Beleza Sustentável: contribuir para um futuro melhor

Beleza e sustentabilidade é um binómio cada vez mais indissociável perante a escala sem precedentes dos desafios ambientais que enfrentamos hoje. Desafios que exigem maiores compromissos e transformações profundas não apenas na actividade das marcas mas também enquanto catalisadores de mudanças nos consumidores para a construção de um mundo socialmente mais equilibrado.

Há um movimento de tomada de consciência que se tem vindo a intensificar, da importância de viver dentro dos limites do planeta. As nossas escolhas diárias, as nossas práticas do quotidiano e os nossos hábitos de consumo deixam uma marca indelével no meio ambiente, positiva ou negativa, que dita a forma como as diversas indústrias interpretam as nossas atitudes e satisfazem as nossas necessidades e desejos.

Em boa verdade, os comportamentos mais responsáveis e com maior consciência ecológica, que para muitos se tornaram um estilo de vida assumido, são cada vez mais notados e valorizados pelas marcas, que respondem com uma oferta e práticas corporativas cada vez mais comprometidas com a sustentabilidade. Mas se esta tendência começou por corresponder às exigências dos consumidores, hoje toma conta das políticas e das estratégias de muitas organizações e elas próprias querem ser agentes da mudança e motor da transformação nos sectores em que operam.

A indústria da beleza profissional é um bom exemplo disso. Não só porque a sustentabilidade se tornou um dos principais critérios que orientam as escolhas dos consumidores de beleza, mas também porque as próprias marcas estão cada vez atentas aos desafios que o mundo enfrenta e ao impacto ambiental das suas operações e dos seus produtos. Querem, por isso, ser parte do processo de mudança, adoptando a sustentabilidade como filosofia de base em toda a sua linha de actuação e influenciando práticas de terceiros, nomeadamente clientes, parceiros de negócio e consumidores finais. Mais do que influenciar, estão a agir em diversas frentes com programas, iniciativas e soluções que possam inspirar, apoiar os salões e os centros de estética a adoptar procedimentos mais sustentáveis, diminuindo a sua pegada ambiental.

Seja através de marcas que já nasceram com uma vocação ecológica ou outras que estão a dar passos importantes nesse sentido, há uma revolução verde a acontecer na beleza profissional. E neste círculo de transformação, os próprios espaços têm também o poder de influenciar a mudança, sensibilizando os seus clientes a abraçar práticas mais sustentáveis e a optar por produtos mais amigos do ambiente. E também neste campo, há espaços que estão a percorrer o seu próprio caminho e outros que têm na sua origem um ADN eco-friendly, como o novo salão de cabeleireiro Sala Criativa Hair, Art & Drinks que abriu recentemente no Bairro da Madragoa, em Lisboa. Aqui, a sustentabilidade expressa-se na sua forma de estar e, naturalmente, no uso de produtos orgânicos, vegan e de comércio justo.

Produtos que cuidam da beleza e do planeta

É precisamente pelos produtos que muitas marcas iniciam a sua jornada de sustentabilidade. Numa indústria onde a inovação e a tecnologia caminham a par da promoção do bem-estar, há várias marcas a apostar em gamas de produtos que aliam a eficácia a formulações à base de ingredientes naturais, orgânicos ou vegan. Porém, não são apenas as matérias-primas e a sua origem que definem e medem o desempenho de sustentabilidade de um produto.

O factor determinante da beleza verdadeiramente responsável é o impacto do produto ao longo do seu ciclo de vida (ver caixa). Neste processo transversal são considerados outros constituintes, entre os quais o consumo energético na produção, a boa gestão do recursos naturais, a redução do plástico, dos resíduos e das emissões de carbono, o design ecológico das embalagens, bem como os métodos de cultivo e as técnicas de recolha. E a indústria da beleza profissional está plena de exemplos que seguem esta tendência, com produtos concebidos de modo sustentável para proporcionar uma experiência única de cuidado pessoal, bem-estar e saúde.

É o caso da Sothys Organics, uma linha biológica e vegan certificada pela Ecocert, que além dos ingredientes naturais e activos biológicos recolhidos de modo responsável nos Jardins Sothys, a marca tornou esta gama neutra em plástico ao associar-se a Plastic Bank, organização mundial que luta pela preservação dos oceanos.

Ao criar embalagens eco-responsáveis, a Sothys contribui não só para combater a poluição plástica mas também a pobreza, pois cada quilo de plástico utilizado é compensado pela recolha de plástico usado em peso equivalente, proporcionado aos empreendedores de reciclagem locais o acesso a um rendimento regular, saúde e educação. Adicionalmente, o papel e cartão das embalagens são provenientes de florestas geridas de modo sustentável.

