Paixão & Inspiração: O lema do projecto de Educação Alfaparf Milano

Equipa Educação Alfaparf Milano

A Educação é um dos pilares que define a Alfaparf Milano enquanto marca profissional, que acredita ser essencial para inspirar, valorizar e determinar o sucesso dos cabeleireiros. Com um espírito vanguardista e empenhada em oferecer conteúdos formativos relevantes e actuais aos seus clientes, a Alfaparf Milano apresenta um projecto de Educação completamente renovado, que conta com uma equipa empenhada e apaixonada, que a Tom Sobre Tom foi conhecer.

 

 

O Departamento de Educação da Alfaparf Milano é composto por uma equipa dedicada aos profissionais que fazem da criatividade uma missão, para que se sintam parte integrante de uma “família” para quem a formação é sobretudo paixão e inspiração.

Célia Ferreira, fascinada pelo poder da partilha, pela contribuição para a evolução dos profissionais e, sobretudo pela oportunidade de estar em permanente progresso e desenvolvimento, assume a direcção Técnica do grupo e dirige o Departamento Educação, que é constituído pelos Formadores Internos, pela Artistic Team, pelos Advisers, Embaixadores e Digital Influencers da marca.

Leia a entrevista exclusiva de Célia Ferreira à Tom Sobre Tom aqui.

 

 

Formadores Internos: Christine Silva e Ivo Augusto

Equipa Educação Alfaparf MilanoChristine Silva

Natural de França, apaixonou-se pelas tesouras e penteados ainda muito nova. Formou-se nas academias e salões franceses, passando por espaços como as cadeias Jean Louis David e Saint Algue. Em 2013 surgiu a oportunidade de fazer parte da Alfaparf Milano a convite do Director Geral Ibérico Dimitri Mazzolini. “Desde então, tive o privilégio de ter acesso a formações nacionais e Internacionais com técnicas avançadas de corte, penteados e todas as vertentes técnicas. Essas experiências passaram também por formações em várias academias, nomeadamente a academia BW By Eliabe Moreira, academia Dejanel, Academia Rizos, entre outros.”

Interesses: Ao longo destes cerca de 30 anos de profissão a sua paixão sempre foi pautada pela colometria e pelo visagismo, sendo uma fã confessa do estilo criativo. Adora styling e corte, mas é na cor que encontra a sua maior motivação.

Equipa Educação Alfaparf Milano 

Ivo Augusto para quem ser formador é uma aventura constante conta-nos que” todos os dias estou em sítios diferentes, com equipas novas, a respirar e a espalhar a essência desta marca”:

Ivo Augusto assumiu a sua paixão pelos cabelos ainda muito novo, e aos 18 anos viu o seu sonho concretizado. Aos 21 anos iniciou a carreira de formador, que até ao dia de hoje é o que o preenche, porque na sua perspectiva “a formação serve para dar segurança e confiança aos profissionais quando enfrentam no salão todo o tipo de desafios”.

Interesses: Ampliar a beleza e a auto-estima das pessoas através dos cabelos.

 

 

 

A equipa de advisers:

Equipa Educação Alfaparf Milano

 

Fernanda Dourado, a herança de uma paixão

Salão Fernanda Dourado | Barcelos

Ainda criança já brincava na barbearia do avô Zé, onde ajudava a lavar cabeças e, com supervisão, manuseava as navalhas e o assentador. Mas foi o tio Joaquim, proprietário de dois salões, quem lhe fez despertar a paixão e o gosto pela profissão. E como o que está “destinado sempre acontece”, Fernanda recebeu o convite de uma cabeleireira, onde era cliente, para ajudá-la aos fins de semana “e a partir daí foi mãos à obra até aos dias de hoje”. Procurou formação em academias internacionais como Rizzola, Tony & Guy, Saco, Dejanel Academy e Llongueras, para aprender com os melhores e em 2008 abriu o seu próprio espaço. Um ano mais tarde tornou-se adviser da Alfaparf Milano. Um desafio que abraçou e que a fez crescer enquanto profissional e pelo qual se sente grata “por todas as partilhas e aprendizagens que tive com todas as pessoas com que me cruzei nesta grande escola que é esta empresa”.

Interesses: Formação e o dia a dia do salão preenchem a Fernanda, que acredita que cada um tem de procurar a formação indicada às suas paixões e interesses.

 

Inácio Eiras, divide o amor pelas tesouras com a Formação:

Salão Okto Store | Guimarães

“Filho de peixe sabe nadar” e Inácio Eiras não é execpção. O pai, barbeiro de profissão, incutiu ao filho o amor pela barbearia, que levou Inácio a especializar-se na área. Agora com 20 anos de carreira soma já alguns prémios. Consciente que a Formação é o caminho que qualquer profissional de excelência deve seguir, tornou-se formador há 12 anos, para ajudar os colegas a atingir esse patamar de sucesso. Desde 2015 na Alfaparf Milano, acredita que os valores que a marca representa, como a qualidade e profissionalismo o motivam a ser sempre melhor.

