MENOPAUSA: UM NOVO CAPÍTULO PARA A BELEZA E O BEM-ESTAR DA MULHER

A menopausa é uma transformação profunda no corpo feminino, reflectindo-se na textura da pele, no cabelo e na auto-estima. Para os profissionais de beleza, é muito mais do que um desafio: é a oportunidade de redefinir o conceito de cuidado, oferecendo soluções inovadoras e personalizadas, que não só restauram a vitalidade da pele e dos cabelos, mas também renovam a confiança e o bem-estar das suas clientes.

 

Quando os primeiros sintomas físicos começam a surgir, como suores nocturnos, afrontamentos, insónias, aumento de peso, e se juntam a outros factores emocionais, como alterações de humor, ansiedade, irritabilidade, dificuldades de concentração e a ausência de menstruação, é um claro sinal que a menopausa está a chegar.

Trata-se de um processo biológico, natural e perfeitamente normal que ocorre na vida das mulheres, geralmente entre os 45 e os 55 anos. Durante esta fase, o corpo feminino passa por alterações significativas devido à diminuição na produção das hormonas sexuais, como o estrogénio, a progesterona e pelo encerramento definitivo dos ciclos menstruais.

Ao contrário das gerações anteriores, em que a menopausa era um tabu, vivida em silêncio e de forma solitária, as mulheres da Geração X (45-64 anos) estão a transformar esta fase da vida num momento de consciencialização e de empoderamento. Em Portugal, as mulheres desta faixa etária representam 55% da população feminina e estão cada vez mais à procura de produtos específicos para o cuidado de peles maduras.

De acordo com o estudo “Menopausa: Como é vivida pelas mulheres em Portugal”, promovido pela Wells e realizado pela Return On Ideas, com coordenação científica do médico ginecologista e obstetra Joaquim Neves, nove em cada 10 mulheres experienciam diversos sintomas durante a menopausa, sendo que 56% sentem os primeiros sinais antes dos 50 anos. Por outro lado, três em cada cinco mulheres acreditam que as marcas devem ser mais proactivas em responder às necessidades das mulheres na menopausa.

 

OS EFEITOS DA MENOPAUSA

TRANSFORMAÇÃO NA PELE

Com as flutuações hormonais características da menopausa, é comum que a pele comece a revelar sinais prematuros de envelhecimento.

  • Pele seca e desidratada – Na derme, a produção de fibras de colagénio nesta fase diminui drasticamente e a hidratação natural da pele abranda. Com o tempo, a função de barreira cutânea torna-se menos eficaz, tornando a pele mais fina, mais desidratada e áspera ao toque.
  • Perda de elasticidade e firmeza – A diminuição do estrogénio também tem um impacto directo na produção de colagénio, a proteína responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Com o tempo, a redução do colágenio pode levar a uma pele mais flácida, especialmente em áreas como o rosto e o pescoço. As linhas de expressão e rugas tornam-se mais acentuadas.
  • Hiperpigmentação – Algumas mulheres podem experienciar o desenvolvimento de manchas escuras na pele, conhecidas como hiperpigmentação.
  • Sensibilidade e irritação – A pele torna-se vulnerável a factores ambientais como a poluição e até a água quente, tornando-se mais propensa a irritações. As mulheres podem experienciar mais vermelhidões, sensações de queimaduras e dermatites, o que torna ainda mais importante o uso de cuidados que protejam e restaurem a barreira cutânea.

 

ALTERAÇÕES NO COURO CABELUDO

A menopausa também tem um impacto na saúde capilar das mulheres.

  • Mudança no crescimento do cabelo – Com o desequilíbrio hormonal, os folículos capilares começam a enfraquecer, resultando no afinamento dos fios. Este processo torna o cabelo mais vulnerável à quebra e dificulta o crescimento saudável. O afinamento pode ser especialmente visível na linha do cabelo e nas zonas superiores da cabeça, alterando a densidade e o volume dos fios.
  • Perda de brilho e vitalidade – A falta de estrogénio pode também afectar a produção de óleos naturais no couro cabeludo, o que pode levar ao ressecamento e à perda de brilho nos fios. O cabelo pode tornar-se mais frágil e propenso a quebrar.
  • Alterações na textura capilar – Com as alterações hormonais, muitas mulheres notam uma mudança na textura do cabelo, que se torna mais áspera e sem vida. O cabelo pode adquirir uma aparência mais rígida, propensa ao frizz, e dificultar o processo de styling.

 

O PAPEL DO PROFISSIONAL NA TRANSFORMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA MENOPAUSA

Embora a menopausa exija um acompanhamento médico, existem soluções específicas no campo da cosmética, desenvolvidas para minimizar os efeitos desta fase na pele e no cabelo. Com cuidados adequados e direccionados, é possível combater alguns dos sinais visíveis da menopausa, restaurar o equilíbrio e a confiança das clientes nesta fase transformadora da vida. A personalização é a palavra-chave. Cada mulher vivencia a menopausa de forma única, com diferentes sintomas e necessidades.

Para lidar com estas alterações de forma eficaz, é essencial sugerir rotinas de cuidados personalizadas com protocolos exclusivos, mas acima de tudo, saber promover um ambiente de confiança, empatia e auto estima nas suas clientes.