Sabe o que é o Visagismo? Philip Hallawell explica

O que expressa o nosso rosto? Como criar uma imagem em sintonia com o cliente? E como ir ao encontro dos seus desejos de forma realmente personalizada? O mestre visagista Philip Hallawell respondeu a estas e outras questões e deu a conhecer o seu método para revelar a beleza dentro de cada um de nós.

Num mercado em que a grande tendência é a personalização, o Visagismo está a afirmar-se como uma ferramenta que pode ajudar o profissional a responder às necessidades da cliente actual – uma cliente que não procura o salão apenas para ‘ficar bonita’.

Embora a dimensão estética seja muito importante, esta mulher – e o homem também – encara a imagem como uma forma de se expressar. E exige que o profissional seja capaz de revelar quem ela é e a sua atitude perante o mundo através de um corte, de uma coloração, de um penteado, da maquilhagem, etc..

VISAGISMO: UMA LINGUAGEM UNIVERSAL

O que o Visagismo de Philip Hallawell propõe é uma abordagem que permite criar uma imagem pessoal e esteticamente harmoniosa, trazendo para o exterior as qualidades internas do cliente e o que ele deseja expressar. Isto é possível através do domínio da linguagem visual: das formas, linhas, cores, luz e sombra e outros elementos que compõem uma imagem, que têm um significado arquetípico e universal, isto é, igual em todos os tempos, lugares e culturas.

Por exemplo, aqui ou em qualquer outra parte do mundo, uma linha vertical simboliza força e poder, uma linha curva remete para a suavidade e para a sensualidade e uma linha inclinada para o dinamismo; um quadrado remete para a sensação de imobilidade e o triângulo invertido de instabilidade; o vermelho é uma cor passional enquanto o azul é uma cor fria que transmite calma, etc.. O profissional deve, por isso, estar atento a estes e outros elementos no rosto do cliente e ao que eles expressam: força, dinamismo, melancolia, etc.

Segundo Philip Hallawell, todos nós temos uma compreensão intuitiva desta linguagem, já que é antiga, primitiva e a primeira a ser utilizada para compreender o mundo que nos rodeia. E como a imagem é processada numa área do cérebro que provoca reacções emocionais antes que possa haver uma análise racional, todos conseguimos ‘sentir’ o que uma imagem transmite.

Para por em prática este método de Visagismo, o profissional de beleza deve ir além da intuição e ter um conhecimento profundo da linguagem visual. Assim, durante a consultoria deve avaliar as características físicas do cliente – o formato do rosto, das sobrancelhas, dos olhos, do nariz e da boca; a inclinação da testa; as linhas predominantes, etc. – de acordo com esta linguagem e os seus significados arquetípicos para perceber qual é o seu temperamento (ver caixa sobre os quatro tipos de beleza).

Deve também conversar com o cliente para perceber quem ele é, qual a sua profissão, as suas prioridades (a vida pessoal ou a vida profissional?), as suas preferências, incentivando-o a reflectir sobre si e sobre o que quer expressar com a sua imagem. Quando este trabalho é feito, na fase de execução o profissional será capaz de utilizar toda a sua expertise técnica para criar uma imagem de acordo com o temperamento e as necessidades do cliente.

Quando o profissional tem um domínio da linguagem visual, quando sabe o que cada elemento do rosto expressa, vai pensar em combinações de efeitos em vez de soluções padronizadas. Assim, torna-se um verdadeiro criador de imagens únicas para os seus clientes em vez de um mero seguidor de tendências”, explica Philip Hallawell.

 

 

A DIMENSÃO PSICOLÓGICA

O Visagismo de Philip Hallawell também incorpora elementos da psicologia, da ciência cognitiva, da antropologia e da sociologia. Por isso a dimensão psicológica da imagem também é muito importante para quem aplica este método. Devido à forma emocional como o cérebro lê as imagens, estas podem alterar o comportamento negativa ou positivamente. Assim, se alguém mantiver uma imagem demasiado ‘pesada’ as emoções geradas vão acabar por afectar o comportamento e, em última análise, a auto-estima. Da mesma forma, todos os dias os cabeleireiros e profissionais de beleza percebem mudanças positivas de atitude quando a cliente passa por um trabalho técnico.

Por trabalharem de perto com estas questões, Philip Hallawell considera que os profissionais de beleza têm uma grande responsabilidade. “Não se podem esquecer que trabalham com algo muito precioso para o ser humano: a sua identidade. E que podem fazer um grande bem às pessoas”, afirma.

 

OS QUATRO TIPOS DE BELEZA

Segundo o método de Philip Hallawell, cada pessoa é uma combinação única de quatro tipos de beleza,
baseados nos temperamentos do filósofo grego Hipócrates. Ainda segundo o visagista, temperamento é diferente de personalidade, que é afectada pela educação, pela cultura, pelas experiências – ao passo que o temperamento é inato e está relacionado com o que a pessoa é na sua essência.

1.  BELEZA FLEUMÁTICA
Serena, espiritualizada, meiga, acolhedora, abnegada. Transmite segurança e paz. Ligada ao éter, a sua cor é o roxo.
Os fleumáticos são amigáveis, pacientes e abnegados. São pacificadores e diplomáticos, pois não gostam de confrontos. Precisam de segurança, portanto não correm riscos. São amorosos, carinhosos e pacientes e transmitem satisfação e bem-estar.
Não são competitivos ou ambiciosos. Satisfazem-se com pouco, podendo tornar-se acomodados. Não gostam de incomodar os outros, porque não gostam de ser incomodados.

 

2.  BELEZA MELANCÓLICA
Elegante, sensível e artística, profunda, sofisticada. Transmite calma e organização. Ligada à água, a sua cor é o azul. Os melancólicos são sensíveis e introvertidos. Prezam a eficiência e a competência, podendo ser perfeccionistas. São profundos, reflexivos e pensadores, com inclinação artística ou científica. Preservam o seu espaço e não gostam que a sua privacidade seja invadida. Preferem não correr riscos e podem ser ansiosos. São organizados e têm uma certa tendência à inflexibilidade quanto a normas e regras. Esta característica pode torná-los controladores, tolhendo-lhes a criatividade.

 

3.  BELEZA COLÉRICA
Poderosa, passional, independente, líder. Transmite força, coragem e determinação. Ligada ao coração, a sua cor é o vermelho.
Os coléricos são pessoas fortes e decididas. Expressam as suas opiniões com força e paixão, o que faz com que pareçam intransigentes e autoritários. São emotivos e intensos. São fiéis, corajosos, generosos e prezam a lealdade. Actuam em linha recta, perseguindo objectivos e podem tornar-se insensíveis. São dominadores, impacientes e podem tornar-se arrogantes. São os líderes que podem transformarem-se em tiranos.

 

4.  BELEZA SANGUÍNEA
Luminosa, vibrante, dinâmica, motivadora, criativa. Irradia alegria e entusiasmo. Ligada ao sol, a sua cor é o amarelo.
Os sanguíneos são extrovertidos e enérgicos. Gostam de ser o centro das atenções. Gesticulam muito, são inquietos e riem e falam alto. São curiosos e não gostam de rotina, nem de ficar confinados, por isso preferem trabalhar fora de escritórios.
Podem ter dificuldade em concentrar-se e ser um pouco superficiais. Frequentemente não terminam o que começam e são desorganizados. Distraídos, podem também ser inconvenientes devido ao entusiasmo excessivo.