STYLE & COLOUR TROPHY 2023: Conheça os seis finalistas nacionais

Já foram revelados os finalistas nacionais de Style & Colour Trophy 2023, a competição internacional de L’Oréal Professionnel que celebra a criatividade artística dos cabeleireiros e dos profissionais que se movem pela paixão pelo cabelo.

Na edição de 2023, L’Oréal Professionnel desafiou Hairstylists e CGI (artistas de imagens geradas por computador) a explorarem o potencial do metaverse para a criação de looks de cabelo sem limites, tanto no mundo real como no virtual. Mas também a fazerem parte e a liderarem a transformação disruptiva do sector.

Ad Carlos, Alice Silva, Angélica Almeida, Dora Henriques, João Dias e João Oliveira são os 6 finalistas de Portugal após uma difícil tarefa de selecção, realizada  por um painel de jurados do qual a Tom Sobre Tom também fez parte. Fomos conhecê-los, perceber o que mais os apaixona na profissão de cabeleireiro, as inspirações e os principais desafios na criação das suas propostas.

 

Ad Carlos Alves

O meu maior concorrente sou eu mesmo!

Percurso

Ad Carlos Alves iniciou o seu percurso com 19 anos, em São Paulo, na Escola Soho Academy . Continuou a sua evolução e formação no salão Retro Hair, ainda em São Paulo, onde conquistou a sua primeira “cadeira” como  hairstylist aos 21 anos e onde permaneceu durante 6 anos. Aos 27 anos mudou-se para o Jacques e Janine SP, o primeiro salão de cabeleireiro de luxo em São Paulo. A ambição de crescer profissionalmente e evoluir trouxe-o para a Europa onde se especializou em cortes Geométricos, em Dublin. Depois, em Portugal, no Porto, tornou-se Colour Specialist de L’Oréal Professionnel.

 

Sou cabeleireiro porque

É uma história engraçada (risos). Tenho um tio que é Hairstylist na Austrália e numa visita ao Brasil, fui ter com ele e achei-o “muito estiloso, com um cabelo diferente”, e pensei “Nossa, acho que isso aí é legal, e ainda se ganha  muito dinheiro!” (risos). Falei com meu tio e a partir daí apresentou-me a soho Academy, precisamente aquela que foi a sua  primeira escola. Bastaram  três meses para eu perceber que já estava apaixonado pela profissão. Hoje sou fascinado pela sincronização entre cor e corte.

 

As minhas fontes de inspiração….

É o MEU TIO, não só por ser um hairstylist  de ALTÍSSIMO NÍVEL, mas também pela pessoa que é.

 

Participei no SC Trophy porque…

fez parte do meu processo de evolução! Todas as vezes que alguém quiser evoluir em qualquer área que seja, precisamos de nos colocar em situações desafiadoras.

 

Metaverse & inspiração

METAVERSE é a ideia de um mundo digital e ao mesmo tempo real. A inspiração do meu look também segue esse caminho, e a minha inspiração estão nos desenhos animados “Avatar”.

 

Maior desafio ….

conseguir materializar o meu ponto de vista na criação de um look que fosse digital  e ao mesmo tempo real.

 

Técnicas determinantes

Sobre a cor: criar esse efeito metalizado em sincronia com o azul e violeta foram fundamentais, e  tudo isso em sincronia com a geometria e desconstrução no corte, em sequência com os mullets.

 

Produtos aliados

MT9 Bonder Inside e iNOA, foram sem dúvida o segredo do meu look.

 

O que levo desta experiência

A experiência foi incrível, única. Conheci pessoas maravilhosas, hairstylist incríveis. Aprendi imenso de verdade, como é viver aquele ambiente, experienciar,  aquela adrenalina… Fez-me sentir vivo novamente e eu descobri que ADORO ESTE TIPO DE COMPETIÇÃO, e que o meu maior concorrente sou eu mesmo! Independentemente, de qual seja o meu prémio,  já ganhei, pelo facto de estar entre os seis finalistas de Portugal!

