O regresso à rotina nos espaços de beleza

O mês de Setembro anuncia o fim das férias e o regresso ao trabalho, à escola… à rotina.  Para muitos significa mesmo o início de um novo ciclo. Neste regresso é tempo também de retomar os cuidados profissionais de beleza verificando-se por isso maior afluência aos salões, aos centros de estética e às barbearias para recuperar dos “excessos” das férias na pele e no cabelo.  Como se prepararam os profissionais para este regresso?  Fomos saber e encontrámos realidades bem distintas, descobrindo como a sua oferta de serviços e até mesmo a localização geográfica influenciam os preparativos.

Salões

Com a diminuição do fluxo de clientes no período de férias, muitos foram os estabelecimentos de beleza que encerraram para descanso das equipas. Outros viram nesta pausa uma boa oportunidade para fazerem renovações nos espaços de trabalho com o objetivo de melhorar e aumentar a possibilidade de prestar mais e melhores serviços aos clientes. Carmina Aguiar, do salão L’instant Zen no Funchal, que integra cabeleireiro e estética, é exemplo disso quando refere que “na parte do salão tenho agora mais uma rampa de lavagem e na estética passei a ter dois gabinetes”.

 

Em Lisboa, o mês de Agosto foi descrito por alguns profissionais como atípico, como explica Maria João Lourenço do salão Maria Lourenço Cabeleireiros, “Com as Jornadas Mundiais da Juventude, os Lisboetas “desapareceram” da cidade, registando-se por isso alguma quebra na atividade”.

Uma oportunidade identificada pela profissional para fazertambém um refresh ao espaço, mais concretamente na zona de haircare pois os tratamentos de cabelo são os serviços mais activados no regresso dos seus clientes. “Estas remodelações no salão são também uma forma de mostrar inovação e novidade à cliente, algo que é cada vez mais valorizado e mostra que efetivamente estamos a par do que é tendência”, partilha.  Para além da actualização no espaço, Maria João Lourenço prepara-se para uma agenda bem preenchida em setembro, desde logo por se tratar de um mês forte em casamentos e porque irá celebrar 34 anos de profissão. Para além disso sentiu a necessidade de se preparar para uma nova realidade assinalada pelas constantes desmarcações de serviços que, em muitos casos, acabam por ser preenchidas pelos “walk-ins” que são pessoas que aparecem sem marcação, nacionais e estrangeiras, muitas a residirem em Portugal. Um fenómeno que começa já a ser registado por outros profissionais.

 

 

Durante o período de encerramento, vários espaços de beleza optaram ainda por investir em formação como descreve Carmina Aguiar “fomo-nos actualizando sobre as  tendências que vão marcar a estação outono/Inverno e também fizemos formações enquanto formadoras para  melhorar o desempenho das  equipas”.

No restante país, o retrato é bem diferente, muito devido aos casamentos que ocuparam as agendas de salões que têm vindo a reforçar a sua oferta neste serviço cuja procura tem vindo a crescer, ao ponto de muitos profissionais  que trabalham com noivas sentirem a  necessidade de preparar as suas agendas com maior antecedência, como é o caso de Diogo Cerqueira do Diogo Cerqueira Hair Studio em Ermesinde  “normalmente abro as agendas com 1 ano de antecedência, mas neste momento já estamos a marcar para 2026”. Na prática, apesar de ter estado encerrado durante o mês de agosto “não senti qualquer tipo de quebra no fluxo de trabalho, ou seja, não tive dias menos preenchidos pelas clientes irem de férias”, admite Diogo.

 

Uma ideia também avançada por Paula Sousa Gomes proprietária do Salão Bestlook no Carregado que não registou a “quebra” de facturação típica do mês de Agosto. Resultado que não foi fruto do acaso como faz questão de sublinhar, mas de uma estratégia definida no início do ano e que contemplava o desenvolvimento de  parcerias com quintas e maquilhadoras já a prever o boom de casamentos nesta altura do ano. E que se confirmou uma boa aposta ao ponto de continuarem a investir neste segmento através da p resença em feiras para dar a conhecer o seu trabalho e dar visibilidade ao nome do seu salão. Olhar para o salão enquanto unidade empresarial é uma visão que se tem vindo a afirmar no sector para garantir o sucesso do negócio. De acordo com  Paula Sousa Gomes, “a estratégia faz saber qual o caminho a seguir”. Posto isto, o mês de Setembro é que merece particular atenção porque é quando se faz uma reavaliação para garantir que serão atingidos os objectivos a que se propuseram atingir até ao  final do ano, identificar  necessidades de formação para os colaboradores e “estar atenta às novas colecções  para mostramos propostas diferentes aos clientes”, conclui. 

 

Outra opção muito seguida por diversos espaços de beleza foi manter os seus salões abertos no decorrer do mês de Agosto de forma a aproveitarem o encerramento da grande maioria dos espaços ao seu redor e, conseguirem assim, “capitalizar a necessidade do mercado” como nos sugere Pedro Martins dos Salões Hairstore no Grande Porto, “nenhuma das nossas 4 lojas fechou, bem pelo contrário, estivemos bastante activos para poder responder  à procura que registámos nesse período, não apenas porque muitos salões fecharam nesta zona mas também porque é uma época forte em festas e casamentos”.

