José Carlos Figueiredo: “O ADN da LVM é 100% profissional”
Seriedade, rigor e uma profunda dedicação ao profissional aliada a uma visão global do sector. Assim se poderia definir a postura da LVM perante um mercado cada vez mais competitivo. Os resultados estão à vista, sendo um dos mais importantes a representação exclusiva da Maletti em Portugal. Mas as novidades não se ficam por aqui, como revelou José Carlos, CEO da LVM, em entrevista à Tom sobre Tom.
Que estratégia e grandes apostas têm definido o percurso da LVM?
O nosso ADN é 100% profissional. Temos tido um percurso pautado pela escolha de marcas e serviços direccionados exclusivamente para profissionais de cabeleireiro e barbearia. O nosso cliente é o profissional e o nosso objectivo é a sua valorização. Temos investido imenso em feiras internacionais, onde nos inspiramos para trazer para Portugal as últimas tendências do mercado. Este facto, aliado ao nosso ADN, faz com que apostem cada vez mais em nós e nas nossas marcas, pela inovação e tendências, mas também pela segurança e protecção que asseguramos aos nossos clientes
Claro que para alcançar tudo isto é importante ter uma boa equipa…
Sem dúvida. As nossas equipas têm uma verdadeira paixão pelo que fazem. Sendo este um mercado de pessoas para pessoas, onde a vertente humana é muito importante, trabalhar com bons profissionais – que também são boas pessoas – permite-nos alcançar os melhores resultados. Temos, claramente, uma excelente equipa, com alguns dos melhores profissionais do sector.
Em linhas gerais, o que vai marcar o ano de 2017 para a LVM?
O reforço da aposta na formação, através do grande evento Hair in Motion. Esta iniciativa vai trazer a Portugal nomes como Trevor Sorbie, LLongueras e Jan Larsen, para inspirarem os profissionais que trabalham com o público feminino, e Paulo Soares para os que trabalham com o público masculino. Vamos também voltar a marcar presença nas feiras em Portugal para apresentarmos as nossas novidades: sejam as novas marcas de barbearia e os serviços de alisamento progressivo Nika sem formol nem ácido glioxílico, sejam os novos conceitos de salão Maletti. Prevemos um grande ano para nós e para os nossos clientes.
O que esteve na base da organização deste evento?
O Hair in Motion nasceu da vontade de reunir os clientes de todas as marcas que representamos em Portugal num evento que elevasse, ainda mais, a nossa afirmação enquanto empresa que aposta na formação, num espaço que proporcionasse descontração e lazer. Temos muito orgulho em trazer a Portugal nomes com provas dadas internacionalmente, verdadeiros gurus inspiradores do nosso sector.
E como está a ser a adesão?
A adesão ao evento está a ser enorme! O facto de haver profissionais que estão dispostos a investir cinco dias do seu tempo em formação mostra a vontade que este sector tem de evoluir. Para o ano haverá mais e fica no ar a ideia de criarmos a melhor equipa de formação do país, que seja uma verdadeira mais-valia de conhecimento para todos os profissionais.
“Não queremos ser escolhidos por sermos os mais baratos, mas sim os melhores, os mais exigentes. Trabalhar com qualidade é o nosso apanágio.”
O que significa para a LVM a representação exclusiva da Malleti no mercado português?
Significa que o trabalho, o rigor e a seriedade compensam. Ao longo dos anos fomos tentados a trabalhar com outros equipamentos, quiçá mais económicos, mas mantivemo-nos fiéis aos nossos princípios. Não queremos ser escolhidos por sermos os mais baratos, mas sim os melhores, os mais exigentes. Trabalhar com qualidade é o nosso apanágio e, no que respeita a equipamento, não há melhor empresa para representar do que a Maletti. E, hoje, Maletti em Portugal é da LVM.
Qual a perspectiva da LVM para a Maletti num contexto em que os negócios têm de se reinventar, em particular no âmbito do projecto Salon Emotion, apresentado pela Divisão de Produtos Profissionais L’Oréal Portugal?
Temos em perspectiva um grande crescimento para o nosso mercado. Efectivamente, os salões têm de se reinventar e há uma crescente preocupação dos profissionais em tornarem-se homens e mulheres de negócios e, também, em proporcionarem uma experiência emocional, única, ao consumidor. Esta é uma tendência que se verifica em todo o mundo e esta mudança de atitude vai ditar a diferença entre um salão que cresce a dois dígitos e um salão que luta para sobreviver. O Salon Emotion vem materializar esta ideia, quer em termos estruturais quer comportamentais.
“Hoje, Maletti em Portugal é da LVM.”
Como é que a LVM se posiciona relativamente ao mercado masculino?
Relativamente ao mercado masculino assumimos, com toda a frontalidade, que somos o parceiro certo: praticamente o único a trabalhar todo este novo mercado com uma oferta que vai além dos produtos, já que investimos na formação e comunicação das marcas que importamos. Criámos um novo departamento, chamado LVM Barber Supplier, que se dedica em exclusivo a este fenómeno. Estamos também a ajudar o mercado a crescer, estando presentes, directa ou indirectamente, em eventos com forte componente masculino: festivais de cerveja, concentrações de motards, eventos revivalistas com o “The Timers” ou o “Distinguished Gentleman’s Ride’, entre outros.
Na sua perspectiva, a que se deve o sucesso deste fenómeno em Portugal e de que forma os profissionais podem crescer com ele?
Deve-se ao facto de o homem estar a afirmar-se novamente na sua essência. Como tal, procura marcas que o compreendam, que representem bem a atitude, força e carácter masculinos, que é muito diferente do universo feminino. O mercado está a perceber que tem tudo a ganhar em compreender este fenómeno. Por isso estamos a assistir à criação de espaços exclusivos nos salões, com profissionais, decoração e marcas direccionadas para este público. E, claro, não posso deixar de destacar o aparecimento das barber shops, com conceitos muito próprios que podem ir ainda mais longe: a inclusão de um bar, de snooker, de acessórios de moda… enfim, há um mundo de ideias e temas apreciados pelos homens ‘de barba rija’. Este é um mercado com um enorme potencial e ainda em crescimento. O cuidado masculino veio para ficar e agora que os homens começaram a preocupar-se mais com a imagem, não vão deixar de procurar elementos diferenciadores em marcas e espaços que os seduzam. Querem sentir-se num verdadeiro gentleman’s club.