Interesses: Motivado por um amor de família, revê-se no seu espaço, na sua barbearia e enquanto formador.

 

 

Diogo Meneses, o jovem adviser movido pelo gosto da partilha:

Salão Mood Hairdressing – Vila Nova de Gaia

Estreou-se na profissão que sempre desejou aos 18 anos. Hoje com 23 cumpre um dos seus sonhos profissionais ao pertencer à equipa de formação da Alfaparf Milano, onde pode ajudar e partilhar “algumas das técnicas que tenho aprendido e desenvolvido nos últimos anos”. Quando recebeu o convite para ser um dos advisers da Alfaparf Milano em Portugal foi “inundado” por um sentimento de alegria e responsabilidade, que encara como uma porta aberta para tudo de bom que está para vir.

Interesses: Apaixonado por transformações e colometria, adora conseguir criar emoções nas clientes.

 

 

Andrei Dubceac, dos desfiles para os salões:

Andrei era manequim quando se apaixonou pelo trabalho dos profissionais que tratavam dos cabelos nos bastidores dos desfiles. Em 2017 decidiu seguir os sonhos e formou-se na academia Inês Pereira. Quando terminou a formação base começou a trabalhar já como cabeleireiro, mas não parou de procurar saber mais e investiu em formação com profissionais que admirava. A partir de 2018 teve a oportunidade de trabalhar com Rui Rocha, com quem aprendeu muito sobre cabelos na área da moda. Este ano tornou-se um dos advisers da Alfaparf Milano, o que o faz sentir realizado porque para Andrei “a formação é um dos pilares da nossa profissão, para estarmos sempre actualizados e para conseguirmos dar as melhores respostas aos nossos clientes” e enquanto adviser “espero partilhar tudo que sei e aprender sempre mais. Afinal, a vida é uma aprendizagem”.

Interesses: Adora criar stylings nos bastidores de editoriais e desfiles de moda.

 

Liliana Teixeira, com apenas 35 anos, leva já uma vida dedicada à arte dos cabelos:

Salão Urban Trend | Lisboa

Muito sociável, quando começou a trabalhar como ajudante num salão aos 15 anos, enquanto estudava, encontrou na dinâmica de conhecer pessoas diferentes todos os dias, o caminho a seguir. Apaixonada por cabelos desde criança, nunca mais parou. Fez formação e hoje é Salon Manager, Responsável de Formação e Directora Técnica da cadeia de salões nacional Urban Trend. Cliente Alfaparf Milano há mais de 13 anos, viu a oportunidade de ser adviser da marca como um novo desafio, “muito exigente, mas imensamente gratificante”, sobretudo porque “para a Alfaparf Milano cada cliente é único e especial”, uma visão partilhada pela Liliana.

Interesses: Adora pessoas e adora comunicar, por isso sente que a formação e a partilha de conhecimento a preenchem.

 

Equipa Educação Alfaparf Milano

Kátia Nunes, o sonho de ter um salão próprio

Salão Kátia Nunes Concept | Carcavelos

Katia Nunes começou esta aventura no mundo dos cabelos apenas com 14 anos. Fez várias formações e passou por academias internacionais como Jaques Dessange, Luis Llongueras, Sacco e Vidal Sasson. Apaixonada pela marca Alfaparf Milano, foi com entusiasmo que recebeu o convite do Director Dimitri Mazzolini para fazer parte da equipa de Educação. Em 2015 realizou o sonho de criar a sua própria marca, abrindo um espaço, onde, em conjunto com a sua equipa, tem como missão: “não produzimos visuais, mas sim, criamos identidades”.

Interesses: Adora transformar os visuais, de forma que as clientes se identifiquem realmente com a própria imagem e saiam felizes do seu salão.

 

 

 

A contínua vontade de aprender e partilhar de Eugénia Domingues:

Espaço Novo Corte | Alcochete

Assumiu a sua paixão pelos cabelos ainda muito jovem e iniciou o seu percurso aos 14 anos numa escola profissional em França. E desde aí nunca mais parou. Desbravou um caminho pautado pela Formação, que acredita ser essencial para evoluir, crescer e aprender. Com a Alfaparf Milano fez inúmeras formações nacionais e internacionais e agora abraça o projeto de Educação da marca enquanto adviser, o que acredita que é um “privilégio”.

Interesses: O gosto pela moda, beleza e a imaginação levaram-na a querer ser cabeleireira, mas o saber escutar o cliente, a liberdade de criar e o sonho fizeram-na continuar. 