 

Verão é também sinónimo do regresso dos emigrantes, o que se traduz num período bastante forte e movimentado em termos de trabalho, em particular em salões localizados fora dos grandes centros urbanos como indica Ricardo Pedro dos Salões Michele Encke, “em agosto recebemos nos nossos salões do Entroncamento e de Abrantes muitos emigrantes oriundos da França e da Bélgica”. Perante este cenário, os preparativos focam-se mais no reforço de stocks para responder às necessidades dos serviços que serão mais requisitados no regresso das clientes, admite Ricardo Pedro, “em setembro as clientes aparecem não apenas para cortar mas acima de tudo para fazerem alisamento, um serviço pelo qual somos muito procurados e que no verão se sente uma quebra”.

 

 

Centros de estética, manicura e pedicura

 

A realidade vivida no sector da estética é bem distinta e em muitos espaços verificou-se um trabalho contínuo como nos conta Leonor Freitas, da Clínica das Unhas, no Porto. Neste caso “não houve propriamente” preparativos para o regresso das férias das clientes mas a introdução da nova coleção Outono/inverno para receber as clientes já com novidades quando voltam para receberem cuidados completos de pés e mãos que exigem hidratação e exfoliação.

 

Para Vânia Soares proprietária do Vânia Soares Atelier em Carcavelos, o mês de Agosto, habitualmente muito “peculiar”, este ano também acabou por se revelar um mês  de muito trabalho mas que não a impediu de encerrar uma semana para descanso das equipas uma vez que as ferias são planeadas com muita antecedência. Este encerramento também lhe remitiu dar uma “nova roupagem” ao seu atelier, em particular nos espaços que “trabalham bastante o ano inteiro”. Nomeadamente na sala de recepção, no gabinete de manicure e nos gabinetes de tratamento. O mês de Setembro vem acompanhado de novidades que tem andado a preparar como o lançamento de serviços de mentoria e formações de massagem de corpo com uma abordagem energética e emocional.

 

 

Para Jéssica Silva, proprietária do  espaço Beleza & Bem-estar em Viseu, o Verão é sempre um período  “intenso e de muito trabalho” graças aos clientes regulares mas que se revelou “mais agitado” este ano devido aos emigrantes que nesta altura regressam a Portugal. Em Setembro, com o abrandamento das agendas, em grande parte devido ao aumento despesas que as clientes têm com o início do ano lectivo dos filhos, é tempo de dar descanso à sua equipa.  Uma “pausa” também aproveitada para criar conteúdo publicitário onde promove  essencialmente os serviços que são mais procurados depois das férias pelos cuidados que exigem com a exposição solar  – tratamentos faciais e epilação laser. É tempo também de apostar em novas formações, tendo em vista integrar novos serviços, como o microagulhamento e extensão de pestanas. Novidades que ainda estão a ser estudadas de forma a garantirem o melhor serviço aos  clientes.   Manter uma  equipa estável também faz parte das preocupações de Jéssica para que tudo junto consiga “ contrariar os meses de época baixa que se possam avizinhar”.

 

A contrariar esta tendência, encontrámos espaços que viram a sua actividade a abrandar durante o mês de Agosto. A baixa densidade de clientes neste período de férias fez com que fosse necessário investir em publicidade e conteúdos nas redes sociais, como foi o caso de Manuela Galhordas proprietária do Instituto de beleza Manuela em Almada que nos confidencia “esteve tudo um pouco parado, mas devido à publicidade, a expectativa é de retorno”. Os seus posts são curtos e directos com informação pertinente, afirmado o seu papel enquanto esteticista (in)formada e experiente, como por exemplo, quando é que se pode e deve fazer uma limpeza de pele. O bom gosto que coloca na produção dos posts, a regularidade com que publica e as novidades que anuncia, fruto da sua parceria com a marca Thalgo também lhe tem permitido recuperar clientes antigas, muitas delas a viver e a trabalhar bem longe do seu espaço mas que reconhecem os resultados quando o serviço é de qualidade. Estar integrada num ginásio também lhe tem permito conquistar novos públicos, cada vez mais exigentes com a imagem e que vêm nos cuidados de estética um bom  investimento.

 

Barbearias

 

Coincidência ou não, a realidade vivida nas barbearias com que estabelecemos contacto, foi  muito semelhante entre si , tendo optado por não encerrarem no mês de Agosto visto que a taxa de ocupação e fluxo de clientes se manteve igual e,em alguns casos, até se verificou  um aumento como indica Bruno Oliveira das Barbearias Oliveira, com 3 espaços distinguidos como património da cidade de Lisboa,  e que  devido à sua localização os turistas  são os seus principais clientes nesta altura.  Com o início do ano lectivo, regista-se o “regresso” dos clientes nacionais que vêm acompanhados pelos filhos para  cortar o cabelo antes deste novo ciclo se iniciar. Desta forma os preparativos para o mês do regresso passam essencialmente por reforçar o stock dos produtos mais procurados.

 

Na Barberhood, com barbearia em Lisboa e em Torres Vedras, o cenário relatado por Salvador Rodrigues é parecido, “trabalhámos com a mesma taxa de ocupação, os clientes gostam de cortar o cabelo antes e depois de regresso de férias, o que nos leva a repensar a gestão do mapa de férias rotativas que temos durante o mês de Agosto”, admite. Os preparativos nesta altura do ano focam-se essencialmente em fazer novas contratações já a contar com o próximo Verão, trabalhar num novo conceito de barbearia para tornar o espaço mais tecnológico e preparar novos projectos que serão revelados no início do próximo ano.

 

Agradecimento: a todos espaços e profissionais aqui mencionados pela disponibilidade e contributo para a realização deste artigo