Como parte do seu compromisso ambiental, a Sothys dedica 1% da sua faturação à conservação da natureza através dos Jardins Sothys, nos quais os activos e os ingredientes são recolhidos de modo sustentável, com circuitos de aprovisionamento curtos que permitem a redução dos consumos na produção de acordo com as normas BPF (Boas Práticas de Fabrico) e sistemas logísticos otimizados.

Também a Montibello manifesta o seu empenho na preservação do planeta através de produtos cada vez mais alinhados com os valores da sustentabilidade, como demonstram os seus mais recentes lançamentos. Dénuée é 100% vegan e com 90% de ingredientes de origem natural, produzida com recurso a energia renovável e com embalagens 100% recicláveis. Éclat, a coloração vegan sem amoníaco nem MEA (monoetanolamina), produzida com até 90% de ingredientes naturais e 99% biodegradáveis, apresenta-se em embalagens criadas com plástico totalmente reciclado.  Na ampliação da sua gama Decode Zero, a Montibello aplicou também uma filosofia clean beauty, com produtos vegan e sustentáveis e fórmulas até 99% de origem natural. Por sua vez, a gama Sun Age foi formulada com filtros solares biodegradáveis para não prejudicar os mares e os oceanos.  Na sua mais recente linha de cuidado capilar Hop foram concebidos produtos ecologicamente responsáveis, baseados na biociência das algas.

A Wella Professionals tem vindo a afirmar-se neste percurso rumo à sustentabilidade com o lançamento da gama Elements, da marca weDO Professional e, investindo em fórmulas mais ecológicas nas suas principais marcas de coloração – Koleston Perfect ME+ (não se aplica a Special Blonde) e Illumina Color – que são agora livres de ingredientes de origem animal. Além dos produtos, também os tubos das tintas das mesmas linhas, e ainda da Color Touch, passaram a ser recicláveis e produzidos em alumínio 100% reciclado, evitando a utilização de mais de 700 toneladas de alumínio virgem por ano. As tampas, são compostas por 100% PCR, poupando o uso de cerca de 180 toneladas de plástico. Já a embalagem utiliza 85% de cartão reciclado, economizando anualmente 950 toneladas de cartão virgem. Na fabricação dos seus produtos, a Wella Professionals, utiliza eletricidade 100% renovável e gás neutro em carbono, além de não libertar resíduos para aterros.

 

Na Revlon, a gama Eksperience agora reformulada, foi concebida de modo ecológico com produtos 100% vegan e formulações que contêm mais de 80% de ingredientes de origem natural, mais respeitadores do ambiente e sem silicones voláteis e corantes desnecessários na maioria dos rótulos.

 

 

 

 

 

 

 

Quem se distingue também pelas suas práticas sustentáveis é a Thalgo. Em 2021 a empresa recebeu o Prémio de Inovação pela Eco-Recarga Source Marine, lançada para o emblemático boião de creme THALGO da nova linha de Hidratação Revitalizante Source Marine. Esta é a primeira eco-recarga ecológica Thalgo e apresenta-se numa caixa reciclável, de matéria originária de florestas geridas de forma sustentável, impressa com tintas vegetais e vernizes sem solventes para promover o respeito pelo meio ambiente e os oceanos. Na concretização dos seus compromissos ambientais, a Thalgo para oferecer uma beleza “segura e responsável” procura reduzir a sua pegada ecológica, com medidas que incluem formulações mais naturais, embalagens green pack e limpeza de mares mobilizando-se ao lado da Associação The SeaCleaners.

ADN 100% sustentável

Se há marcas que estão agora a dar os primeiros passos nesta transição da sustentabilidade ou a reforçar os seus compromissos, há outras que já nasceram com este propósito. Para estas, o seu conceito de beleza é (e sempre foi) indissociável da sua consciência ambiental e social ao longo de toda a cadeia de valor. É algo que faz parte do seu ADN e da sua forma de estar na indústria, que vai muito além das fórmulas e das práticas ecológicas em torno dos produtos.

Neste campo, há marcas incontornáveis, como é o caso da Davines, para quem criar “beleza” significa incentivar as pessoas a cuidarem de si próprias e do mundo que as rodeia, assumindo a responsabilidade não só para si própria, mas também para as pessoas com que trabalha, os seus clientes e parceiros, o ambiente e as gerações futuras.  Esta filosofia está bem patente no seu documentário “Tomorrow and The Butterfly”, no qual a Davines questiona se será possível ter beleza sem sustentabilidade. Através de histórias inspiradoras por todo o mundo, o filme explica por que razão uma não existe sem a outra.