 

Ser finalista de SCTrophy

Ser um dos seis finalista representa muito para mim, fez-me crescer como hairstylist e como pessoa também. Fez-me perceber que de alguma forma estou no caminho certo, claro que tenho muito ainda a evoluir, mas sinto-me muito Feliz em ser um dos seis finalistas!

 

Alice Silva, Madeira

Só temos de acreditar em nós

Percurso

Alice Santos já conta com 17 anos de experiência na profissão de cabeleireiro. Um percurso pautado por  verdadeiros anos de crescimentos, aprendizagem e desenvolvimento pois acredita que são a chave do sucesso nesta indústria.

 

Sou cabeleireira porque

Sempre gostei de tocar em cabelos, criar resultados incríveis, mas o que mais me fascina é a transformação da cor, combinando com o corte e o Styling. O que me apaixona no meu trabalho é o sorriso das minhas clientes, fazer a diferença na vida das pessoas deixa-me muito feliz! 

 

As minhas fontes de inspiração

A minha fonte de inspiração, é a minha família. E claro, grandes profissionais que sigo nas redes sociais. O meu lema é ser melhor dia após dia e ser autêntico é único

 

Participei no  SCTrophy porque…

Queria testar as minhas capacidades, acredito que tinha esta oportunidade única de mostrar realmente o meu trabalho, de me destacar e dar a conhecer a minha marca! 

Sou muito competitiva comigo mesma, desafio-me a ser melhor todos os dias e participar nesta competição de L’Oréal Professionnel é estar no topo! E acredito que com disciplina, foco e persistência podemos ir muito longe, e que somos capazes de criar algo que nunca imaginámos, só temos de acreditar em nós! 

 

Metaverse & Inspiração

Em teoria METAVERSE envolve a ideia de criar mundos digitais e virtuais , ou seja o futuro, a transformação. A minha inspiração foram as ondas do mar, visto que eu vivo numa ilha e junto ao mar. Quis captar todo este cenário para o cabelo! 

 

Maior desafio 

O Styling foi um desafio, pois entre o que idealizamos e o passar para a prática é sempre um desafio, que adorei! 

 

Técnicas determinantes 

A técnica de cor é muito importante para a fusão da criatividade, dando o seu destaque no visual;  a técnica de corte para elevar o Styling. São vários pontos fundamentais que completam um visual METAVERSE.

 

O que levo desta experiência?  

Toda a experiência foi incrível e desafiante, desfrutei de toda a caminhada, sempre confiante. Sabia o valor do meu trabalho, estava e estou, realmente muito feliz com o visual apresentado ao júri. O visual METAVERSE era a minha imagem , estava e estou muito satisfeita e orgulhosa com o resultado. O meu foco era elevar o meu visual, cumprir todos os requisitos para ser o melhor! 

Destaco a visibilidade e mérito que ganhámos. Foi uma experiência única, no qual aprendi que é preciso fazer, trabalhar muito e aceitar o processo. O próprio processo dói, crescer dói, mas vale muito a pena , o resultado chega até nós! Ser persistente e manter a disciplina!

Não há conquistas sem dificuldades, mas quando vencemos, que orgulho, que bênção, é gratificante!! 

 

Ser finalista de SCTrophy

Significa um sonho tornado realidade!

Significa gratidão, mais uma conquista que me deixa muito feliz e orgulhosa! Estar no topo é incrível! Todo o esforço é sempre recompensado! 

Agradeço a Deus, à minha família, à minha equipa e clientes & toda a equipa da L’Oréal Professionnel por tudo!  O sucesso surge daquilo que fazemos constantemente! 

Sou abençoada e muito feliz, obrigada ! 

