Miguel Ângelo: Os 40 anos da Alfaparf Milano

No ano em que celebra 40 anos, Alfaparf Milano revela-se uma marca que continua a desafiar a qualidade e a inovação do mercado profissional. Miguel Ângelo, director-geral da Alfaparf Milano Portugal, recorda a essência da marca e os lançamentos que marcaram um  percurso definido pela inovação e tecnologia, pela paixão  pela cor mas também por “pessoas apaixonadas e inteligentes”.

Que valores orientam a Alfaparf Milano há quatro décadas?

A individualidade da marca desde a concepção dos produtos até ao resultado final nos salões é algo que nos define. Tudo é feito por nós… temos laboratórios, centros de investigação e cinco fábricas de produção a nível mundial. E isso dá-nos independência, dimensão e capacidade para conhecer todos os mercados, sabendo que estamos presentes em cinco continentes. Não é por acaso que somos a marca italiana número um no mercado profissional, porque procuramos inovação constante e proximidade. Trabalhamos de profissionais para profissionais, e é essa a nossa visão.

 

O que mudou no mercado 40 anos depois?

Temos acompanhado a evolução do mercado e temos trabalhado para reforçar a proximidade ao cabeleireiro, o que permite perceber melhor quais as suas necessidades. Pretendemos criar produtos novos, nunca antes feitos, e melhorar os que já temos. Como produzimos só para profissionais tentamos mais do que fazer produtos, criar novos serviços para o salão. Porque é através dos serviços que se evolui.  Essa consciência de proximidade é o que nos tem permitido evoluir e aceitar desafios que nos são colocados diariamente pelos clientes ao longo destes anos.

 

No meeting 2018 afirmou que “crescer com qualidade é o maior desafio da marca”. Mantém-se esse desafio? Que ambições tem para o mercado nacional?

A qualidade é para nós um fator de sucesso, quer seja nos clientes, quer seja nos produtos, por isso mesmo é muitas situações para nós “menos é mais”. Para a Alfaparf Milano mais do que a quantidade previligiamos a qualidade, não é por termos muitos clientes que fazemos melhor. A qualidade é o que nos permite ir ao encontro das necessidades específicas do circuito profissional em Portugal. É nossa missão inovar e trazer produtos para o mercado que façam com que os profissionais possam ter uma panóplia de serviços que lhes traga valor acrescentado ao negócio e os diferencie da concorrência.

 


Miguel Ângelo trabalha no mercado da beleza há 30 anos. Passou pelo canal Mass Market e há 10 anos que está no sector profissional. Actualmente assume a direcção da Alfaparf Milano em Portugal, cargo que desempenha há 5 anos.


 

“Testamos ideias loucas para desenvolver produtos extraordinários”. Qual o papel do laboratório, da fábrica e da equipa de desenvolvimento nessa equação de sucesso da marca?

Nós temos vários laboratórios de pesquisa, na Europa e na América Latina. Toda a nossa estratégia e desenvolvimento da marca é definida exclusivamente em função do mercado. Não lançamos produtos por lançar; lançamos produtos que sejam necessários ou passem a ser uma necessidade decorrente das tendências, como por exemplo os produtos vegan. O facto de trabalharmos de forma independente, tendo as nossas próprias fábricas e laboratórios, permite-nos desenvolver os produtos de forma consolidada. Temos investido muito na aquisição de equipamentos altamente tecnológicos nos últimos anos o que nos permite, em particular no mercado da cor, lançar cores que ainda não foram criadas por outras marcas a nível internacional.

Que lançamentos marcaram o percurso de 40 anos da Alfaparf Milano?

É assumida a nossa paixão pela cor e por isso todos os produtos de cor são os produtos “estrela” da marca. Por exemplo, Pigments, lançado em 2015 com registo de patentes. Em 2019, a nossa linha de comemoração dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci trouxe seis novas cores com reflexo vibrante e muito diferentes do que já existe no mercado. E se até hoje não investimos num champô de cor é porque todas as nossas linhas têm um ingrediente Color Fix Complex que permite tratar o fio de cabelo, independentemente do cabelo estar colorido ou não. Noutros segmentos, como é o caso da linha de alisamento, Keratin Therapy Lisse Design merece também um lugar de destaque. Em 2018 também reformulámos toda a linha de haircare Semi di Lino, que nasceu nos anos 80 para atender às necessidades de brilho e luminosidade e na qual se incluía o produto Cristal Líquido que se mantém até hoje uma referência icónica na Alfaparf Milano. Comum a todos os lançamentos que fazem parte da história da marca é a investigação constante e a tecnologia avançada aplicada transversalmente e que resultam em produtos que agregam valor ao mercado.

 

Fale-nos do Projecto Officina del Colore e o que representa para a marca e para os profissionais?