 

Cláudia Marques, o brilho no olhar de uma menina fascinada por cabelos:

Salão CK Hair & Beauty Stylists | São Brás de Alportel – Faro

Cláudia Marques, agora com 38 anos, soma já vários anos de carreira enquanto cabeleireira. Ainda adolescente apaixonou-se pela profissão. As tesouras, os cabelos e as transformações que via quando ia ao cabeleireiro fascinavam-na e não demorou a escolher aquela que ia ser a profissão da sua vida. Fez formação profissional e quando terminou surgiu a oportunidade de abrir o seu próprio salão. Durante estes anos teve sempre vontade de aprender, evoluir, para conseguir oferecer serviços de excelência aos clientes. A Formação conquistou-a e decidiu tornar-se também formadora. No caminho encontrou a Alfaparf Milano, marca com que trabalhava no salão e agora representa enquanto adviser.

Interesses: Fascinada pela profissão que escolheu há mais de 20 anos, encontra a motivação na partilha de conhecimento e na aprendizagem com os melhores.

 

 

 

Décia Brito, apaixonada por cabelos, maquilhagem e criatividade:

Décia Brito | Funchal

Motivada pela arte e criatividade, Décia começou por procurar formação na área da maquilhagem, onde, em Londres, se especializou na área de maquilhagem televisiva, cinema e moda (2009). Mas não chegava. Precisava de mais e por isso fez várias formações como cabeleireira, trabalhando depois como freelancer ainda na capital do Reino Unido. Uma aventura que lhe deu bagagem, para aquando do regresso ao Funchal, a sua terra natal, embarcar num grande projecto: ser maquilhadora e cabeleireira na RTP Madeira. Décia traçou um caminho de sucesso sempre à procura de saber e aprender mais, com várias formações, tornando-se depois, em 2017, formadora no CEN – Escola Profissional de Estética e Cabeleireiro. Em 2018 abraçou o desafio da Alfaparf Milano e desde então é Adviser da marca, que define como “um ciclo completo de arte”.

Interesses: Apaixonada por cor na maquilhagem e nos cabelos com a colometria, acredita que a criatividade e a aventura a definem.

 

Luís Cabral a paixão pelas artes & cabelos:

Salão Luís Cabral | São Miguel Açores

Equipa Educação Alfaparf MilanoNatural de Água de Pau, uma vila na Ilha de São Miguel, nos Açores, Luís Cabral descobriu a paixão pelos cabelos, numa brincadeira de escola, quando decidiu cortar o cabelo a um colega. No entanto, ainda não convencido continuou os estudos na área das Artes & Design, mas não tardou a perceber que era a arte dos cabelos que o preenchia. Luís Cabral considera que a formação artística lhe deu ferramentas que ainda hoje utiliza. Ser adviser na Alfaparf Milano para Luís é um privilégio, porque tem a oportunidade de simultaneamente poder aprender e ainda contribuir para o percurso de vários profissionais.

Interesses: Das artes aos cabelos, a criatividade está sempre presente e motiva-o a ir sempre mais longe.

 

A Artisitc Team é formada por David Xavier e Carlos Almeida:

 

O percurso de sucesso de David Xavier:

Atelier Chiado Hair Salon | Lisboa

Aos 15 anos divertia-se a recriar nos amigos os cortes, colorações e penteados que via serem feitos pela mãe e uma colega. Depois começou a ajudar a mãe no salão e o dinheiro que ganhavam era investido em cursos do Núcleo de Técnicas Avançadas, com professores como Miguel Garcia, a Lauren Ferreira e a Dora Monteiro e foi, num desses momentos formativos, que foi convidado por Dimitri Mazzolini para a Alfaparf Milano e foi integrado na equipa de stylists da marca. Ao longo dos anos foi investindo em formações internacionais, destacando-se os vários módulos na prestigiada academia londrina Mahogany, os workshops na academia APM de Bréxia/Milão, bem como os workshops com o colectivo Xpression Criativos.  Agora como parte da Artistic Team, para David Xavier é “entusiasmante” porque sente-se livre para criar e poder representar o núcleo lusitano nas grandes produções da Alfaparf.

Interesses: Além de ser apaixonado pela arte dos cabelos, adora ter nas mãos o poder de dar confiança a quem o procura e a exigência que a profissão tem.

 

A dividir o palco com David Xavier a Alfaparf Milano tem Carlos Almeida, que decidiu substituir as tesouras de costura pelas tesouras de cabelo:

Equipa Educação Alfaparf MilanoSalão Anjos Urbanos | Porto

Natural de Santo Tirso, Carlos Almeida começou a trabalhar como costureiro, mas cedo percebeu que a sua arte era outra e trocou as linhas e agulhas pelos cabelos. Assim que começou a trabalhar num salão investiu em formação em Londres com Vidal Sasson e com Luís Llongueras em Barcelona e durante vários anos aproveitava o período de férias para investir no que de melhor se fazia na altura. Atualmente procura fazer formações em Itália, onde recria as novas tendências com um grupo internacional. Em 2019 foi convidado para fazer parte da Artistic Team da Alfaparf Milano, um desafio pautado pela exigência, o que o entusiasma.

Interesses: Adora atender clientes exigentes, que o motivam a ser melhor todos os dias.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Artigos Relacionados