3 passos para oferecer um serviço personalizado no salão

Oferecer um serviço personalizado, que responda às necessidades individuais de cada cliente, é uma das exigências do mercado actual. Do diagnóstico ao look final, é clara a tendência cada vez mais alargada da segmentação dos serviços no salão. Eliabe Moreira sugere-nos três passos para tornar o serviço no salão mais personalizado. 

A produção em série, e a consequente padronização do mercado, fez despertar no cliente o desejo de realçar a sua individualidade. Estamos na era da personalização. Hoje, o cliente tem plena consciência da sua singularidade e procura exultá-la nas mais diversas situações do quotidiano. E é nesta exigência de mercado que reside, actualmente, o grande desafio dos profissionais. Mais do que um cabeleireiro, espera-se que o hairstylist seja um consultor de beleza global, capaz de ajudar o cliente a encontrar a solução que mais adequada ao seu perfil.

Personalização no salão

Eliabe Moreira, director artístico Alfaparf Group, não tem dúvidas em relação à priorização da personalização na oferta do salão. “A personalização tem de estar em primeiro plano na estratégia de um salão. O cliente deve ser tratado como único, porque cada cliente possui um estilo de vida muito pessoal e características físicas singulares, que implicam uma resposta à medida.”

Para oferecer um serviço individualizado, Eliabe destaca a importância da fase do diagnóstico. “Não podemos pedir a um cliente que dirija imediatamente para a calha de lavagem sem antes realizarmos uma consulta de diagnóstico. Escutar o cliente é fundamental: é essencial conhecer as suas expectativas e tocar no cabelo para perceber a sua forma natural. E só depois, criamos um projecto para esse cliente, que se adequa ao seu quotidiano e, idealmente, que torne a sua vida mais fácil.”

“A personalização do serviço tem de ser uma prioridade no salão.”

 

1.APRENDER PARA PERSONALIZAR

Para oferecer um serviço personalizado é imprescindível que o profissional detenha uma excelente preparação técnica, com a finalidade de proporcionar ao cliente a sensação de que está nas mãos de um expert. “A formação sólida é a base de um serviço feito à medida. Nos últimos anos temos assistido a uma revolução no mundo da beleza profissional, com a subdivisão e especialização de diferentes áreas do negócio. Num primeiro momento, houve um desagregamento das funções que, até à altura, se concentravam numa só pessoa: um profissional era, simultaneamente, cabeleireiro, manicure e esteticista. E agora vemos que o profissional de cabelos também se está a segmentar e especializar em diferentes áreas do cabelo: o colorista, por exemplo, faz apenas coloração e assume o papel de um químico dentro do salão, através da mistura de diferentes pigmentos para criar tons únicos para cada cliente.”

 

Personalização no salão

Formação Eliabe Moreira | ©Facebook Eliabe Moreira

 

 2. PERSONALIZAR PARA FIDELIZAR 

No contexto do mercado actual, o profissional diferencia-se pela experiência que proporciona ao cliente. O acesso a uma experiência única e totalmente personalizada oferece ao consumidor uma sensação de exclusividade e evoca a vontade de repetição, aumentando significativamente a probabilidade de este se fidelizar. “O hairstylist pode fazer o mesmo corte ou propor o mesmo tratamento a vários clientes, mas basta mudar um detalhe para tornar aquele serviço único. Qualquer pormenor que seja exclusivo, vai valorizar o serviço e ajudar o profissional a desenvolver um elo de fidelidade com o cliente”, esclarece Eliabe.

“A preparação técnica do profissional é fundamental para que o cliente sinta que está nas mãos de um expert.”

 

3. ENCONTRAR A SOLUÇÃO CERTA 

No salão, o cliente procura ser brindado com o factor novidade durante o atendimento. Um conhecimento profundo do portefólio de produtos e serviços disponíveis no mercado, permite ao profissional oferecer um serviço com propostas actuais e direccionadas ao perfil do seu cliente.

Para isso, Eliabe Moreira defende, a importância de o profissional estar atento a novos lançamentos e de desenvolver uma relação próxima com as marcas, no sentido de encontrar as melhores soluções para o cliente. “O salão é uma empresa que deve ser tratada comercial e criativamente. O cliente adora novidades e, se não existir uma boa relação entre o hairstylist e as marcas, o profissional de cabelos corre o risco de não conseguir acompanhar as evoluções tecnológicas e, consequentemente as necessidades do mercado, o que acaba por ter uma influência directa no seu papel enquanto consultor.” 

Atentas à tendência da personalização no salão, as marcas têm lançado programas e ferramentas ultra-personalizadas que o vão ajudar a transformar a visita ao seu salão num experiências totalmente personalizada. Conheça algumas dessas ferramentas aqui.