Gonçalo Nascimento: “Este é um excelente momento para recrutar novas consumidoras”
Após três anos em Paris como Director de L’Oréal Professionnel e Matrix para toda a Europa de Leste, Gonçalo Nascimento regressa a Portugal para um novo desafio: assumir o cargo de Director da Divisão de Produto Profissionais. Em conversa com a Tom sobre Tom, pudemos sentir o seu optimismo e orgulho. Optimismo porque a ‘nova consumidora’ encerra oportunidades imperdíveis para o mercado profissional, onde o conceito de Beleza Global e o mundo digital dominam. E orgulho pelo talento que é reconhecido aos profissionais portugueses.
Assumiu recentemente a função de Director da Divisão de Produtos Profissionais de L’Oréal Portugal. Que projectos tem previstos para a modernização do circuito profissional?
A digitalização criou uma disrupção em quase todas as formas de negócio. Por sua vez, a geração Millennial trouxe uma nova abordagem de vida e de consumo que requer, consequentemente, adaptação das actividades económicas. Portanto, mais do que enormes chavões sobre modernização, o que pretendemos é que esta ‘nova consumidora’ – fortemente instruída, conhecedora de estilos, influenciadora (inclusive de gerações mais velhas) e altamente digital – se aproxime do mundo da beleza profissional. Nesta nossa obsessão, há três áreas que irão merecer maior focus da nossa parte.
A primeira é a digitalização do mercado profissional: queremos impactar as consumidoras que ‘vivem’ e consomem online e direccioná-las com propostas adequadas para o offline, ou seja, para os salões, para os institutos de beleza. Simultaneamente, através da formação, estamos a ajudar os nossos profissionais a tornarem-se relevantes na Internet.
A segunda área é o investimento no recrutamento de novas consumidoras que compram produtos profissionais. Para isso vamos aumentar a nossa presença nos media (online e offline) de forma a tornarmo-nos mais visíveis e criar tráfego nos espaços profissionais.
Finalmente, vamos potenciar e massificar o Salon Emotion, que tem como ambição ajudar os nossos clientes a encantar o percurso emocional da consumidora no salão ou no instituto de beleza, colocando-a no centro da experiência. Devo salientar que este não é apenas um programa de renovação de espaços: é um projecto integrado de educação, de digitalização dos espaços profissionais e, obviamente de adequação dos espaços aos desejos da consumidora, em que damos pistas sobre como actuar nos sete pontos identificados, da montra ao checkout, e partilhamos insights sobre as consumidoras portuguesas. Dou-lhe um exemplo muito simples: muitos dos nossos clientes já têm espaços lindos e altamente funcionais. Contudo, pequenos elementos fazem com que as consumidoras não se sintam totalmente “confortáveis”: 1) por vezes não há preços visíveis (criando surpresas desconfortáveis na hora de pagar); 2) imensas vezes não há diagnóstico (tão importante na diferenciação do serviço…); 3) muitos espaços estão idealmente localizados, mas não potenciam as suas montras e não impactam a consumidora, convidando-a a entrar… São pequenos grandes detalhes que trabalhados de forma adequada potenciarão negócio para os nossos clientes.
A actual conjuntura económica positiva e o clima de optimismo que vivemos serão certamente boas noticias para estes projectos. Que leitura deverá o mercado de beleza profissional fazer destes factos?
Sem dúvida, uma leitura positiva. Este é um excelente momento para recrutar novas consumidoras. Ainda temos um mercado onde a maioria dos serviços procurados nos salões são o corte e o brushing. Mas graças aos fenómenos das redes sociais e das selfies, em que a boa aparência e as mudanças rápidas de look são essenciais, temos a oportunidade de dinamizar o serviço de coloração e potenciar o shopping.
Aliás, estamos a viver a melhor época de sempre para recrutar uma nova geração para a coloração porque a cobertura de cabelos brancos já não é a primeira motivação: hoje é a mudança de look! E isso é muito entusiasmante!
Também há óptimas oportunidades para o mercado profissional de rosto e corpo. São categorias que crescem e que são cada vez mais relevantes para a consumidora portuguesa. A maior preocupação feminina é o rosto e a maioria considera os tratamentos de beleza importantes para o seu bem-estar. São excelentes notícias para as nossas marcas Decléor e Carita.
Fale-nos um pouco mais do mercado de beleza. Que outros dados relevantes evidenciam o seu potencial de crescimento?
O mercado mundial da beleza é dinâmico e está em crescimento. Há categorias que se destacam e crescem a ritmos elevados, sendo a maquilhagem o maior exemplo. Como já referi, esta nova geração de consumidoras, as Millennials, é ávida de mudança, “vive nas redes sociais”, é apaixonada pelas selfies e pela partilha das mesmas. É uma geração que cria os seus próprios looks e tendências – e influencia as suas mães! A maquilhagem tem sabido tirar partido deste fenómeno. De uma forma simplista, podemos afirmar que a coloração é também uma forma de maquilhagem, que transforma os cabelos, adaptando-os aos nossos desejos. Aliás, as grandes técnicas de maquilhagem estão perfeitamente alinhadas com as grandes técnicas de coloração. ‘Coloração é a nova maquilhagem’ nasce precisamente desta constatação e será a nossa alavanca estratégica para dinamizarmos a coloração profissional, recrutarmos esta nova geração de consumidoras e impactarmos igualmente as suas mães.
Nos últimos anos a consumidora tem sido o foco da atenção da Divisão de Produtos Profissionais de L’Oréal Portugal. Qual o papel dos profissionais neste contexto em que a cliente é, cada vez mais, o centro das atenções?
O papel de actor principal. Relembro que o grupo L’Oréal nasceu, precisamente, no sector profissional e é ao lado dos profissionais que queremos trilhar este percurso de aprendizagem. Para isso trabalhamos diariamente para aproximar as consumidoras dos profissionais. Ano após ano, aumentamos o nosso investimento nos media, na educação, na investigação, sempre com o objectivo de desenvolver a indústria profissional. Por exemplo, o grupo acabou de entrar no mundo da estética profissional – através da aquisição de Decléor e Carita –, precisamente porque a consumidora ‘nos disse’ que são áreas que lhe interessam. Por outro lado, continuamos a aumentar a aposta na educação. Temos duas academias extraordinárias, nas quais formamos milhares de profissionais. Mas queremos mais e brevemente vamos anunciar um projecto que vai reforçar o nosso investimento no desenvolvimento do profissional de beleza.