 

Angélica Almeida, Penafiel

O cabeleireiro é o artista que concretiza sonhos

 

Percurso:

É hairstylist desde os seus 26 anos com espaço próprio “ N Angélica Nadine”, inaugurado em Fevereiro de 2011 em Amarante. L’Oréal Professionnel foi a marca que escolheu para parceiro de negócios. Desde então a atualização em novas tendências e técnicas têm sido  uma prioridade, através de constantes formações mas o que mais a marcou profissionalmente foi o convite para trabalhar no Portugal Fashion, e integrar a equipa “fenomenal” do Vasco Freitas e Sónia Silva. Admite que foi uma oportunidade que lhe proporcionou  experiências que a levaram a alargar horizontes, que a dotaram de uma bagagem que até hoje lhe  permite ter a segurança e a audácia para inovar e crescer a nível profissional.

Em 2019 integrar a equipa  Pro Colorist de L’Oréal Professionnel, onde desenvolve ações de formação em salão e actualmente em sala.

 

Sou cabeleireira porque…

Tenho uma paixão por  cabelos. Ver o resultado do meu trabalho e a satisfação dos meus clientes, espelhado nos seus rostos e nos seus elogios, sem dúvida é algo que me inspira.

 

As minhas fontes de inspiração

A minha maior inspiração é mesmo o  cabelo, a minha matéria-prima que vou transformar, mas também o contacto com o mundo da moda, as experiências vividas nos bastidores dos desfiles que participei…

 

Participei  no SCTrophy porque…

Foi a possibilidade de me desafiar a mim própria, de fazer algo arrojado, porque a minha imaginação assim o é. Foi tornar real o que eu idealizo.

É ver o reconhecido o meu esforço e empenho no desenvolvimento da minha profissão. É a oportunidade de fazer arte, porque para mim o cabeleireiro é o artista que concretiza sonhos.

 

Metaverse & Inspiração

Metaverse é uma realidade em que se projeta o futuro. Criar algo inexistente, é ver mais além. Inspirei-me no horóscopo, nomeadamente no meu signo o escorpião. Sei que foi o primeiro animal a conquistar o ambiente terrestre, faz parte dos aracnídeos, e as cores variam do preto, vermelho ao amarelo. Então projetei-o no futuro…

 

Maior desafio

Foi a parte das extensões, pois eu não conseguia prever qual a cor que colocaria na extensão de cabelo, o que me obrigou a inverter todo o processo.

 

Técnicas determinantes 

Usar a combinação de várias técnicas e a expertise.

Para a criação do meu look usei várias divisões para criar volumes como o losango no topo da cabeça utilizando utensílios como as bolas de esferovite, previamente coloridas, usando também arame para um look mais metaverse.

 

Produtos aliados

Foi extremamente importante para concretizar a minha criação, os produtos da gama TECNIART, nomeadamente Fix Design e Savage Panache, porque necessitava de dar  durabilidade à textura e aos volumes.

 

O que levo desta experiência

Quando recebi a notícia que era finalista, fui invadida por um misto de emoções. O meu objetivo/ foco tornado real, foi concretizar algo que vinha a idealizar na minha mente tendo em conta o tema apresentado. 

A minha participação foi “sair fora da caixa”. Foi experimentar algo diferente do habitual, trabalhar incansavelmente para obter o resultado esperado uma vez que no meu dia-a- dia não me é possível ser tão audaz. Ser finalista de SCTrophy

Foi um sonho tornado realidade;  é ver o meu trabalho reconhecido e que acredito ser um “abrir portas” para outros projectos no futuro.

