“O seu espaço seguro” – As empresas do sector de beleza também já têm um selo de segurança!

 

As associações do sector de beleza profissional voltaram a unir-se e lançaram ontem a iniciativa “O seu espaço seguro”, que vem reforçar o compromisso dos espaços de beleza profissional – cabeleireiros, barbeiros, centros de estética e institutos de beleza – com as medidas de contenção do novo coronavírus.

 

O sector de beleza profissional lançou a campanha ‘O Seu Espaço Seguro’, que se materializa num Dístico e num Manifesto, que resume todas as regras e recomendações essenciais implementadas aquando da reabertura dos estabelecimentos de cuidados pessoais no início de Maio. As empresas que aderirem ao movimento devem colocar o Selo e o Manifesto nos espaços profissionais e nas plataformas digitais. Esta iniciativa é sobretudo um apelo do sector para que todas as empresas mantenham o seu esforço em elevados níveis de higiene e segurança, reforçando a confiança dos seus clientes. Tendo em conta as novas regras estabelecidas a partir da meia noite de 14 de Outubro, esta campanha não poderia ser mais oportuna.

 

Desde a reabertura do sector que as associações e clubes artísticos tudo têm feito “para garantir que as medidas de contenção são devidamente cumpridas e que conseguimos fazer o nosso trabalho em segurança, com qualidade, profissionalismo e sem perigo de contágio”, garante Fernando de Sousa, Presidente da Associação dos Cabeleireiros de Portugal.

 

Com a confirmação, através de dados obtidos num estudo realizado pela Netsonda, que as clientes valorizam e sentem-se mais confiantes com a existência de um selo de higiene e segurança nos espaços de beleza profissional, as associações decidiram criar esta iniciativa, para que todos, clientes e profissionais, se sintam seguros nos espaços de beleza.

Cumprimento das Normas

A atribuição deste selo de segurança não é precedida de nenhuma auditoria, “mas de uma declaração séria do responsável por aquele estabelecimento, em cumprimento de um dever de verdade e de cidadania, em que publicamente garante aos consumidores em geral que o seu espaço é um espaço seguro”, como explica Cristina Bento, assessora de Direcção da Associação Portuguesa de Barbearias, Cabeleireiros e Institutos de Beleza, em entrevista ao jornal Público. Cristina Bento alertou ainda que “apesar dos representantes do sector da Beleza Profissional não realizarem quaisquer fiscalizações prévias podem, no entanto, à posteriori proceder a verificações de conformidade”.

 

O que fazer para receber o Kit Espaço Seguro?

Para receberem o “kit” Espaço Seguro, as empresas do sector têm de declarar o seu compromisso com o cumprimento destas medidas, declaração que os profissionais podem preencher e submeter AQUI . Depois de submetida esta declaração e do cumprimento dos procedimentos seguintes, os aderentes podem utilizar o Manifesto e o Dístico ‘Espaço Seguro’ fisicamente nas suas instalações e nas suas plataformas digitais

 

Recordamos aqui as principais regras de cumprimento obrigatório concertadas com a Direcção Geral de Saúde:

 

  • imposição de um número limitado de pessoas dentro de um estabelecimento, por forma de garantir o distanciamento;
  • acesso aos serviços apenas por marcação, evitando assim grandes aglomerados de pessoas;
  • higienização regular do espaço comercial, desinfecção e lavagem frequente e obrigatoriedade de utilização de máscaras, pelos profissionais e pelos clientes, bem como a utilização de penteadores descartáveis e/ou materiais não descartáveis que são de utilização única e devidamente esterilizados.

 

Esta informação não dispensa a consulta do documento com as normas estabelecidas para a reabertura do sector em Maio, que pode encontrar aqui.