Fortemente comprometida em contribuir para a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na agenda 2030 da ONU, a empresa tem empreendido esforços na mitigação e compensação da sua pegada carbónica e, desde a abertura da Davines Village, todos os seus escritórios são neutros em carbono, assim como a sua unidade de produção, graças à compensação das emissões de CO2.

Também com ADN 100% sustentável nasceu a Oway. A sua filosofia, ou como a própria diz, o seu “modo de vida orgânico” começa na empresa e passa por todos os espaços que optam por se diferenciar pela utilização de produtos e tratamentos naturais em ambientes sem plástico. “Na empresa, no salão, nos centros de estética e na vida quotidiana” é o seu lema para um estilo de vida saudável e ecológico que permeia todas as suas ações e o dia-a-dia da empresa. A Oway assume-se ainda a primeira marca profissional agrocosmética a utilizar vidro e alumínio como materiais primários nas suas embalagens, com o objectivo de criar uma rede global de salões e spas totalmente livres de plástico.

Mais recentemente, chegou a Portugal pela LVM a marca profissional de cuidado capilar Devroe que aposta igualmente em novas fórmulas e na diminuição da sua pegada carbónica ao conceber produtos 100% vegan e naturais e embalagens feitas de plástico de qualidade alimentar 100% reciclável e caixas de distribuição de cartão reciclado. Natural, orgânico, bio, eco, e vegan, assim se tem vindo a afirmar o mercado de beleza sustentável, território fértil ao nascimento de marcas dirigidas ao sector profissional, muitas delas ainda de nicho. Mas nem só de produtos e de serviços se faz esta reinvenção do mercado.

Abordagem holística para a sustentabilidade

Como forma de causar um impacto positivo no planeta, há um número crescente de organizações comprometidas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pelas Nações Unidas. E no sector da beleza profissional contam-se cada vez mais empresas que se destacam por assumirem uma responsabilidade maior através de uma abordagem abrangente de transformação sustentável em termos económicos, ambientais e sociais. 

É precisamente nestes vetores que assenta o plano de sustentabilidade da Alfaparf Milano. Através da inovação e do investimento em P&D está a criar produtos de alto desempenho e de baixo impacto ambiental, contribuindo para mitigar as alterações climáticas ao escolher para as suas fórmulas ingredientes naturais, limpos, vegan e biodegradáveis, ao mesmo tempo que reduz o impacto das suas embalagens, implementa processos de qualificação de fornecedores e formas de compensar as emissões de CO2.  É neste contexto que a marca está a desenvolver, em Portugal, um projecto em parceria com a Lipor, através do qual a sua equipa está a plantar árvores, além de doar à Associação de Municípios uma árvore por cada presença nos eventos de lançamento da nova marca sustentável de haircare Benvoleo, contabilizando já 160 árvores. No âmbito desta iniciativa, a empresa está também a implementar um processo de separação de resíduos de embalagens na sua sede e na academia de formação.  A ação da Alfaparf Milano para a sustentabilidade estende-se ainda aos seus colaboradores, clientes e comunidades, promovendo o apoio a associações locais e organizações dedicadas à investigação, medicina e desporto, iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), bem como formação em cultura de sustentabilidade.

Abrangente, inclusiva e transformadora é também a estratégia de sustentabilidade anunciada pela L’Oréal. Com objectivos mensuráveis e prazos bem definidos, o seu programa de sustentabilidade definiu ações de combate às alterações climáticas, com foco na redução das emissões de CO2; gestão sustentável do consumo de água; respeito pela diversidade; e preservação dos recursos naturais, com ênfase nos ingredientes das fórmulas e em soluções ecológicas para as embalagens, expositores e desperdícios. O Grupo está ainda a apoiar pessoas e comunidades desfavorecidas e através do Fundo L’Oréal contribui para a regeneração de ecossistemas e a promoção de uma economia mais circular.

Para apoiar os  salões nesta transição de sustentabilidade a L’Oréal desenvolveu um  projeto de um salão green em Salon Emotion com o passo a passo do que seria um salão 100% sustentável na sua experiência ao consumidor, assegurando que os seus  parceiros de remodelação apoiam nestas transformações dos salões para  garantir que cada remodelação seja pensada e projectada de forma mais sustentável. Com objetivos mensuráveis e prazos bem definidos, o seu programa de sustentabilidade definiu ações de combate às alterações climáticas, com foco na redução das emissões de CO2; gestão sustentável do consumo de água; respeito pela diversidade; e preservação dos recursos naturais, com ênfase nos ingredientes das fórmulas e em soluções ecológicas para as embalagens, expositores e desperdícios. O Grupo está ainda a apoiar pessoas e comunidades desfavorecidas e através do Fundo L’Oréal contribui para a regeneração de ecossistemas e a promoção de uma economia mais circular. 

