Ferramenta OiRA: Melhorar as Condições de Trabalho nos Centros de Estética e Institutos de Beleza
Avaliar riscos é uma competência-chave de qualquer gestor para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, sem acidentes ou doenças associadas ao desempenho das funções. É esta a premissa por detrás da Ferramenta OiRA, agora também disponível para os Centros de Estética e Institutos de Beleza.
Desenvolvida pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), a OiRA (Online interactive Risk Assessment) é uma ferramenta, gratuita, de Avaliação do Risco e que passará a estar disponível online para todos os profissionais de Estética e Institutos de Beleza, à semelhança do que já tinha sido desenvolvido para Cabeleireiros e Barbeiros em 2013. Um projecto que envolveu 8 parceiros sociais: ANCC – Associação Nacional do Corpo e do Cabelo; ANEP – Associação Nacional de Esteticismo Profissional; APCEB – Associação Portuguesa de Cabeleireiros e Estética de Braga; APBCIB – Associação Portuguesa de Barbearias, Cabeleireiros e Institutos de Beleza; ACP – Associação dos Cabeleireiros de Portugal; CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal; CGTP – Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional; e UGT – União Geral de Trabalhadores.
Focada em Segurança e Saúde no Trabalho, esta ferramenta orienta ainda o utilizador na melhoria das condições do seu local de trabalho, bem como na implementação de medidas preventivas e de mitigação de riscos, de uma forma intuitiva, fácil e eficaz, o que contribui para a criação de equipas motivadas e capacitadas para a promoção da saúde e do bem-estar. Para além disso, permite ainda obter relatórios finais de avaliação.
No sector da Estética e Institutos de Beleza, são vários os riscos a que os profissionais possam estar expostos e para os quais a OiRA poderá informar sobre as soluções a ter em conta para os prevenir. Da vasta lista, deixamos aqui alguns exemplos:
- Embora não sendo uma doença exclusiva dos trabalhadores do sector de estética, as LMERT (Lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho) têm neste grupo profissional uma grande prevalência devido às posturas adotadas, tipo de movimentos realizados, bem como repetibilidade dos mesmo. Algumas das medidas a adoptar para prevenir estas lesões passam por fazer alternância de movimentos e posturas; evitar movimentos repetitivos por longos períodos de tempo e fazer a rotatividade entre a posição sentado e em pé; etc..
- os procedimentos a ter quanto à exposição a poeiras no cuidado e embelezamento de unhas: aspirar o pó das unhas que se deposita na mesa de manicure e no chão; ajustar a velocidade da broca; utilizar os equipamentos de proteção individual adequados como óculos ou viseira, toucas, aventais, luvas, e máscara de proteção descartáveis; etc..
- os comportamentos para evitar riscos biológicos, por exemplo na depilação: mudar de luvas entre clientes; assegurar a correta limpeza, desinfeção e esterilização dos equipamentos de trabalho; utilizar materiais descartáveis, que para além de facilitar a higienização entre depilações, são mais práticos e podem evitar a ocorrência de contaminações pela sua incorreta limpeza/desinfeção; etc…
A aplicação dos procedimentos de gestão de riscos indicados nesta ferramenta OiRA permite o cumprimento legal e a segurança e saúde dos trabalhadores nos estabelecimentos de beleza. Para micro e médias empresas torna-se ainda mais importante, por ser um recurso gratuito e de fácil acesso.
Para aceder à ferramenta OiRA para Centros de Estética e Institutos de Beleza, basta aceder ao link https://oira.osha.europa.eu/pt/oira-tools, onde irá encontrar uma série de instrumentos úteis na avaliação dos riscos e de medidas que os previnam ou mitiguem.