A cada segundo, nos cinco continentes, há uma mulher que sai do salão com uma cor Alfaparf Milano, por isso é pela coloração que conseguimos trazer uma mais valia aos nossos clientes. Este projecto tem vindo a ser desenvolvido ao longo de três anos, fruto da introdução de novas linhas de produtos e novos tons, mas acima de tudo pela evolução que a formação tem vindo a registar. Queremos com o “selo” Officina del Colore passar ao consumidor final uma informação de que é um salão certificado e que fazer cor nesse salão terá um resultado de excelência, porque sabemos que tem produtos de qualidade e é feito por profissionais que tiveram a possiblidade de fazer formação. Para isso é necessário que o salão trabalhe três a quatro eixos da nossa linha de cor e que tenha feito a formação necessária para essa atribuição.

 

Pessoas apaixonadas e inteligentes que merecem o melhor da nossa parte”. É desta forma que definem os clientes?

De facto, a marca existe através do cliente. O cliente é um pilar no nosso negócio e por isso damos-lhe toda a importância. Valorizamos os nossos clientes e valorizamos tudo o que os clientes possam solicitar. As solicitações feitas por eles resultam no lançamento de novidades para o mercado. E está no ADN global da marca fazer e criar produtos para os profissionais, é nesse sentido que trabalhamos com os clientes.

 

Como é que retribuem e que papel tem aqui o projecto Educativo da marca?

A forma como retribuímos aos nossos clientes este empenho e cumplicidade é a possibilidade de trabalharem a 100% com a marca Alfaparf Milano, que poderá satisfazer todas as necessidades dos consumidores. Temos também um programa educativo muito forte. Em 2017 abrimos uma Academia no Porto e desde 2018 temos uma parceria com a Academia MetroStudio, num dos espaços mais nobres de Lisboa,Chiado.O nosso leque de educação não é só a nível nacional. O facto de sermos uma multinacional faz com que possamos utilizar a estrutura do grupo na sua totalidade, quer seja em Espanha, Itália, Brasil, Rússia, Londres e por todo o mundo. Nos últimos anos temos colaborado com o hairstylist brasileiro Eliabe Moreira, que é um grande conhecedor da marca e tem trazido muito valor e conhecimento para os profissionais portugueses.

 

Para além da formação, em que outras áreas a Alfaparf Milano actua no apoio ao negócio?

Actualmente, as exigências do mercado fazem da Alfaparf Milano uma marca 360 graus para o salão. Para além de sermos uma marca completa de produtos, serviços, educação e comunicação, o nosso apoio ao negócio ainda inclui renovação de salão, de mobiliário e de montras, através de parcerias que desenvolvemos especificamente neste âmbito.

 

Dimitri Mazzolini, Director Ibérico, é uma presença assídua nos eventos nacionais. De que forma esta proximidade reforça o sentimento de pertença da marca e dos seus clientes?

O Dimitri Mazzolini já trabalhou no mercado nacional em dois períodos que totalizaram 10 anos e por isso criou uma proximidade com os clientes em Portugal, fortalecendo aquele que é um dos atributos da marca, a pertença. A memória e vivência da história da família italiana existe e o Dimitri faz questão de a reforçar, estando presente em Portugal nos eventos. Afinal ele respira Alfaparf Milano e representa um pilar na construção da marca a nível nacional.

 

Qual a importância da relação da Alfaparf Milano com o universo da moda?

Em 2019 tivemos dois grandes eventos que ilustram bem o nosso posicionamento com a moda.  O primeiro, Festival Hair em Guimarães, realizado com a colaboração do Embaixador Jorge Silva, e o segundo em Lisboa com o criador Gio Rodrigues.  Para nós esta parceria com um designer de moda é extremamente importante porque vai para além do mundo do cabelo dentro do salão. Alfaparf Milano remete-nos para Milão, uma das principais capitais de moda europeia. E associarmo-nos a estes eventos de moda é uma forma de chegarmos ao consumir final fora do mercado de cabeleireiros.

 

2020 arrancou com o lançamento da app Alfaparf Milano. Que impacto se espera no dia-a-dia do salão e de que forma traduz a visão da marca do universo digital?

 

Com a app Alfaparf Milano pretendemos dar ao salão a possiblidade de, sem investimento, passar a ter ferramentas de marketing interno que lhe permita conhecer melhor o seu cliente e divulgar tudo o que se passa dentro do próprio espaço.  É mais do que uma ferramenta de tirar fotos para simular serviços de coloração;  tem uma base de diagnóstico onde o profissional pode criar fichas de cliente e registar que produtos utilizou; tem acesso a mailings, newsletters, preços, serviços, cartões de visita… é uma extensão de todo o apoio que já damos ao profissional e que vem reforçar a nossa proximidade. Neste momento e tendo em consideração tudo o que se está a passar, estamos a trabalhar a nivel cooperativo para reforçar as mais valias da nossa APP. Iremos proporcionar aos nossos clientes mais ferramentas, para que possam estar ainda mais proximos dos seus clientes.