No mercado profissional de cabeleireiros, a sustentabilidade é encarada como uma oportunidade para a evolução do setor, e particularmente em Portugal, com cada vez mais consumidores sensíveis às propostas de empresas que se envolvem com a sua comunidade e procuram soluções que respeitem o ambiente. Foi neste contexto que a Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal acabou de lançar o programa Hairstylists for the Future, que tem como objetivo incentivar uma transição para alternativas mais sustentáveis no desenvolvimento da atividade dos salões.

Na gestão do consumo de água, a Divisão de Produtos Profissionais propõe-se revolucionar os salões de cabeleireiros com a implementação do Water Saver, um chuveiro profissional com tecnologia patenteada de fragmentação de água, que permite reduzir até 69% a quantidade que é utilizada para lavar o cabelo sem afetar o desempenho. Este sistema já poupou 10 milhões de litros de água no período de dois meses. Só em Portugal, economizou cerca de 1 milhão de litros de água, o equivalente a 18 508 banhos (tendo como premissa que em cada banho são gastos 50 litros de água) ou ainda a 0,4 piscinas olímpicas, sendo que para encher apenas uma são necessários 2 500 00 litros de água.

Para além do consumo de água, o programa Hairstylists For The Future apresenta ainda iniciativas baseadas nos pilares da reciclagem de resíduos e alternativas de consumo de energias renováveis que conta já com a adesão de mais de 250 salões em Portugal. Estima-se que 60% dos resíduos gerados por um salão de beleza são cabelos cortados. Números que inspiram a Divisão de Produtos Profissionais a recrutar um parceiro para a reciclagem local de cabelos que recupera esta matéria orgânica, transformando-a em: 

  • Palha para a agricultura regenerativa. Fabricados a partir de 50% de cabelo cortado, o seu elevado teor de azoto faz com que funcionem como um fertilizante natural que permite dispensar fertilizantes químicos. Estima-se que 3kg de cabelo humano contêm 500g de azoto. Além disso, podem combater as pragas e as ervas daninhas e permitem uma enorme poupança de água de rega, pois evitem a evaporação e mantêm a humidade;
  • Redes capilares biodegradáveis para a limpeza de óleos, hidrocarbonetos e metais pesados em portos, rios e mares. Estima-se que 1kg de cabelo pode absorver até 8 litros de óleos e petróleo.

Outra iniciativa para reduzir os resíduos e, especificamente, o consumo de detergentes, a Divisão de Produtos da L’Oréal recorreu a uma colaboração para o desenvolvimento de um dispositivo de ozono na água que ao ser instalado nas máquinas de lavar, permite a lavagem de roupa sem utilizar detergentes ou amaciares, utilizando apenas água fria e ozono, que é também um poderoso desinfectante natural. Para reduzir a pegada energética dos salões, criou ainda parcerias com fornecedores locais de energia renovável. Para apoiar os salões nesta transição de sustentabilidade a L’Oréal desenvolveu ainda um projeto de um salão green em Salon Motion com o passo a passo do que seria um salão 100% sustentável na sua experiência ao consumidor, assegurando que os seu parceiros de remodelação apoiam nestas transformações dos salões para garantir que cada remodelação seja pensada e projetada de forma mais sustentável.

A Phytomer, referência em biotecnologia marinhas, está também empenhada em deixar uma marca positiva no planeta ao desenvolver programas de cultivo biotecnológico de algas para produzir ingredientes marinhos 100% naturais para os seus produtos. Nas embalagens privilegia a utilização de materiais vegetais e recicláveis, limitando o uso de plástico. A marca é ainda parceira da Time For The Ocean, associação que organiza eventos artísticos com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de proteger os oceanos.

A responsabilidade ambiental e social faz também parte das práticas de Andreia Professional, que em 2018 iniciou um processo de transição para uma marca 100% vegan e cruelty-free (não testada em animais) e com embalagens 100% recicladas, sempre que é viável para a segurança do produto. A empresa tem ainda programas de compensação das emissões carbónicas ao integrar um projeto de conservação da Floresta Amazónia, em parceria com a carbonfund.org, através da qual já anulou 285,5 toneladas de CO2, até Julho do ano passado. Em Portugal, a sua parceria com a ANEFA já lhe permitiu plantar mais de 500 árvores. Em termos sociais, o seu compromisso manifesta-se na promoção do bem-estar da sua equipa, onde 70% são mulheres, e na realização de ações de empoderamento, definindo-se ainda por ser uma marca inclusiva e pró-LGBTQI+.

