Alfaparf Milano: Academia de talentos

Educação, paixão e inspiração são os valores que definem a Alfaparf Milano e o seu espírito vanguardista orienta a estratégia com que a marca se posiciona no mercado. Para 2019, o desafio passa por um novo Projecto Educativo dinamizado por Liliana Alves que, com mais de 20 anos de experiência na área de cabeleireiro, assume agora a Direção de Educação da marca italiana no nosso país.

 

O que a desafiou no convite que a Alfaparf lhe dirigiu para assumir a equipa de educação?

A mim fascinava-me o facto de ser uma marca italiana, bem como os resultados finais da performance e da tecnologia que apresenta. A Alfaparf conquistou-me pela confiança nos produtos, nos resultados finais que são esperados e, para além disso, é uma marca bastante jovem, dinâmica e que tem muita vontade de fazer coisas diferentes no mercado. Esse é que é o grande desafio.

 

Da sua experiência de 20 anos, quais as características que considera que irão permitir responder melhor a este desafio?

Para podermos assumir a responsabilidade do Departamento de Educação de uma marca profissional de cabelos, temos de ser conhecedores da área na sua totalidade e eu sou cabeleireira de profissão. Nunca quis trabalhar só em salão, porque o meu objectivo era adquirir o máximo de competências e de conhecimento para depois poder partilhar com outros cabeleireiros. Depois, como gosto de poder desenvolver projectos diferentes e, tendo em conta que no Departamento de Educação, a cada ano, há um novo desafio porque a estratégia da marca assim o exige, posso sempre criar algo novo, associado à paixão que eu tenho pelo cabelo.

 

 

Em que consiste o “novo” projeto de educação da Alfaparf Milano e a que objectivos se propõe?

Em 2019 todos os cursos serão muito práticos. No fundo, é fazermos da academia um laboratório onde se possam testar as tecnologias ao limite, para que depois os cabeleireiros as consigam trabalhar com a máxima segurança, para surpreenderem sem serem surpreendidos. Para serem diferentes. Em Portugal existem imensos cabeleireiros e todos cortam, todos secam, todos fazem cor, madeixas ou alisamentos, mas para que se possam diferenciar dos demais só o conseguem pela formação e essa garantia é dada pela Alfaparf. Os objetivos principais do projecto passam por dotar os cabeleireiros de todas as ferramentas necessárias para serem bem-sucedidos no dia-a-dia, ao nível da utilização dos produtos e dando-lhes a conhecer todas as nossas novidades, lançamentos e toda a tecnologia inovadora que vai sendo desenvolvida.

 

Quais são as áreas de oferta de formação em destaque no calendário formativo e que ilustram o espírito vanguardista da marca?

Quando estou a programar uma formação penso sempre: “se eu fosse cabeleireiro e fosse fazer um curso o que é eu gostaria que me propusessem”. Este ano vou incluir a vertente de Business, sem divisão modular. Em termos práticos, a área de Business vai focar um pouco de tudo o que achamos ser necessário ter em conta para que o negócio seja bem sucedido, como a análise dos elementos de gestão, mas também a recepção e o atendimento ao cliente; a forma como devemos comunicar; quais são as mais valias de trabalhar uma rede social; os cuidados a ter quando se tira uma foto; os cuidados a ter com o expositor; como é que os produtos podem comunicar com o consumidor final… Esta será a nossa abordagem inicial até para testar a receptividade dos clientes. Se correr bem, no segundo semestre vamos para o patamar seguinte, com módulos, onde será incluída a vertente interna, com enfoque em como gerir e comunicar com a equipa, porque eu tenho reparado que quando entra um novo colaborador na equipa não sabe bem o funcionamento da empresa e as regras do salão, por isso é bom existir um manual de normas internas, que explique como funciona a empresa e qual é a sua visão, para que possam todos trabalhar com as mesmas regras, dando depois cada um o seu cunho pessoal. A parte de Business, numa fase inicial, vai ser assumida por mim, porque considero ter esta visão 360º bem intuída e penso que conseguirei dinamizar formações atractivas nesta área.

