Beauty mission: Plastic free

Conscientes do papel que todos temos a desempenhar em prol da sustentabilidade do nosso planeta, as respostas para reverter a situação ambiental em que nos encontramos multiplicam-se. A luta contra o plástico assume-se como um desafio em busca de novas soluções, prometedoras para o ambiente e ao qual a indústria de beleza profissional não fica indiferente.

 

Até 2030, a Comissão Europeia quer eliminar o plástico descartável no espaço europeu. A ideia é substituí-lo por alternativas sustentáveis, como o plástico reciclável, já que, anualmente, a Europa produz cerca de 58 milhões de toneladas de plástico e 25 milhões de toneladas de resíduos de plástico.

Quase metade (40%) da produção total de plástico são embalagens, que originam 60% dos resíduos de plástico. Apenas 40% das embalagens são recicladas, um número assustador se pensarmos no destino dos restantes objectos de packaging.

Estima-se que 8 milhões de toneladas de plástico acabam no mar. Nas praias europeias, é frequente encontrarem-se sacos, palhas, copos, garrafas e talhes de plástico, bem como pacotes e caixas de alimentos. Plásticos de uma única utilização que representam 50% do lixo marinho e que desperdiçam valiosos recursos para o planeta.

Se este registo se mantiver, em 2050 os plásticos representarão 20% de todo o consumo, 15% das emissões de gases com efeito de estufa e existirão mais plásticos do que peixes no mar.

 

 

O que faz do plástico o inimigo nº1 do planeta?

O plástico é um produto artificial e sintético, produzido em grande escala e que encontra a sua origem nos combustíveis fósseis. É versátil, facilmente descartável, com um tempo de vida útil curto e que apresenta uma degradação lenta e, consequentemente, um forte impacto negativo no ambiente.

O problema do plástico começa na sua produção, mas estende-se até ao final da sua vida (que pode ir até vários séculos, desde que deixa de ser utilizado). A sua durabilidade resulta na acumulação do material na natureza e na destruição do ecossistema. O plástico, quando no oceano, interfere na cadeia alimentar e põe em causa a vida de milhares de espécies. Os materiais desfragmentam-se em pedaços menores – microplásticos – que são ingeridos por seres microscópicos que, por sua vez, são ingeridos pelos peixes, que chegam à nossa dieta alimentar, diariamente.

 

 

 

O desafio do Compromisso Global da Nova Economia do Plástico

Os motivos para repensar e reinventar o plástico vão-se multiplicando e os órgãos de poder não poupam esforços para consciencializar e unir as empresas na missão de prolongar a vida activa do plástico e recorrer, sempre que possível, a alternativas sustentáveis.

O Compromisso Global da Nova Economia do Plástico, uma iniciativa liderada pela Fundação MacArthur em colaboração com a ONU Meio Ambiente, surge como o mais recente esforço para a redução de resíduos de plástico e tem um objectivo muito claro: criar uma economia circular do plástico, aumentando a quantidade de materiais reutilizados e reciclados em novos produtos, eliminando assim o desperdício e a poluição na fonte.

O mercado de beleza profissional não se distanciou do Compromisso. Henkel e L’Oréal estão entre as 250 organizações que assinaram o documento que pretende alcançar três metas:

– Eliminar resíduos e poluição por princípio;

– Manter produtos e materiais em ciclos de uso;

– Regenerar sistemas naturais.

A Henkel, empresa que detém a Schwarzkopf Professional e a Indola, já fez saber que “até 2025, 100% das embalagens da empresa serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis”. Mais, “a Henkel pretende utilizar 35% de plástico reciclado nos seus produtos de consumo na Europa”. Desta forma, a empresa irá assegurar o ciclo do plástico e corresponder aos objectivos propostos no Compromisso.

A L’Oréal, ao assinar este acordo, vem dar continuidade à sua estratégia de sustentabilidade, cujos resultados são já visíveis na “crescente utilização de matérias-primas renováveis e de origem sustentável ou na redução dos materiais de embalagem” e que tem como objectivos “promover formação e emprego, promover o solidarity sourcing, reduzir poluição e recursos naturais”.

 

Fontes:

Comissão Europeia, in “Changing the way we use plastics”.

L’Oréal Portugal, in “Sharing Beauty With All”.

Henkel AG, in “A Henkel assinou compromisso para impulsionar a economia circular”.