a aprender coisas novas, mas, honestamente, aos 14 anos tudo o que eu queria era ter algum dinheiro no bolso e   sair com os amigos. Passados alguns anos, quando comecei a frequentar cursos então sim, apaixonei-me pela profissão. Apaixonei-me tanto que quis tornar-me educador e, aos 18 anos, fiz a minha primeira apresentação e ainda guardo esse vídeo em formato VHS. A partir daí, sempre me dediquei à educação.

 

O que mais o apaixona na sua profissão?

Diferentes aspectos, mas talvez o principal seja poder conhecer pessoas novas a toda a hora, que me inspiram diariamente nos desfiles de moda em qua participo. Apenas olhar para os cabelos dos meus colegas já é uma fonte de ideias infinita. Outra parte do meu trabalho que adoro é poder viajar pelo mundo e conhecer novas culturas, tradições e experimentar comida!

 

 

Qual é o principal objectivo de cada desfile de moda que realiza?

Ter a certeza que cada designer está satisfeit(o)a com o nosso trabalho, mas, ao mesmo tempo, ter uma equipa feliz que regressa a casa com uma grande experiência para contar. Não é apenas sobre o que fazemos ao cabelo, mas como chegamos ao resultado final, e eu tento sempre fazê-lo com uma atitude positiva e com um sorriso no rosto.

 

Partilhe connosco a sua história com Kevin Murphy.

Vivi na Austrália durante muitos anos e, em 2009, enquanto conduzia a minha vespa em direcção à escola vi um grande poster numa janela com uma linda mulher com cabelos cor cobre. Eu sabia que aquela janela pertencia a uma academia de hairstylists, por isso decidi ir bater à porta e reunir algumas informações. ‘KEVIN.MURPHY foi a marca que produziu aquela foto’, contaram-me. Passados alguns dias, estava de volta à academia e fiquei a conhecer a história por detrás desta marca, todos os produtos e a sua filosofia. Antes de me ir embora, disse a mim mesmo que não queria apenas ter os seus produtos no salão, mas ser também educador da marca. O resto é história. Uns anos depois, regressei à Europa e comecei como GOLD.KEY até chegar ao meu título actual de SESSION.MASTER.

 

 

Quais são os pilares Kevin Murphy para o seu trabalho?

Não faço nada no qual não acredite, e a KEVIN.MURPHY acredita no mesmo que eu: o compromisso em ser uma marca mais sustentável, ter uma conexão mais forte com a moda e, por último, tem produtos que tornam mais fácil o meu trabalho diário (e o das modelos). Os produtos são leves e versáteis e, para mim, é impossível imaginar experimentá-los uma única uma vez e não me apaixonar por eles.

 

O que mais valoriza num produto?

Em primeiro lugar, a tecnologia que incorpora ingredientes de baixo peso molecular. Trata-se de um sistema que confere leveza ao styling e foi o que mais me atraiu em KEVIN.MURPHY. Lembro-me de ver SESSION.SPRAY ser usado imenso nas modelos e, depois de escovar o cabelo, saía tudo, sem deixar qualquer resíduo no cabelo ou ombros! E isto aplica-se a qualquer produto da marca! Ao mesmo tempo, todos os produtos são pensados e concebidos para garantirem um cabelo protegido e regenerado.

 


Partilhe connosco os seus produtos Kevin Murphy favoritos. Porque são tão especiais?

Se o meu salário dependesse de três produtos iria escolher ANTI.GRAVITY.SPRAY, FRESH.HAIR e SESSION.SPRAY. O FRESH.HAIR não é apenas um champô seco que nos ajuda no backstage quando não podemos lavar o cabelo, ele adiciona simultaneamente textura ao cabelo fazendo com que qualquer penteado que quero realizar seja fácil de alcançar. O ANTI.GRAVITY é o meu produto “herói” em qualquer cabelo que eu trabalhe. É um produto de volume que adiciona textura e brilho ao cabelo. O aroma a lavanda acalma e relaxa, mas também ajuda a diminuir a produção de óleo no couro cabeludo, permitindo um cabelo mais limpo durante mais tempo. SESSION.SPRAY é mais uma ferramenta do que um produto. É um spray que demora alguns segundos a secar e, nesse tempo, posso decidir se quero um acabamento firme ou se quero continuar a fazer o brushing para alcançar penteados de longa duração. Tudo isto com propriedades anti-humidade e imenso brilho!

                                           


 

Qual é o significado de ‘tratamentos de pele para o seu cabelo’ e porque é tão importante no ADN de Kevin Murphy?

Historicamente, os produtos para a pele usavam ingredientes mais refinados e poderosos do que os tradicionais produtos de cabelo tradicionais, o que leva a que sejam absorvidos mais profundamente pela pele. Aplicada a mesma regra aos ingredientes de um produto de cabelo nasce KEVIN.MURPHY. É este o ADN da marca. KEVIN.MURPHY criou esta marca no backstage quando não estava satisfeito com os produtos existentes no mercado, pois deixavam o cabelo oleoso e sem volume depois de algumas horas de trabalho. Hoje, ainda seguimos as suas pisadas com o lançamento de cada produto.

 

Desde a sua criação, Kevin Murphy apresenta uma abordagem ecológica. Conte-nos mais sobre esta preocupação e como se materializa nos seus produtos e estratégia.

Infelizmente, somos capazes de destruir o planeta onde vivemos com toda a poluição que produzimos e pelo o modo egoísta como olhamos para o plástico e para o lixo que aparece de forma mágica. A KEVIN.MURPHY assume que somos convidados deste planeta e, como convidados, temos que ser bem-educados e tratar bem o nosso anfitrião. Esta política materialização nas opções que toma:  as embalagens contêm mais produto para que possamos transportar mais produtos em menos camiões e trabalhamos com fornecedores que utilizam o micro-cultivo. Somos aprovados pela PETA, porque não testamos em animais e estamos extremamente orgulhosos disso. Este ano, estamos muito orgulhosos em afirmar que somos a primeira marca de cabelo a utilizar plásticos encontrados no oceano na produção das nossas embalagens. E esperamos não ser a única e sensibilizar outras marcas a seguir a nossa ideia. Cada embalagem nossa que compram, é uma embalagem que removem do oceano!