 

 

Como é que o Projecto Educativo se articula com os objectivos dos Departamentos de Marketing e Comercial?

Está tudo muito interligado. Eu só consigo definir um Plano de Educação a partir do momento em que tenho o projecto de Marketing fechado, porque os nossos cursos também sustentam os lançamentos. No que diz respeito ao Departamento Comercial, as vendas têm mais sucesso se Marketing e Educação estiverem bem alinhados, porque somos um suporte para gerar vendas, quer para nós, quer para os nossos clientes.

 

Na prática, de que forma a equipa de vendas é importante para transmitir feedback da experiência no salão?

Cada vez mais um vendedor assume o papel de gestor, mantendo com o cliente uma relação de proximidade e assegurando uma maior atenção às dificuldades e necessidades que ele possa sentir, de forma a que em conjunto consigam as melhores soluções para o negócio do salão. A minha ideia é que a equipa de vendas possa ter quase tanto conhecimento como um cabeleireiro, não sendo um. As formações internas já não são novidade, mas o que eu vou incluir são formações práticas, para que a equipa de vendas fique ainda mais apta a reconhecer as dificuldades que o cabeleireiro pode sentir.

 

A formação passa exclusivamente pela equipa da marca ou estão previstos formadores convidados?

Temos uma equipa de formadores externos já com uma grande dimensão (13 advisers, sendo que cinco são novidade para 2019) e nos nossos cursos contamos sempre com a participação de alguns deles. Cada um tem valências diferentes para que num todo se complementem. No fundo, o seu contributo é partilharem a experiência que retiram do facto de trabalharem diariamente nos seus salões. Depois dão-nos apoio externo, em todo o país e ilhas, para conseguirmos dar uma resposta mais rápida e eficaz às solicitações dos nossos clientes.

 

De que forma se consegue um equilíbrio entre impactar um maior número de profissionais e ao mesmo tempo atender a um “acompanhamento personalizado e presencial” tão desejado pela Alfaparf?

As nossas formações são ministradas na Academia da Alfaparf e nas principais cidades onde se concentram os nossos clientes, garantindo o mesmo formato e oferta formativa da nossa Academia da Maia. Nesta perspetiva os locais mais visitados são Coimbra, Lisboa, Algarve e depois as ilhas. A ideia é conseguirmos ter grupos mais pequenos e estarmos próximos dos nossos clientes, uma das grandes mais-valias da Alfaparf, que permite um acompanhamento mais personalizado.

 

A oferta “Taylor-made” é uma possibilidade como forma de responder a especificidades de alguns clientes?

Sim. Fazemo-lo com frequência recorrendo aos nossos advisers para garantir uma rápida resposta aos clientes. Quantos mais somos mais longe conseguimos ir, mais rápido conseguimos chegar e a evolução será sempre muito mais fácil. Temos situações em que vamos mostrar um novo produto que o cliente quer conhecer antes de o adquirir. Temos clientes que querem relembrar os seus conhecimentos sobre determinado produto e a sua aplicação, e nós vamos ajudá-lo, explicando como poderá retirar partido do potencial que esse produto tem. Depois há ainda o cliente que necessita de formação, mas que está tão distante que não consegue deslocar-se à Academia. Ou seja, a nossa oferta “Taylor-made” abrange formação no salão, assistência e demonstração.

 

A Liliana tem vindo a descobrir a Alfaparf, que considerações tem a fazer sobre a empresa, os produtos…?

Estou muito agradada pela forma como fui recebida desde o primeiro dia por toda a equipa, pelo projecto que é bastante atractivo e, acima de tudo, pelo resultado dos produtos, o brilho, a durabilidade da cor, a suavidade da fórmula… Cada produto que vou descobrindo é sempre uma agradável surpresa. Hoje consigo perceber a fidelização dos clientes à marca. Tem a ver com a forma como cada comercial trabalha cada cliente, com a filosofia da marca, com o departamento de educação e com os próprios advisers que são extraordinários e que têm muitas competências que podem partilhar de forma próxima com todos os nossos clientes.