Transformar um salão numa marca

Perante um cenário em que a digitalização faz com que tudo aconteça muito rápido, e a fidelização do cliente é um desafio crescente, como deverá posicionar-se um espaço para se manter na linha da frente?

Afirmando-se como uma marca para poder escrever a sua própria história. Só assim será diferenciador e relevante. Esta é uma visão que traz uma “mudança de jogo” no mercado. Para a Revlon Professional há 5 passos para o conseguir. Fomos saber quais são.

O mercado está a fervilhar, condição que traz consigo muitas oportunidades, mas que também acarreta desafios. Hoje em dia, já não basta ter talento. Para se destacar é preciso muito mais.

Mas porquê?

  • A indústria profissional de beleza está em permanente transformação;
  • Os clientes estão cada vez mais conscientes e exigentes. Estão mais informados do que nunca, com um entendimento mais profundo de suas necessidades e escolhas;
  • As visitas aos salões têm vindo a diminuir, em comparação com os anos anteriores;
  • A concorrência, tanto online quanto offline tem vindo a intensificar-se.

Criar uma identidade para a sua marca…

Pense no seu espaço de beleza de forma holística, tal e qual como uma marca, e questione-se sobre a sua identidade:

  • Qual é o seu propósito?
  • Que tipo de mudança ou impacto deseja causar?
  • A sua comunicação é consistente (logótipo, cores, etc)?
  • Como é que acha que os clientes percepcionam o seu salão?
  • O que distingue o seu espaço e o seu serviço da concorrência (para além do preço)?
  • Que tipo de experiência quer proporcionar aos seus clientes?…

Compreender a sua missão e a sua visão irá orientar as suas acções na criação de uma marca coesa e de uma comunicação com o cliente mais consistente, capaz de suscitar nele reconhecimento e confiança.

… EM 5 PASSOS

          1. O poder do seu salão enquanto destino de bem-estar

O percurso do cliente começa com a necessidade de um serviço de beleza. Este é o ponto de partida para uma experiência que deverá ser única. Para isso, é importante que reflicta sobre que tipo de serviço quer oferecer e de que forma o cliente chega até si. Entender o comportamento do cliente é fundamental.

Torna-se, por isso, da maior relevância criar um novo percurso do cliente, da qual terão de fazer parte os seguintes momentos:

a) Atracção

Captar os clientes certos é o primeiro passo, mas que necessitam de uma estratégia eficaz de marketing e publicidade para mostrar ao mundo o que tem para oferecer e da escolha dos meios certos para a divulgar, sejam eles físicos ( a montra por exemplo), sejam digitais (site,

 redessociais, etc)

b) Boas-Vindas + Diagnóstico

Assim que os seus clientes entrarem no seu espaço, receba-os com um sorriso caloroso e genuíno. Mostre interesse em conhecê-los e em criar uma relação. Depois, faça o diagnóstico, com base nas suas necessidades, expectativas e desejos, deixando claro que o serviço que vai prestar será sempre personalizado e à medida.

c) Experiências de Beleza

Durante o serviço, proporcione uma experiência de beleza que supere expectativas. Mime e cuide dos seus clientes, com os melhores produtos, as técnicas mais avançadas e o seu toque pessoal. Transforme o seu salão num santuário de bem-estar.

d) Área de Vendas e Pagamento

A experiência não tem que terminar no salão. No final do serviço, encaminhe os seus clientes para uma área onde se encontrem produtos bem expostos. Mostre-se disponível para orientar a escolha dos produtos que melhor atendam às necessidades dos seus clientes. Dessa forma, irá permitir que levem para casa um pouco do encantamento que começou consigo e com a sua equipa. Depois, simplifique o processo de pagamento, oferecendo opções convenientes e seguras.

 

e) Pós-Agendamento

Mantenha com os seus clientes uma relação para lá do serviço oferecido em salão. Envie um e-mail de follow-up, questione sobre a satisfação com o atendimento, ofereça dicas adicionais de cuidados com o cabelo e esteja disponível para responder a qualquer questão.

A jornada do cliente é contínua e é também a oportunidade ideal para criar relações duradouras.

          2. O Poder de conquistar Novos Clientes

Aumentar a base de clientes não é uma tarefa fácil e implica uma boa primeira impressão. Com clientes cada vez mais informados e exigentes, é importante deixar claro o que o diferencia, razão pela qual a sua marca é tão relevante. Aposte numa presença digital apelativa e consistente e certifique-se que comunica de forma inequívoca os seguintes serviços:

  • Reservas online;
  • Informações de contacto;
  • Horário de funcionamento;
  • Fotografias do seu trabalho;
  • Avaliações e feedbacks de clientes.

Lembre-se que a experiência do consumidor começa bem antes de entrar no salão.

          3. O Poder de Elevar os Serviços no Salão

Gerir a experiência dos seus clientes no salão vai muito além do serviço em si mesmo. Afinal de contas, a experiência do consumidor é o conjunto de percepções, conscientes ou inconscientes, que o seu espaço e a forma como se relaciona com ele lhe suscita.

Elevar o serviço para uma experiência de beleza permite conhecer melhor os seus clientes e proporcionar-lhes momentos únicos e personalizados, fidelizando-os, por um lado, e por outro, garantindo que recomendam e promovem o salão – a técnica de marketing por excelência.

Mas conhecer o cliente não é fácil e exige que, em cada ponto de contacto, se consiga retirar o máximo de informação possível sobre os seus desejos e necessidades.

A excelência do atendimento e o compromisso com a qualidade são fundamentais para o sucesso do seu salão.

          4. O Poder de Implementar uma Estratégia Digital para o seu Salão

A transição digital está aí e por isso a consistência da sua marca não pode depender só do offline. Porém, ter um site regular ou uma página nas redes sociais também já não é suficiente para ganhar visibilidade.

Ter uma forte marca de salão online exige investir tempo, dinheiro e esforço em todos os canais online.

Uma estratégia digital bem pensada e implementada pode impulsionar o crescimento da sua marca.

          5. O Poder da Gestão: de Bons a Óptimos Resultados

Quando escolheu trabalhar nesta área, certamente foi pelo talento e pela sua veia artística. Mas, enquanto proprietário do seu espaço, há outros detalhes que exigem conhecimento e estratégia.

Definir objectivos, delegar tarefas, gerir equipas, controlar inventários e orçamentos, registar os dados dos clientes, divulgar o negócio e manter os consumidores satisfeitos são algumas das responsabilidades associadas à gestão de um espaço. Muitas vezes subestimada, é um trabalho a tempo inteiro que envolve todos os aspectos que contribuem para o bom funcionamento do negócio de forma holística e integrada e que permite o seu crescimento.

Construir uma marca forte de salão requer uma visão clara, presença consistente e foco naautenticidade. Afinal de contas, quando os pilares da sua marca estão alinhados com os valores do seu negócio e reflectem a personalidade do seu salão, está criada a base para o crescimento e para o sucesso. A autenticidade atrai clientes que se identificam com seus valores e aumenta a fidelidade à sua marca. E a adaptação aos novos tempos, bem como a resposta excepcional às exigências do mercado e do consumidor permite que o seu lugar seja no topo. 

Preparado para dar o salto?