 

Os espaços de beleza enquanto agentes de mudança na transição sustentável

Carmen Cabeleireiros, Covilhã

Teresa e Raquel Miguel

A celebrar 40 anos enquanto marca, Carmen Cabeleireiros é já uma bonita história de Mulheres Empreendedoras que ja vai na 3.ª geração de um percurso  pautado pela inovação e até pioneirismo. Aqui o tema da sustentabilidade materializa-se em várias opções e projetos. Desde logo, fazendo separações de resíduos de embalagens no salão e dando uma segunda vida ao cabelo através de uma parceria com um agricultor local que utiliza esta “matéria” para afastar os coelhos das suas hortas. Conscientes do impacto que a atividade tem no consumo de água, já implementaram o sistema water savers e recorrem a um aspirador de água na calha de lavagem para retirar o excesso de água antes da secagem. Um investimento que se traduz “numa utilização mais curta do secador dando mais tempo à cliente e a nós para desenvolver o trabalho de forma mais eficaz, especialmente em cabelos compridos. Para além disso utilizamos uma quantidade menor de toalhas que no fim do dia faz toda a diferença”, garante Raquel. a iluminação faz igualmente parte das preocupações tendo por isso optado por um sistema LED e no horizonte têm um projeto para painéis fotovoltaicos.

CF Prestige Cabeleireiro e Estética, Santa Maria Da Feira

Cristiana Ferreira

O tema da sustentabilidade no CF Prestige Cabelereiro e Estética não é novidade. A preocupação em reduzir os desperdícios e separar as embalagens para a reciclagem, há muito que faz parte do dia-a-dia deste salão. Para tal, dispõe de ecopontos para que a separação das embalagens seja feita de forma correta; Mas há mais, desde equipamentos de baixo consumo energético, redutores de torneiras para reduzir o consumo de água e, recentemente, foi mudada toda a iluminação para LED. Ainda assim, Cristiana e a equipa vão mais longe. Inspirados pelo lema “Preservar o planeta é um dever de todos nós!” criou uma dinâmica  no salão para envolver e sensibilizar os clientes. A todos os que fazem tratamentos capilares com Benvoleo ou comprem produtos da marca,  oferecem uma caixa de sementes para germinarem em casa. E no salão criou um pequeno espaço onde cada elemento da equipa semeou também algumas sementes, com o intuito de todos poderem observar o crescimento das plantas. A ideia acabou por dar frutos, revelando-se “interessante e divertida”, como refere Cristiana, o que a levou a estender a iniciativa a outros clientes com o intuito de responsabilizar cada pessoa a cuidar e a garantir o desenvolvimento de uma simples planta

SISU, Cascais

Mariele Leite e Alexandra Wacksman

Sisu é um estúdio de beleza natural focado em tratamentos orgânicos e sustentáveis de unhas, rosto e corpo.Um projeto que simboliza a concretização da visão de duas irmãs Mariele e Alexandra sobre a beleza natural e a vontade de a trazerem para Portugal num ambiente descontraído e acolhedor. A escolha das marcas e produtos com que trabalham, é orientada pela procura de ingredientes mais seguros e não tóxicos para o cuidado das unhas e tratamentos faciais nutritivos e personalizados.

 

 

 

 

Urban Rituals Vegan Beauty Concept, Coimbra

Kateryna Parubok

O nome do espaço não deixa margem para dúvidas, aqui “trabalhamos apenas com marcas profissionais da mais elevada qualidade, mas que acima de tudo se pautem por valores éticos e ambientais”, garante Kateryna. Para os cuidados de pele, optou pela Skinident & Dr. Baumann; para serviços de manicure a proposta é com produtos Biosculpture que podem ser utilizados em grávidas e doentes oncológicos; Alexandria Professional foi a escolha para o serviço de epilação, com uma pasta epilatória 100% natural e 100% biodegradável que não precisa de roll-on nem de bandas depilatórias, reduzindo assim a produção de resíduos. No dia-a-dia utilizam papel reciclado e “plásticos” produzidos a partir de polimeros biodegradáveis e fazem separação de todos os resíduos, incluindo consumíveis, cápsulas e copos de café. A limpeza e higienização dos espaços de trabalho é feita com produtos específicos que sejam o mais naturais possível para o meio ambiente e para a saúde dos profissionais, mas sem comprometer a sua eficácia.