 

Dora Henriques, Caldas da Rainha

Participar no SCTrophy é um auto-desafio e uma aprendizagem

Percurso

Dora Henriques tem 27 anos e começou a trabalhar na “melhor profissão do mundo” com apenas 18 anos, em alguns dos “melhores salões” de Lisboa. A sua vontade de aprender e evoluir levou-a até Bruxelas, em 2015, onde trabalhou num salão na Comissão Europeia durante dois anos. Regressou a Portugal e abriu o seu primeiro salão com apenas 21 anos. Seguiu-se a criação da marca Pink Room by Dora, o primeiro “all pink hairstudio” em Portugal, com um conceito inovador na altura, pelo atendimento privado e personalizado e o seu aspecto aesthetic. Em 2020 dá um novo rumo ao seu percurso profissional e aceita o convite para integrar a equipa de educação de L’Oréal Professionnel, como LP Pro Colorist, projecto que mantém até hoje. Elegeu 2022  para iniciar o seu percurso no mundo da moda onde fez participações como hairstylist em videoclipes, photoshoots, concertos, entre outros, e para crescer nas redes sociais através da criação de  conteúdos, alguns dos quais viriam a tornar-se virais e começou a  trabalhar com influencers. Em 2023 sentiu que ainda lhe faltava progredir no styling o que a levou a uma nova formação nesta área. Uma decisão que já deu frutos, tendo começado  a trabalhar como assistente nos maiores backstages de moda do mundo, em Paris e no Milan Fashion Week, na equipa de um dos cabeleireiros que mais admira, Guido Palau.

 

Sou cabeleireira porque

O meu primeiro corte de cabelo foi com 5 anos, por isso era bastante óbvio o caminho que tinha de seguir. Foi uma decisão que tomei bastante cedo e de forma clara. O que mais me apaixonou foi a cor, no entanto em 2023 descobri que sou completamente obcecada por Styling! 

 

As minhas fontes de inspiração….

Eu amo moda! Viajo imenso e passo 90% do meu tempo livre a fazer scroll nas redes sociais. A maior parte das minhas técnicas são trends que vejo no TikTok e que consigo, devido à minha experiência, trazer para o salão. Em Styling, estou sempre a par das catwalks das grandes marcas, sobretudo agora que trabalho no meio. 

 

Participei no SCTrophy porque…

A minha grande motivação foi sair da minha zona de conforto, mas ao mesmo tempo  divertir-me enquanto percebo o que posso melhorar daqui para a frente. Além disso, acreditava que tinha skills suficientes para criar um look forte e não pensei duas vezes quando vi o tema.

 

Metaverse & inspiração

A minha inspiração para o look foi a fénix (ave mitológica): simboliza renascimento, recomeços, vida, novos ciclos. Quando falamos de metaverso, falamos de uma realidade virtual, onde podemos criar avatares e viver num novo universo paralelo à realidade. Estamos a falar do futuro, do presente e de um novo significado de vida. Quase que podemos considerar “um renascer das cinzas”, assim como fénix. Para mim são temas que estão interligados e eu não podia deixar de trazer esta personagem para a realidade virtual. Além de ser uma figura com a qual me identifico na minha vida profissional, foi também uma inspiração quando optei por cores quentes para o look.

 

Maior desafio…

O maior desafio foi escolher um dos 100 looks que tinha em mente fazer (risos)! A programação tanto do look como da estratégia de marketing também foi um desafio. Acabei por ficar quase dois meses a planear e a pôr em prática tudo o que envolveu o concurso e isso foi muito duro quando existem outros projetos a decorrer ao mesmo tempo.

 

Técnicas determinantes

Todas as técnicas de Styling, uma vez que o meu look não estava apoiado num corte.

 

Produtos aliados

Neste caso vou destacar os “queridinhos” da cor: Metal Detox para proteger a fibra e dar-me a confiança total no serviço de cor, e boosters dialight para criar um look intenso, com cores vibrantes!

 

O que levo desta experiência

Desde que soube que estava nos 6 finalistas, foi um mix de emoções, pois tínhamos imensos conteúdos para a minha equipa acabar de editar, tínhamos o countdown no Instagram a decorrer, então foram dias e madrugadas de muito trabalho mas muita felicidade pelo excelente feedback do público. Aprendi muito a nível profissional, principalmente na parte da “gestão do tempo” que foi o que falhou na minha prestação. O meu look era demasiado complexo para o tempo que tinha para o executar, o que me prejudicou na classificação final. Mas é uma aprendizagem!

 

Ser finalista de SCTrophy…

Significa muito porque sempre que me comprometo a fazer alguma coisa, existe uma equipa por trás. E para mim, o maior desafio é não desiludir quem está comigo e acredita nos meus projectos. Desde a primeira produção, até aos conteúdos nas redes sociais, até à final em Madrid, houve muito trabalho envolvido. Não foi um look feito em salão e fotografado com um telemóvel. Foi um projecto pensado e executado com muitas pessoas. Então esta vitória é de todos.

 

João Oliveira, Lagoa

Move-me o sonho e o desafio de poder vencer um troféu de reconhecimento profissional.

 

Percurso

João Oliveira despertou para o “sonho” de se tornar cabeleireiro com apenas 12 anos, tendo a sua carreira começado aos 16. Em 2012, com 19 anos  fundou a sua  marca: JohnStudio em Lagoa (Algarve)  e, recentemente, apostou na  abertura de um novo salão, com um conceito inovador e “renascido”, concebido a partir da necessidade de fazer reflectir a sua “actual postura, maturidade e individualidade profissional”. Enquanto Hairstylist, define-se como profissional em constante pesquisa criativa, participando recorrentemente na produção de desfiles de moda de relevância nacional e internacional. Não abdica de promover periodicamente os próprios editoriais, que são a sua expertise.

 

Sou cabeleireiro porque

Sei que nunca quis ser outra coisa que não cabeleireiro, desde os 12 anos quando informei a minha mãe da minha decisão.

 

As minhas fontes de inspiração….

A minha fonte de inspiração para cada criação é a história única que se cria com cada cliente. A frequência com que visitei Londres, onde fiz a maior parte da minha formação profissional, influencia muito a minha actividade criativa.

 

Participei no SCTrophy porque…

A minha genuína motivação foi o sonho e o desafio de poder vencer um troféu de reconhecimento profissional.

 

Metaverse & inspiração

O metaverso é um mundo paralelo em criação, que surge da vontade humana de exceder a realidade física, por conta da evolução do comportamento de todos com o mundo virtual. É um mundo onde as regras físicas podem ser invertidas ou modificadas, o que abre todo um mundo de possibilidades visuais.

A minha criação teve como base uma inspiração cósmica, que derivou do mote da competição. Para isso, foi feita uma viagem para o intrigante cromatismo e morfologia das formações Nebulosas, constituídas de poeiras galácticas, ondulantes no espaço como uma medusa no oceano. Esta identificação permitiu criar um styling que oferece uma forma de geometria fluída e complexa, que balança para o lado de um estilo criado para uma realidade de fantasia dramática e paralela.

 

Maior desafio…

Controlar o tema, tratando-se da dimensão que é o Metaverso, a maior dificuldade foi controlar as ideias.

 

Técnicas determinantes

A técnica determinante na criação do meu look foi a combinação da criação de uma estrutura de esponja para o preenchimento de volumes para uma  “simulação craniana”, com a construção de uma textura profundamente frisada através da aplicação de extensões tratadas previamente com técnica de zig zag em gancho.

 

Produtos aliados

A minha criação não seria concretizável sem a gama completíssima de produtos de descoloração e coloração e styling que  L’Oréal Professionnel oferece. Usei de tudo, contudo os principais foram da gama TECNIART: FIX DESIGN e, claro, INFINIUM.

 

O que levo desta experiência

Depois de ser convocado para o SCTrophy comecei simplesmente a trabalhar e a estudar muito o tema da competição. Ter participado em Style & Colour Trophy, muito pelo tema deste ano, deu-me a possibilidade de poder experimentar e aperfeiçoar uma combinação de técnicas através da partilha de experiência com os melhores profissionais do país.

 

Ser finalista de SCTrophy…

Representa a possibilidade de poder realizar um sonho de infância: poder vir a vencer uma competição de reconhecimento profissional de relevância nacional e internacional.